Hoje em dia, as organizações estão investindo muito no tratamento de dados, descobrindo como dar sentido a uma quantidade enorme e desordenada deles.
Então, o cientista de dados surge com o papel muito importante de realizar esse trabalho.
A capacidade de transformar um mar de dados em percepções de valor pode ter um impacto profundo em uma companhia. É por isso que as empresas e agências governamentais estão correndo para contratar especialistas que possam ajudar nessa tarefa.
Combinando ciência da computação, modelagem, estatística, análise e habilidades matemáticas, eles descobrem as respostas para as principais questões que ajudam as organizações a tomar decisões objetivas.
Para que você entenda mais sobre esse profissional, vamos falar sobre os seguintes assuntos:
● O que é o cientista de dados e como ele atua?
● Qual o papel do cientista de dados nas organizações?
● Sua empresa está pronta para um cientista de dados?
O cientista de dados é um especialista em dados analíticos, que possui habilidades técnicas para resolver problemas complexos.
Ele utiliza vários conceitos de matemática e ciência da computação, unindo o mundo dos negócios com a tecnologia da informação.
Esse tipo de profissional ficou muito famoso quando as empresas perceberam que podiam transformar um grande volume de informações não estruturadas em insights valiosos sobre o mercado.
Então, o cientista de dados vai analisar o comportamento dos compradores a fim de atingir um grupo exato de pessoas.
Dessa forma, quanto mais informações você obtém sobre os consumidores, melhor será a sua capacidade de atingi-los, e mais dados serão gerados, expandido o potencial de negócios. É o fenômeno do Big Data.
O trabalho do cientista de dados é justamente converter essas informações desorganizadas em um formato utilizável e que agrega valor. Isso é feito por meio da análise de dados.
A profissão de cientista de dados pode levá-lo a desempenhar várias funções. As principais são:
● Cientista de dados: utiliza processos de modelagem de dados para criar algoritmos e modelos preditivos, realizando análises personalizadas;
● Analista de dados: modelam grandes conjuntos de dados e os usam para identificar tendências e chegar a conclusões;
● Engenheiro de dados: Limpa, agrupa e organiza dados de fontes distintas e os transfere para data warehouses.
● Especialista em business intelligence: identifica tendências em conjuntos de dados
● Arquiteto de dados: projeta e gerencia a arquitetura de dados de uma organização.
O cientista de dados trabalha com uma variedade de linguagens de programação, incluindo SAS, R e Python. Ele possui um bom conhecimento sobre estatística e técnicas analíticas, como machine learning e deep learning.
Dessa forma, esse profissional utiliza técnicas orientadas a dados para identificar as tendências que podem ajudar a resolver problemas relacionados aos negócios e melhorar os resultados financeiros de uma empresa.
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
O cientista de dados trabalha colaborando com as partes interessadas da empresa para compreender seus objetivos e determinar como os dados podem ser usados para atingi-los.
Ele projeta processos de modelagem, cria algoritmos e modelos preditivos para extrair as informações relevantes de que os negócios precisam. Ainda, faz a análise desses dados e compartilha os insights.
Normalmente, o processo de trabalho de um cientista de dados segue as seguintes etapas:
Os cientistas de dados desempenham um papel fundamental em ajudar as organizações a tomarem decisões acertadas. Por isso, para se tornar um cientista desse tipo, são necessárias algumas habilidades específicas.
Esse profissional deve ser capaz de entender profundamente os problemas que precisam ser resolvidos, o que requer uma boa intuição de negócios. Nesse sentido, habilidades interpessoais são fundamentais para que consiga se comunicar com todos os níveis de uma organização e conversar com as partes interessadas.
Faz parte das competências do especialista demonstrar curiosidade em olhar para um problema de maneira mais profunda, e descobrir padrões e soluções.
Isso também requer um pensamento analítico apurado, já que é preciso abstrair as questões para encontrar respostas.
Por fim, o pensamento crítico deve ser fortalecido, para aplicar uma análise objetiva dos fatos antes de chegar em uma conclusão.
A razão pela qual uma empresa precisa de um cientista de dados é a sua capacidade de processar e interpretar informações.
Isso permite que as organizações tomem decisões informadas sobre crescimento, otimização e desempenho. As métricas de dados estão conduzindo todas as decisões de negócio das grandes empresas.
Entretanto, para que o cientista de dados possa fazer seu trabalho corretamente, a empresa precisa estar preparada para fornecer suporte.
O primeiro passo é conseguir os dados, já que eles vão ser o principal objeto de trabalho desse profissional. E estamos falando de um grande volume de dados para serem coletados.
Você também precisa saber exatamente o que esse profissional vai fazer dentro da empresa.
Tenha clareza das funções que serão exercidas e quais problemas precisam ser resolvidos. O cientista de dados tem um escopo de trabalho, e não vai simplesmente vasculhar as bases de dados sem um direcionamento.
Além disso, a organização precisa estar comprometida em aceitar os resultados apresentados pelo especialista, e tomar decisões orientadas a dados. Não adianta investir tempo e dinheiro sendo que o parecer técnico do cientista será simplesmente ignorado.
A ciência de dados pode ser usada de várias maneiras diferentes, dependendo não apenas do segmento da indústria, mas também da empresa e de seus objetivos.
Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!