O que é a Certificação PQO?
Como funciona a prova PQO?
Qual a importância da Certificação PQO?
Qual conteúdo é cobrado na prova PQO?
Confira 8 diferentes Certificações PQO!
Como se preparar para a prova QPO?
Aprimore sua gestão financeira e impulsione sua carreira!

Quer atuar no mercado financeiro? Então conheça a importância da Certificação PQO!

Descubra como ter uma Certificação PQO pode ser um diferencial no momento da contratação para pessoas que irão atuar em mercados financeiros e de capitais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer atuar no mercado financeiro? Então conheça a importância da Certificação PQO!

A Certificação PQO (Programa de Qualificação Operacional) é um programa que tem como o objetivo qualificar e certificar profissionais que atuam no mercado financeiro.

O mercado financeiro e os investimentos estão ganhando cada vez mais visibilidade no cotidiano do brasileiro.

Com isso, é fácil perceber o número de influenciadores que abordam sobre o tema e o aumento das buscas sobre o assunto na internet. Logo, muitas certificações foram criadas, inclusive a PQO.

O PQO foi uma iniciativa da B3 que busca regulamentar e dar credibilidade para os profissionais que atuam no mercado financeiro.

Afinal, com tanta demanda de informações, essa pode ser uma forma de diferenciar pessoas que sabem do que estão falando, daquelas que apenas fingem.

Pensando nisso, a PQO pode ser vista como um medidor de habilidades técnicas sobre os produtos e serviços oferecidos no mercado.

Credibilizando os profissionais que se destacam por terem embasamento para os seus discursos com clientes e até para o desenvolvimento de suas atividades no back office.

Quer saber mais sobre a PQO e como tirar essa certificação? Confira!

  • O que é a Certificação PQO?
  • Como funciona a prova PQO?
  • Qual a importância da Certificação PQO?
  • Qual conteúdo é cobrado na prova PQO?
  • Confira 8 diferentes Certificações de PQO!
  • Como se preparar para a prova PQO?

O que é a Certificação PQO?

A Certificação do PQO (Programa de Qualificação Operacional) é uma das maneiras de atestar e qualificar os profissionais e instituições que atuam nos mercados financeiros e de capitais.

Esse é um projeto administrado pela única bolsa de valores brasileira, a B3, e tem como principal objetivo avaliar o nível de habilidade e conhecimentos técnicos dos agentes do mercado.

Com a certificação PQO é mais fácil melhorar o atendimento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) tanto às instituições, quanto às pessoas físicas.

Afinal, é por meio dela que os agentes se mostram qualificados para desempenhar bem as suas funções do dia a dia, inclusive de interface com o público em geral.

Um ponto interessante é o fato de que para obter a certificação PQO o candidato não precisa ter atuação no mercado financeiro em uma área diretamente relacionada à bolsa de valores.

Isso faz com que esse certificado seja visto como um diferencial positivo em diversos processos de contratação.

Se interessou e quer entender melhor como funciona a certificação PQO? Confira abaixo!

Como funciona a prova PQO? 

Como você já sabe, a prova PQO é ministrada para testar conhecimentos voltados para os mercados administrados pela B3, no entanto, não há uma exigência de atuação na área ou com tipos de investimentos específicos.

Sendo assim, qualquer pessoa pode se candidatar a essa certificação..

Para isso, basta fazer a inscrição no site da ANCORD e pagar a taxa. Feito isso, o candidato passa a ter 60 dias para marcar a data de realização da prova.

Além disso, em termos práticos, o exame possui 60 perguntas de múltipla escolha com quatro alternativas. A prova pode ser feita em até 3 horas. No entanto, para profissionais já certificados não é necessário realizar o exame.

Para eles, a prova possui apenas 30 questões, mas também pode ser realizada em 180 minutos e é necessário um percentual de 60% de acerto.

Outro fato importante é que atualmente a certificação PQO pode ser realizada de duas maneiras:

  • Presencialmente: lugares pré determinados pela ANCORD em conjunto com a B3 que fornecem toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da prova;
  • Digitalmente: o candidato pode estar em qualquer lugar, no entanto é preciso acesso constante à internet, câmera ligada em todo o período da prova, assim como microfone. 

