O que causa a Dicção ruim?
Por que é importante ter uma boa Dicção?
12 dicas de Como melhorar a Dicção
Saiba mais sobre técnicas de comunicação

Como melhorar a Dicção: aprenda a aperfeiçoar sua comunicação oral com apenas 12 dicas!

A comunicação é uma das competências mais importantes para profissionais que lidam com pessoas, por isso, descubra como melhorar a Dicção na prática.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como melhorar a Dicção: aprenda a aperfeiçoar sua comunicação oral com apenas 12 dicas!

Habilidades de comunicação estão cada vez mais importantes no dia a dia de um ambiente de trabalho. Por isso, o profissional que busca entender maneiras de como melhorar a dicção consegue sair na frente de seus concorrentes.

A dicção é a maneira com que uma pessoa se articula e pronuncia frases ao comunicar algo. Com isso, um profissional deve saber expor suas ideias com clareza e precisão possui uma boa dicção e, por isso, muitos querem melhorar essa habilidade.

Felizmente, uma dicção ruim pode ser aperfeiçoada até se tornar excelente. Tudo começa quando entendemos quais são as causas que impedem uma comunicação mais assertiva. A partir disso, existem exercícios que podem ser feitos em casa para solucionar a questão.

Vamos te mostrar tudo isso nesse artigo, abordando os seguintes temas:

  • O que causa a Dicção ruim?
  • Por que é importante ter uma boa Dicção?
  • 12 dicas de Como Melhorar a Dicção 

O que causa a Dicção ruim? 

Uma dicção ruim pode ter causas físicas ou psicológicas. É muito importante saber a raiz do problema para saber como melhorá-lo.

Entre as causas físicas, podemos citar os distúrbios da fala que afetam as cordas vocais, músculos, nervos e outras estruturas da garganta. Podem ser danos nas cordas vocais, danos cerebrais, fraqueza muscular, dificuldade respiratória, entre outros.

Porém, grande parte das pessoas que buscam meios de como melhorar a dicção possuem distúrbios de fala menos graves. Geralmente, eles estão relacionados com aspectos psicológicos como ansiedade, insegurança, nervosismo, transtornos antissociais, etc.

Alguns distúrbios da fala podem simplesmente desaparecer. Outros podem melhorar com terapia, exercícios e um curso de oratória. Para muitas pessoas, é importante tratar esse problema pois ele pode agravar os quadros psicológicos já citados, devido ao constrangimento.

Por que é importante ter uma boa Dicção?

Quando você se sente bem com sua fala, pode se sentir mais confiante ao expressar ideias, conhecer novas pessoas e se comunicar com os outros.

Isso também pode motivá-lo a assumir riscos ou enfrentar desafios, ao mesmo tempo que melhora sua satisfação com o trabalho e os relacionamentos.

Além disso, a boa dicção é necessária para explicar suas ideias, preocupações e expectativas de forma clara e precisa ao seu público.

Listamos a seguir alguns dos benefícios de ter uma boa dicção:

1. Saber expressar seus argumentos

Já tentou convencer alguém de que você estava certo numa discussão? Aposto que funcionou muito bem quando você falou claramente, mas deu errado quando sua dicção não estava tão boa. Ou seja, uma boa dicção potencializa argumentos e aumenta a persuasão.

2. Melhora da autoestima

É muito comum que pessoas com dificuldade de fala se sintam envergonhadas e inseguras. Então, aperfeiçoar a dicção contribui para uma melhora da autoestima.

3. Habilidade essencial na área profissional

Alguns profissionais, como atores e radialistas, precisam ter uma dicção excelente, uma vez que atuam diretamente com o público. Ainda assim, o profissional que fala bem, independente da área de atuação, se destaca e costuma receber boas oportunidades.

4. Oportunidade de virar um grande orador

Desenvolver sua dicção é o primeiro passo para se tornar uma grande referência na área de oratória. Em muitos casos, o profissional domina habilidades como storytelling e simpatia, porém falta uma boa dicção para se tornar um grande orador.

5. Comunicação mais clara

A clareza na comunicação traz benefícios. Se você precisar falar em público durante um evento, encontrar-se com um cliente para desenvolver um projeto ou ser entrevistado para um novo cargo, saberá exatamente o que fazer.

Logo, agora que você já viu a importância de uma comunicação clara, vamos te dar 12 dicas de como melhorar a dicção!

Aliás, para quem quer aprender a ser mais comunicativo, temos um vídeo incrível sobre o assunto. Confira aqui:

12 dicas de Como melhorar a Dicção 

Com as 12 dicas que separamos, você já estará apto a solucionar seus principais problemas de dicção. A nossa recomendação é que você pratique com calma e não se pressione caso não consiga realizar algumas ações logo no início. Confira a seguir:

1. Exercícios de trava-línguas

Uma boa maneira de como melhorar a dicção é recitando trava-línguas. Esse exercício é feito com  uma série de palavras que usam padrões de sons semelhantes, chamadas de aliterações. Eles requerem diferentes posicionamentos de sua língua para serem produzidos.

Por isso, é um ótimo exercício para aquecimento e prática da fala, e são a maneira mais fácil de começar a trabalhar para melhorar sua dicção. Praticar trava-línguas pode ajudá-lo a aprender a articular sons complicados, exigindo que você se concentre em cada som enquanto fala.

