O que é o Ciclo PDCA?
O que é o DMAIC?
Qual é a relação entre o Ciclo PDCA e o Método DMAIC?
Quais as semelhanças e diferenças entre o Ciclo PDCA e o DMAIC?
Aproveite mais um conteúdo gratuito!

Saiba a relação entre o Ciclo PDCA e o Método DMAIC e veja quando utilizar cada um

Compreenda através de uma análise profunda de cada etapa as semelhanças e diferenças entre o Ciclo PDCA e o Método DMAIC para usar em seus processos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba a relação entre o Ciclo PDCA e o Método DMAIC e veja quando utilizar cada um

O Ciclo PDCA e o Método DMAIC são duas abordagens populares para melhorar processos em organizações.

O PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma ferramenta da qualidade que envolve a repetição de um ciclo de quatro etapas para melhorar continuamente e criar uma padronização dos processos de uma organização.

Já o DMAIC (Define-Measure-Analyze-Improve-Control) é uma abordagem de ação corretiva, ou seja, focada na resolução de problemas.

Apesar de terem um objetivo em comum, que se configura como a melhoria contínua dos processos de uma organização, o Ciclo PDCA e o DMAIC são diferentes em termos de estrutura e detalhamento.

Sendo assim, é fundamental acabar de vez por todas com as suas dúvidas sobre essas ferramentas!

Neste artigo, você vai conferir as principais semelhanças e diferenças e o motivo desses métodos serem a base da aplicação da metodologia Lean Seis Sigma.

Vamos começar explicando para você o que é o Ciclo PDCA e o Método DMAIC. Dessa forma, o aprendizado sobre os tópicos com certeza será mais fácil! Confira os nossos tópicos abaixo para não perder nenhum conteúdo:

  • O que é o Ciclo PDCA?
  • O que é o DMAIC?
  • Qual é a relação entre o Ciclo PDCA e o Método DMAIC?
  • Quais as semelhanças e diferenças entre o Ciclo PDCA e o DMAIC?

Continue a leitura para descobrir tudo sobre essas metodologias!

O que é o Ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart, é uma ferramenta de gestão da qualidade que estrutura o pensamento em quatro fases, que são:

  1. Plan (Planejar): nesta etapa, são definidos os objetivos, metas e indicadores de desempenho para o processo em questão;
  2. Do (Executar): aqui, o plano definido na etapa anterior é executado. As atividades e tarefas são realizadas de acordo com o planejado;
  3. Control (Controlar): são coletados dados e informações sobre o desempenho do processo. Os dados são analisados e comparados com os objetivos definidos na etapa de planejamento;
  4. Act (Agir): por fim, são definidas ações corretivas para melhorar o desempenho do processo. Essas ações devem ser implementadas e monitoradas para garantir que o processo continue melhorando.

Na imagem abaixo, você pode conferir como o Ciclo PDCA pode ter atividades definidas em cada etapa:

Ciclo PDCA

Com o objetivo de melhorar continuamente os processos produtivos, você pode aplicar o Ciclo PDCA na resolução de problemas. Dessa forma, a atuação nesses problemas será muito mais eficiente, o que pode trazer vantagens competitivas para as empresas que o adotam.

Vamos entender agora sobre o funcionamento do Método DMAIC.

O que é o DMAIC?

O Método DMAIC é um roteiro a ser seguido para a condução de um projeto através de 5 etapas, são elas:

  1. Define (Definição): aqui, o problema a ser resolvido é definido, o escopo do projeto é estabelecido e os objetivos de melhoria são traçados;
  2. Measure (Medição): nesta parte, definem-se os indicadores e as métricas que serão utilizadas para medir o desempenho do processo;
  3. Analyse (Análise): já aqui são coletados e analisados os dados do processo para identificar as causas raiz do problema. A ferramenta mais comum é o Diagrama de Ishikawa;
  4. Improve (Melhoria): desenvolvem-se soluções para eliminar ou reduzir as causas raiz do problema. As soluções devem ser testadas e validadas para garantir que possam ser aplicadas no processo;
  5. Control (Controle): por fim, são estabelecidos controles para garantir que as melhorias implementadas sejam mantidas ao longo do tempo.

Seguindo a linha de raciocínio do DMAIC, os processos passam por uma análise técnica precisa, evitando conclusões precipitadas. Além disso, este método destaca a importância do planejamento antes da tomada de ação, dedicando três etapas exclusivas para isso.

Qual é a relação entre o Ciclo PDCA e o Método DMAIC?

