ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quando usar o Gráfico ou Carta de Controle?
Criando um Gráfico ou Carta de Controle
Quer desenvolver seu conhecimento em Excel?

Aprenda neste artigo como fazer um Gráfico ou Carta de Controle no Excel!

Aprenda o passo a passo de como construir um Gráfico ou Carta de Controle no Excel e entenda como utilizar essa ferramenta nos processos de sua empresa.

Mateus Carpanez
Por: Mateus Carpanez
Aprenda neste artigo como fazer um Gráfico ou Carta de Controle no Excel!

Carta de Controle, ou Gráfico de Controle, no Excel, representa um gráfico que possui quatro linhas, que são: os dados, uma linha de limite superior e uma de limite inferior e uma linha representando a média.

Imagine se o planejamento de nossas ações fosse perfeito, seria muito mais fácil atingirmos nossas metas, não é mesmo?

Como sabemos que nenhum planejamento é perfeito, é importante controlar os processos, para conseguir entender se eles estão dentro ou fora de controle.

A Carta de Controle é a ferramenta que pode te ajudar nisso, uma forma visual para acompanhar o desempenho de um processo. Ela te ajuda a verificar se os limites de especificação estão sendo respeitados evitando que produtos não conformes cheguem até os clientes ou avancem dentro da linha de montagem.

Nesse artigo vamos te ensinar como criar uma carta de controle de forma simples e ilustrativa, garantindo a certificação da qualidade de seus processos ou produtos. Veja os tópicos abordados nesse artigo:

  • Quando usar o Gráfico ou Carta de Controle?
  • Criando um Gráfico ou Carta de Controle.

Vamos começar?

Quando usar o Gráfico ou Carta de Controle?

As Cartas de Controle, ou Gráficos de Controle, devem ser utilizadas quando houver necessidade de detectar se existem falhas ou melhorias que podem ser feitas em algum processo.

Através do gráfico analisado, é possível perceber alterações no processo, através de pontos anormais. Para utilizar Cartas de Controle, é necessário ter algum conhecimento em conceitos estatísticos, principalmente em amostras e médias.

Separamos um vídeo para você entender um pouco mais sobre esse assunto:

Criando um Gráfico ou Carta de Controle

Agora que você sabe quando usar um Gráfico de Controle, vamos aprender o passo a passo de como criar um.

Coleta de dados

O primeiro passo para montar uma carta de controle é a coleta dos dados, porém, você precisa se certificar que eles vêm de uma base confiável. Dados enganosos atrapalham toda a análise da qualidade dos processos. Esses dados podem ser, por exemplo, o tempo de um processo ou seu custo.

Criação da tabela

Para criar a tabela, precisamos inserir os dados no Excel. Utilizaremos a seguinte estrutura de tabela para criação do gráfico: uma coluna para a inserção dos dados coletados, uma coluna para a média desses dados, duas outras para o Limite Superior de Controle (LSC) e o Limite Inferior de Controle (LIC), que serão explicados mais para frente, e uma célula para o desvio padrão dos dados. Todas essas colunas terão um papel muito importante para um controle estatístico do nosso processo.

Criação da tabela

Cálculo da média

Para a criação do gráfico precisaremos preencher todos os campos, começando com a média, iremos utilizar a fórmula MÉDIApara isso. Essa fórmula deve englobar todos os dados coletados como intervalos, você deve preencher toda a coluna com esse valor, como na figura de exemplo.

Cálculo da média

Cálculo do Desvio Padrão

A próxima etapa é o cálculo do desvio padrão dos dados. Selecione o mesmo intervalo da média e aplique a fórmula DESVPADA. O resultado irá preencher a célula do desvio padrão, como mostra a figura de exemplo.

Cálculo do desvio padrão

Cálculo do LIC e LSC

Agora calculamos os limites de controle, que tem a função de delimitar o quanto os dados coletados podem sair da média.

Primeiro o limite inferior, expresso pela fórmula da média menos três vezes o desvio padrão. O limite superior, por sua vez, é a média mais três vezes o desvio padrão. O valor multiplicativo três faz com que você obedeça a filosofia Seis Sigma, obtendo altas garantias de confiabilidade.

Veja a utilização das fórmulas nos exemplos a seguir:

Cálculo do LIC e LSC

Cálculo do LIC e do LSC

Criação do Gráfico

Chegou a hora de gerar o gráfico. É só selecionar todo o intervalo da planilha. Depois clicar em Inserir e selecionar o gráfico de linhas 2D.

Criação do gráfico

Finalização

Para finalizar, edite o gráfico da forma que você achar melhor. Podendo inserir um nome ou mudar as linhas. É interessante notar que não podemos deixar o processo sair dos limites LIC e LSC, representados pela linha superior e inferior.

Finalização


A Carta de Controle te trará informações vitais para a melhoria do processo, aumento na quantidade de produtos que atendem os requisitos do cliente, diminuição de retrabalho e aumento da porcentagem de produtos dentro das especificações do processo. Como consequência, ela pode aumentar a receita da sua empresa.

Quer desenvolver seu conhecimento em Excel?

Ter domínio do Excel deixou de ser uma habilidade extra e se tornou uma obrigação no mercado de trabalho. Existem carreiras em que o requisito principal para a vaga é saber lidar com essa ferramenta.

Se você ainda não sabe como utilizar essa ferramenta que facilita a criação de planilhas e a realização de cálculos, então temos um presente para você!

Com o curso de Fundamentos de Excel da Voitto, você vai aprender, de forma simples, a como transformar dados em informações relavantes e o melhor de tudo, de forma 100% gratuita, utilizando o cupom BLOG100!

Não perca essa oportunidade, comece hoje mesmo clicando no banner abaixo!

Banner curso Fundamentos do Excel.

Mateus Carpanez

Mateus Carpanez

Estudante de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificado em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Entusiasta na área de desenvolvimento pessoal. Estagiário na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.