Comece recitando a frase lentamente, tendo o cuidado de pronunciar cada palavra de forma clara e alta. Uma vez que você seja capaz de recitar a frase sem problemas, comece a aumentar a velocidade com que você fala até descobrir que é impossível continuar falando claramente.

Alguns exemplos de trava-línguas que você pode tentar são:

  • Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos;
  • A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha;
  • O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.

2. Exagerar os movimentos da fala

Você pode melhorar muito a dicção apenas concentrando-se mais nos movimentos exatos da língua, boca, lábios e mandíbula.  Para entendê-los, repita uma frase ou palavra enquanto move sua boca de maneiras diferentes.

Nesse caso, o ideal é fazer esse exercício na frente de um espelho.

Diga a frase com movimentos de boca fechada, quase não mexendo-a,  e depois de forma exagerada, percebendo como os sons mudam dependendo de como você move sua boca. Isso te ajuda a notar diferenças na maneira de enunciar.

3. Imitar ótimos oradores

Outra estratégia para melhorar sua fala é observar como os outros falam. Por isso, comece a notar como personalidades que tem uma boa oratória falam em vídeos ou áudios (políticos, celebridades, apresentadores de rádio, por exemplo).

Escolha algum deles e estude sua fala. Preste atenção em sua respiração, tom, ritmo e o modo como enfatizam sons específicos nas palavras.

Diante disso, tente copiar essas técnicase refletir sobre quais qualidades os tornam um orador eficaz. Assim, você pode incluir essas habilidades ao falar em público.

4. Falar pausadamente e continuamente

Um hábito que muitas pessoas têm é falar rápido demais. Isso causa problemas de dicção e dificulta o entendimento. Isso tem muito a ver com uma respiração adequada. Por isso, respirar corretamente é fundamental para falar claramente.

Um método para melhorar o controle de respiração é colocar uma das mãos no peito e a outra na barriga. Depois, inspire e expire.

Quando você inspira, a passagem de ar deve fazer a mão em seu estômago se mover enquanto a outra deve permanecer no lugar. Isso mostra que você está respirando profundamente.

5. Ler em voz alta

Ao ler um livroou artigo, diga as palavras em voz alta para si mesmo e concentre-se em como você soa, quais palavras são fáceis de pronunciar e quaisquer palavras ou frases que o desafiem. Essa é uma ótima maneira de como melhorar a dicção e falar em público.

6. Fazer exercícios para fortalecer a musculatura facial

Às vezes, fraquezas nos músculos faciais podem interferir na sua dicção. Praticar exercícios que trabalhem os músculos da boca e da mandíbula ajuda a fortalecê-los.

Assim como qualquer outro músculo, os músculos usados para falar podem ficar cansados quando você os usa, o que pode diminuir a clareza da sua fala durante uma conversa prolongada.

Por isso, para garantir que sua fala permaneça clara durante um longo discurso ou apresentação, pode ser necessário fortalecer os músculos faciais com exercícios.

7. Gravar a si mesmo

Você pode identificar padrões e hábitos em sua fala que prejudicam sua dicção gravando a si mesmo enquanto fala ou lê um texto. Dessa maneira, assista à gravação para identificar pontos fortes em sua fala e áreas para melhorar com prática e exercícios.

8. Gargarejos 

Ainda pouco conhecido para essa finalidade, o gargarejo é uma boa saída para quem deseja melhorar a dicção.

Isso porque, essa técnica auxilia no movimento da faringe, base da língua e céu da boca. Tais lugares são chamados de pontos articulatórios e os utilizamos o tempo todo durante a fala.

9. Postura

A postura também é um ponto crucial para melhora da dicção, isso porque, ela influencia diretamente na linguagem corporal.

Procure realizar alongamentos e exercícios que diminuam o estresse. Isso fará com que você chegue mais tranquilo e descontraído para sua apresentação, colaborando muito para a forma com você se expressará.

10. Faça um curso de oratória

Existem diferentes formas de melhorar sua pronúncia e não é somente a má dicção que pode fazer com que sua comunicação seja comprometida. Por isso, apostar em um bom curso de oratória pode ser crucial para sua carreira.

Isso porque, o curso irá te ensinar a como se portar durante uma apresentação, melhorar sua linguagem corporal e como impostar sua voz.

11. Aumente seu repertório de vocabulário

Ter um amplo vocabulário pode influenciar na sua dicção. Afinal, quem domina o uso de várias palavras raramente repete termos em seus discursos ou tem vícios de linguagem.

Para enriquecer seu vocabulário, nós recomendamos que você leia livros, poesias, revistas e jornais. Também é interessante buscar sinônimos para palavras que você sempre utiliza na sua rotina.

12. Praticar todos os dias

Assim como qualquer habilidade, a dicção deve ser praticada para que você consiga dominá-la. Pode parecer difícil incluir na sua rotina, porém é possível exercitar sua fala por pelo menos 15 minutos todos os dias.

Não deixe para treinar no dia anterior de uma apresentação importante. Pegue um assunto diferente para cada dia da semana e finja que precisa discursar para um grupo. Você notará a diferença.

Saiba mais sobre técnicas de comunicação

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!

Comunicação Não Violenta Na Prática

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Storytelling, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Storytelling

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.