A imagem abaixo ilustra a relação de cada etapa do ciclo PDCA com o método DMAIC de forma simples. Então, vamos olhar um pouco para ela:

Ciclo PDCA x Método DMAIC


Como você deve ter percebido, a etapa de planejamento engloba mais etapas no Método DMAIC do que no Ciclo PDCA. Como já citado, esse é um diferencial do DMAIC. E, para comparar cada etapa, vamos dividir em três análises: planejamento, execução e controle.

Planejamento

“Se eu tivesse uma hora pra resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a se fazer” (Albert Einstein).

Ao ler essa citação você pode estar se perguntando: por que é tão importante saber identificar o problema? Porque um planejamento bem feito é a chave do sucesso?

O próprio Einstein pode te responder: “Porque quando eu soubesse a pergunta correta, poderia resolver o problema em menos de cinco minutos”

Observando a imagem podemos ver que o Método DMAIC tem uma fase de planejamento mais detalhada.

Enquanto no Ciclo PDCA a identificação do problema, análise do fenômeno e análise do processo são feitas em uma única fase, a etapa Planejar (Plan), no Método DMAIC essas ações são seccionadas em etapas diferentes.

A fase de identificação do problema é feita na etapa de Definição (Define) e a análise do fenômeno e do processo são feitos nas etapas de Medição (Measure) e Análise (Analyze).

Ao seccionar essas etapas, podemos estudar cada uma delas de forma mais detalhada, tornando possível uma melhor compreensão do problema e um planejamento mais eficiente.

Isso é de extrema importância, pois Einstein estava certo (o que não é novidade né?). Quanto mais bem feita for essa etapa, menos problemas teremos na elaboração e execução do nosso plano de ação, tornando o processo bem mais rápido e produtivo.

Execução

No Ciclo PDCA, a elaboração de planos de ação ainda é feita na etapa Planejar (Plan). Já no método DMAIC, entramos na etapa de Melhoria (Improve).

É onde buscamos analisar quais planos de ação propostos vão gerar mais resultados sem efeitos colaterais que venham prejudicar outra área do processo.

Afinal, o que adianta melhorar uma etapa prejudicando outra? Não é esse nosso objetivo. Ao utilizar essas duas ferramentas de melhoria contínua, buscamos otimizar cada vez mais nossa produção, sem ter regressos na mesma.

Logo, passamos para etapa Executar (Do) do PDCA, enquanto no Método DMAIC a execução é feita também na etapa de Melhoria.

Nessa fase de execução, você vai colocar em prática os planos de ação elaborados e priorizados anteriormente.

Controle

Controle de resultados pelo Método DMAIC


Por fim, chegamos à etapa de Controle. No Ciclo PDCA essa etapa é dividida em duas, Controle (Control) e Agir (Act), enquanto no DMAIC não há divisão.

Em ambos os ciclos, essa fase é responsável por controlar os resultados obtidos, analisando se foram satisfatórios e garantindo sua sustentabilidade.

Afinal, esses são ciclos de melhoria contínua, então você precisa estar em constante progresso, não podendo regredir nesse processo, como pode ser visto na imagem acima.

Quais as semelhanças e diferenças entre o Ciclo PDCA e o DMAIC?

Para ficar bem claro para você as semelhanças e as diferenças entre o ciclo PDCA e o método DMAIC, elaboramos os pontos em comum desses ciclos abaixo, assim como suas diferenças.

Semelhanças

  • São métodos de solução de problemas;
  • Trabalham dentro do contexto de melhoria contínua;
  • Possuem uma fase de planejamento – execução – controle;
  • Utilizam ferramentas quantitativas e qualitativas.

Diferenças

  • O Ciclo PDCA geralmente utiliza ferramentas estatísticas mais simples, enquanto o Método DMAIC recorre a recursos estatísticos mais avançados;
  • O Método DMAIC possui uma fase de planejamento mais detalhada, permitindo um estudo mais aprofundado dessa etapa;
  • Por utilizar ferramentas mais avançadas e permitir uma análise mais estruturada da etapa de planejamento, o DMAIC é utilizado como método base na metodologia do Lean Seis Sigma;

Aproveite mais um conteúdo gratuito!

O ciclo DMAIC é um dos pilares do Lean Seis Sigma, possuindo diversas ferramentas para cada etapa e que podem melhorar, e muito, a eficiência dos processos da sua empresa. Você sabe quais são elas?

Neste ebook você encontrará um guia sobre cada uma das etapas do DMAIC e quais ferramentas utilizar para as mais diversas situações. Você será capaz de gerir o ciclo de melhorias a serem implementadas na sua empresa!

Acesse e descubra qual a ferramenta ideal para resolver o seu problema e o da sua empresa. Baixe agora nosso material e saiba mais sobre as ferramentas do ciclo DMAIC!


 Ferramentas do DMAIC

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

AS 7 Ferramentas da Qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 Ferramentas Da Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.