Para esses casos, o computador deve ter os requisitos básicos para que seja compatível com o sistema de aplicação.

Dito isso, para que seja aprovado, o candidato deve acertar 60% das questões. A validade da certificação é de 5 anos. Após esse prazo, outro teste deve ser feito para a bolsa de valores atestar o conhecimento dos profissionais novamente.

Quer entender mais a fundo sobre a importância da certificação PQO? Confira o próximo tópico!

Qual a importância da Certificação PQO?

A Certificação PQO é de extrema importância para profissionais e instituições do mercado financeiro. Ela atesta a competência e o conhecimento técnico necessários para atuar de forma qualificada e segura nesse setor.

Através do PQO, é possível garantir a aderência às normas e regulamentações do mercado, bem como aprimorar as práticas operacionais, proporcionando maior eficiência, transparência e confiança aos clientes.

Com a Certificação PQO, os profissionais podem se destacar no mercado e as instituições fortalecer sua reputação, tornando-se referências no segmento financeiro.

Qual conteúdo é cobrado na prova PQO?

Atualmente, a prova de certificação PQO é dividida em 15 módulos. São eles:

  • Sistema Financeiro Nacional e mercado de capitais;
  • Infraestrutura do Sistema Financeiro Nacional;
  • A B3 no mercado financeiro e de capitais;
  • Mercado de renda variável, inclusive fundos imobiliários;
  • Mercado de derivativos financeiros e de commodities;
  • Mercado de renda fixa;
  • Mercado de câmbio;
  • Fundos e clubes de investimento;
  • Tributação de produtos financeiros em geral;
  • Gestão de risco e indicadores financeiros na B3;
  • Risco corporativo, controles internos, auditoria e compliance;
  • Estrutura de contas e caderneta de investimentos;
  • Procedimentos operacionais da câmera da B3;
  • Procedimentos operacionais da central depositária da B3;
  • Regulamento de registro da B3.

Você sabia que nem todos os módulos fazem parte de todos os tipos de certificação PQO emitidas? Entenda mais a fundo logo abaixo!

Confira 8 diferentes Certificações PQO!

Como você já sabe, qualquer pessoa está elegível a tentar tirar a certificação PQO. No entanto, para alguns nichos ela é obrigatória. Entre eles estão os profissionais que atuam em:

  1. Comercial;
  2. Back Office;
  3. Operações;
  4. Risco;
  5. Liquidação;
  6. Custódia;
  7. Cadastro de Cliente.

Pensando justamente nisso, para cada certificação de profissionais que atuam nessas áreas os pesos dos módulos são diferentes. Ou seja, nem todas as 15 grandes áreas de conhecimento fazem parte de todas as provas.

Depois de descobrir tudo isso você se interessou e quer tirar a sua certificação PQO? Descubra agora como se preparar!

Como se preparar para a prova QPO?

A certificação PQO é fundamental para profissionais que atuam nos mercados financeiros e de capitais. Por isso, pode ser vista como um fator decisivo para a contratação ou até mesmo promoção de um colaborador.

No entanto, o valor da mesma nem sempre é tão acessível para todos. Sendo assim, o ideal é se dedicar no estudo das matérias que irão cair na prova que você deseja prestar.

Além disso, vale ressaltar que fazer simulados também ajudam na preparação e são uma excelente forma de medir o desempenho, fazendo com que o candidato chegue mais preparado e se sinta mais seguro.

É importante lembrar também que é permitido o uso da calculadora HP12C no momento da prova. Afinal, são cobrados muitos cálculos de matemática. Logo, é importante ter domínio sobre a ferramenta para otimizar o tempo.


Gostou do artigo? Esperamos que tenha sido de utilidade prática!

Aprimore sua gestão financeira e impulsione sua carreira!

Aprimore suas habilidades em gestão financeira e conquiste um diferencial competitivo com o curso de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira da Voitto.

Aprenda os conceitos essenciais, técnicas de análise e como gerir com eficiência os recursos financeiros da sua empresa!

Invista no seu conhecimento e impulsione sua carreira na área financeira. E temos uma surpresa para você! Utilizando o cupom BLOG100, você terá acesso a esse curso de forma gratuita!

Garanta sua vaga no curso de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira agora mesmo!

Banner do curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle Financeiro De Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.