É bastante improvável que você nunca tenha visto um carro da Ford passando pelas ruas, ou mesmo tenha comprado algum modelo deles.
A companhia foi responsável pela popularização dos automóveis, a partir da produção de carros em massa a baixo custo.
Esta indústria automobilística foi a primeira capaz de conseguir fabricar um carro a cada 98 minutos.
A pergunta que não quer calar é: Como surgiu tudo isso? Como é essa linha de produção que Henry criou? Venha com a gente, vamos te contar tudo!
A Ford Motor Company, Ford para os íntimos, é uma fabricante de automóveis multinacional dos Estados Unidos.
Foi fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford, com um investimento de 28 mil dólares feito por 12 investidores, entre eles os irmãos John Dodge e Horace Dodge.
A Ford é uma empresacontrolada pela mesma família por mais de 100 anos.
No Brasil, a marca americana estabeleceu sua linha de montagem em 24 de abril de 1919 na cidade de São Bernardo do Campo em São Paulo, onde montava os kits do modelo T e dos caminhões TT.
A Ford utiliza a metodologia de excelência operacional do Seis Sigma, uma filosofia que tem agregado valor profissional a todos que a conhecem, ela é focada em diminuir a variabilidade e melhorar os resultados.
O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
Insira o cupom e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!
Inclusive, ter certificado como especialista green ou black belt é um dos requisitos para vários cargos de melhoria contínua. Então, não deixe de conferir nossos artigos linkados acima e descobrir mais sobre Seis Sigma.
Em Springwells Township, a história se inicia no Condado de Wayne, Michingan, na data de 30 de julho de 1863. Lá nasceu Henry Ford.
Cresceu em uma fazenda de sua família, recebeu educação numa escola pública, onde logo cedo já demonstrava o seu interesse e amor pela mecânica, que fez com ele se desenvolvesse num verdadeiro gênio e futuro fundador da Ford.
Henry começou a sua jornada bem jovem, aos 12 anos, ocupando boa partedo seu tempo em uma pequena loja de máquinas produzida por ele mesmo.
Em 1878, quando tinha seus 15 anos, em sua pequena loja, construiu o seu primeiro motor a vapor.
O empresário próximo dos seus 40 anos de idade fundou a Ford Motor Company, que, sem demorar muito, tornou-se a companhia mais bem-sucedida do mundo, além de sobreviver à grande depressão de 1929.
Em 1879, Henry foi trabalhar como aprendiz de operador de máquinas em Detroit, primeiro na James F. Flower & Bros. e depois na Detroit Dry Dock Co.
Três anos depois, próximo dos seus 20 anos, retornou para a fazenda, operando motores portáteis a vapor da Westinghouse pouco tempo depois, Henry foi contratado para cuidar do conserto e montagem de locomoveis.
Assumiu em 1891 o cargo de engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company, de Detroit, e, dois anos depois, foi promovido a engenheiro chefe.
E o que um engenheiroama fazer? Experimentos. E foi assim que tudo começou.
Em um dia de Natal, na cozinha de sua casa, com a ajuda da sua esposa Clara, Henry colocou seu primeiro motor para funcionar.
Em 1896 ocorreu a conclusão do seu primeiro veículo, o Ford Quadricycle.
No ano seguinte, Henry foi impulsionado e criou coragem para continuar seus experimentos ao ser apresentado para Thomas Edison.
Tudo começou em 1903, quando Henry fundou a Ford Motor Company, que viria a produzir cinco anos depois o Ford T, o primeiro carro popular.
Um veículo que chamou a atenção de todos pelo seu preço barato e, além disso, era um veículo confiável, seguro e fácil de dirigir.
Após isso, Henry ficou ainda mais empolgado e começou a investir em seu conhecimento. Com isso, o empresário criou o conceito de linha de montagem visando melhorar a produção.
