Ter um controle na jornada de trabalho dos colaboradores é muito importante para a empresa e para o setor de RH, pois contribui na organização e checagem de horas, além de conseguir saber qual é a capacidade do time e a sua produtividade.
Para calcular as horas trabalhadas, é preciso ter um controle de ponto eletrônico digital na empresa, que atenda a demanda de timesheets e cria facilitações no monitoramento das atividades de cada colaborador.
Separamos algumas dicas para fazer esse cálculo de uma maneira mais objetiva e clara, o que torna a execução de projetos mais eficiente. Confira através dos tópicos abaixo:
Vamos lá?
Costuma ser encontrado como um documento online, mas também existem planilhas ou plataformas digitais que possuem essa função de realizar os cálculos das horas consumidas, de maneira automática, o que otimiza o tempo do RH e dos próprios colaboradores.
Separamos os principais pontos para conseguir calcular as horas trabalhadas na sua empresa, mas antes veja como o cálculo pode ser feito:
Índice de produtividade = número de clientes atendidos / horas trabalhadas no período.
Exemplo: Se a empresa atendeu naquele período 30 clientes e teve um total de 220 horas (2 horas e 40 minutos) trabalhadas, o cálculo seguiria assim:
30 / 220 = 0,13% de índice de produtividade
O cálculo foi feito com um período curto de tempo e varia de acordo com cada projeto, mas nesse caso poderia ser feito um novo projeto após essa entrega.
Por isso a importância de saber quanto tempo cada tarefa leva para ser feita, pois ajuda a organizar quantos projetos podem ser feitos por semana, quais precisarão ser entregues primeiro, como separar os colaboradores por projeto ou por equipe e também com ações de produtividade, como iremos contar a seguir.
Quando a empresa começa a ter mais controle sobre os valores das horas e cria o hábito de calcular as horas consumidas, ela consegue reter uma perda de tempo durante as etapas dos projetos
Isso porque quando já se sabe quanto tempo será gasto em cada tarefa, é possível otimizar e adequar a métodos ágeis para que haja economia de recursos e melhor direcionamento de estratégias, ações e principalmente de orçamento.
Realizar a organização de timesheet ajuda a filtrar as prioridades e não cometer erros como:
É preciso ter uma comunicação transparente e objetiva com a equipe. Apresentar aos colaboradores esse formato de acompanhamento deve ir além das suas principais funções de gerar economia e ganho de tempo.
Deve ser mostrado que é um benefício para a empresa e que todos ganham, pois aumenta a produtividade dos projetos, gera mais auxílio e detalhamento mais claro, reduz os conflitos e erros e geram a opção de melhorias nas próximas etapas.
Assim, os colaboradores contribuíram na organização de todas as fases e passarão a indicar o tempo mais real de cada tarefa, seja com o auxílio de um timer durante as ações ou com as entregas em tempo real.
Além de ser uma comprovação de jornada de trabalho e pagamentos para prestar contas ao cliente.
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