A língua portuguesa é cheia de detalhes e isso não é novidade. Afinal, falamos em muitos pronomes e tempos verbais. Justamente por isso, várias pessoas se deparam com dúvidas e dificuldades no que se trata da coesão textual.
Afinal, ao colocar palavras juntas você pode tanto destacar quanto apagar partes do texto, portanto conectá-las e fazer com que ganhem sentido é o primeiro passo para transmitir ideias com clareza. Por isso, a coesão é tão importante. Ela faz com que as frases se conectem, mostrando que há uma ligação entre elas.
Você quer aprender quais são os tipos de coesão textual e como utilizá-las para se expressar melhor? Se sim, você está no lugar certo! Confira tudo sobre o tema nos seguintes tópicos:
● O que é coesão textual?
● Quais são os tipos de coesão textual?
● Qual a diferença entre coesão e coerência?
A coesão textual é o elemento do texto responsável por conectar as ideias. Na língua portuguesa, esse papel pode ser exercido por preposições, conjunções, advérbios e também locuções adverbiais.
Esse é um dos elementos mais importantes quando o assunto é trazer clareza para um texto. Afinal, isso é fundamental para qualquer âmbito da comunicação, inclusive:
● Apresentações de trabalhos de conclusão de curso (TCC);
● Posts em redes sociais, sejam elas profissionais ou não;
● Desenvolvimento e publicação de artigos científicos;
● Escrita de e-mails corporativos.
Se você precisa vivenciar alguma dessas situações no dia a dia, é fundamental se informar e ter domínio sobre a coesão textual. Mas não se preocupe, preparamos um compilado com as suas versões mais utilizadas. Veja abaixo.
Confira o eBook Manual do TCC e aprenda como fazer seu TCC, desde a escolha do tema até a formatação nas normas da ABNT!
O TCC é uma das fases mais desafiadoras da graduação. Pensando nisso, a Voitto elaborou um manual para te ajudar nesse período. Então, baixe agora este eBook e aprenda como escolher o tema do seu trabalho, como formatar o seu TCC de acordo com a normas da ABNT e muito mais acerca deste assunto!
O uso da língua portuguesa pode ser considerado muito complexo. No entanto, há sempre formas didáticas de aprender e assimilar as suas regras gramaticais. Com elas, é possível resolver problemas e dúvidas que antes pareciam ser complicados.
Saber escrever de forma correta, pode ajudar desde a escrita de TCC até a comunicação diária no mercado de trabalho. Pensando em te ajudar nisso, preparamos um resumo com as principais. Veja a seguir na prática!
A coesão referencial é um dos tipos mais comuns. Ela tem como objetivo utilizar pronomes ou expressões adverbiais a fim de evitar a repetição de palavras. Por exemplo:
● Frase: Minha mãe foi ao mercado. Minha mãe disse que precisa comprar salada para o almoço.
● Com o uso da coesão: Minha mãe foi ao mercado. Ela disse que precisa comprar salada para o almoço.
Outro tipo de coesão é a sequencial. Ela tem como principal característica dar cronologia aos fatos. Isso significa que há uma evidência entre a continuidade ou ligação entre as situações.
● Frase: João conseguiu arrumar as malas a tempo. Ele estava atrasado para sua viagem.
● Com o uso da coesão: João conseguiu arrumar as malas a tempo, embora ele estivesse atrasado para sua viagem.
Também podem ser utilizados outros conectivos, como: diante disso, com o fim de, por conseguinte, logo.
O tipo lexical, se refere a coesão dos textos dada através do uso de:
● Sinônimos: organização e arrumação;
● Hipônimos: beija-flores e pássaros;
● Substitutos: pronomes e numerais em geral, além disso, determinados verbos;
● Nominalização: facilidade, fácil e facilitação.
Para deixar ainda mais clara a utilização do elemento de coesão em sua forma lexical, pode-se tomar como exemplo:
● Frase: Jorge Amado escreveu livros excelentes. No entanto, Jorge Amado se destaca pela popularidade da obra "Gabriela, Cravo e Canela".
● Com o uso da coesão: Jorge Amado escreveu livros excelentes. No entanto, o autor se destaca pela popularidade da obra "Gabriela, Cravo e Canela".
Já a coesão por elipse é identificada quando há a omissão de termo que já foi mencionado anteriormente. Dessa maneira, não se faz necessário a repetição dessa palavra ou expressão. Por exemplo:
● Frase: Vinicius e Victor são melhores amigos. Vinicius e Victor querem ser colegas de quarto durante a faculdade.
● Com o uso da coesão: Vinicius e Victor são melhores amigos e querem ser colegas de quarto durante a faculdade.
A coesão por substituição pode ser vista quando em um período são utilizados termos ou expressões que façam referência com palavras que já foram ditas. Isso faz com que o número de repetições seja reduzido. Por exemplo:
● Frase: Uma aluna foi advertida pelas frequentes notas baixas nas matérias de português e matemática. Caso as notas baixas voltem a acontecer no próximo semestre, a aluna terá que repetir as disciplinas.
● Com o uso da coesão: Uma aluna foi advertida pelas frequentes notas baixas nas matérias de português e matemática. Caso isso volte a acontecer no próximo semestre, ela terá que repetir as disciplinas.
Apesar de você agora saber o que é coesão textual, a sua importância e seus tipos, é comum permanecer com a dúvida de qual a sua diferença para a coerência. Mas não se preocupe, abaixo você vai entender a fundo o que diferencia esses dois conceitos.
Apesar dos termos coesão e coerência textual serem muito utilizados em conjunto, eles não possuem o mesmo significado. Afinal, um tem relação direta com a gramática, enquanto outro depende de elementos extralinguísticos.
Como você já deve ter percebido, a coesão é responsável justamente pelo uso de mecanismos gramaticais para interligar segmentos do texto. Ou seja, é a utilização de palavras e expressões com o objetivo de dar sentido.
Já a coerência está ligada aos aspectos verbais, não verbais, escritos ou orais. Isso significa que existe uma relação direta entre a forma com que algo é proposto e também o seu conteúdo.
"Vinícius é um aluno dedicado e assíduo. Por isso, faz todas as atividades com atenção e falta muito às aulas."
Apesar de ser um trecho coeso, ele pode ser considerado não muito coerente. Afinal, no primeiro trecho há a afirmação de que Vinícius é assíduo. No entanto, o seguinte menciona que o aluno falta muito às aulas.
Para que o trecho ficasse além de coeso, também coerente, é possível fazer a seguinte modificação:
"Vinícius é um aluno dedicado e assíduo. Por isso, faz todas as atividades com atenção e não falta às aulas."
Agora você já tem uma noção de como a coesão textual pode influenciar na maneira em que você passa suas ideias pela escrita ou pela maneira em que se comunica. A coesão é um dos fatores que podem mudar a entonação da sua frase, mas existem diversos outros.
O Grupo Voitto criou o curso de Oratória e Técnicas de Apresentação para você que tem dificuldade em se expressar ou precisa melhorar esse seu lado.
O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.
Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
Aproveite e baixe agora mesmo o nosso eBook Storytelling!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!