Esse modelo de montagem trouxe para a Ford:
Não demorou muito para que esse modelo de montagem se espalhasse pelo mundo e começasse a ser usado por diversas indústrias.
Em 1913, Henry resolveu implantar o modelo de linha de montagem e a produção em série, os quais ficaram conhecidos como Fordismo.
O modelo consistia em produzir mais em menos tempo, para isso, ao invés do funcionário ser encarregado por todo o processo de montagem e construção do carro, ele ficava responsável somente por uma etapa e aprimorava seu potencial naquela tarefa.
Para cada operário de acordo com a sua função, Henry estipulava a velocidade necessária para se executar aquela etapa.
Para que esse método fosse bem executado, era necessário que cada operário e ferramenta estivessem dispostos na ordem natural de operação.
Agora o operário não ia mais até o carro com suas ferramentas, o carro ou parte dele era deslocado através de equipamentos até os operários que iriam executar o próximo passo da montagem.
Essa criação de Henry foi muito bem-sucedida, fazendo ele se tornar um dos maiores produtores de automóveis, além de alavancar a produção, diminuindo o tempo de montagem de cada veículo de 12 horas para, aproximadamente, 90 minutos.
Henry conseguiu, através desse modelo de produção, abaixar o valor do Ford T de 850 dólares para menos de 300 dólares, tornando assim o modelo de veículo popular.
Em pouco tempo, a Ford conseguiu alto nível de produtividade, que chegou a representar cerca de 2 milhões de veículos/ano.
Muitas pessoas acham que a Ford foi a criadora dos automóveis, porém isso é um grande engano, pois Karl Benz foi o criador do primeiro automóvel.
A Ford foi a primeira criadora de automóveis a fabricar um veículo acessível até mesmo para os seus próprios operários, isso sem dúvida foi o que fez com que a Ford se expandisse rapidamente.
"Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos menores que a maioria despreza."
(Henry Ford)
Isso mesmo, não é uma pegadinha. Henry tinha uma maneira bem peculiar de lidar com seus funcionários, ele acreditava no potencial de cada um.
O lema era: funcionário que produz é funcionário feliz, por isso, Henry entregava uma boa remuneração pelos serviços prestados de cada um, chegando a ser o dobro do que era pago habitualmente.
O empresário acreditava que se os funcionários estivessem felizes sendo bem remunerados, a produção seria maior e melhor.
Essa postura fez ele alavancar na produção, tornando- se o maior produtor e um empresário muito bem-sucedido.
Parece piada, mas não é. Um dos desejos do fundador da Ford era criar uma cidade no meio da floresta Amazônica, para ser mais precisa no interior do Pará.
Pode parecer loucura, mas o objetivo disso era ficar mais próximo da extração de borracha, podendo fabricar pneus, mangueiras e juntas.
Em pouco tempo, a cidade ficou pronta, contendo escolas, eletricidade, saneamento, clube social/recreativo e um hospital.
Alguns operários da fábrica de automóveis, foram enviados para habitar nessa cidade.
Não resta dúvida de que ele era um verdadeiro gênio, não é mesmo?
Mas infelizmente nem sempre tudo sai perfeito como desejamos, Fordlandia nunca conseguiu se tornar aquilo que Henry tanto sonhava.
"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência."
(Henry Ford)
Você deve estar se perguntando o porquê, não é mesmo? Então, vamos aos 4 graves problemas que ocorreram:
Uma incrível curiosidade envolvendo essa história foi sobre a morte de Henry, pois ele faleceu sem sequer colocar os pés na Amazônia por medo das doenças existentes lá.
Como vimos, Henry Ford era um homem visionário que veio de uma família que vivia em uma fazenda, teve vários planos frustrados, mas não desistiu.
Henry buscava sempre se especializar cada vez mais, estudando e buscando mais conhecimentos técnicos e práticos.
E não parava por aí, ele buscava sempre inovar e estar à frente do mercado, buscando expandir e variar seus negócios.
"Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo."
(Henry Ford)
Use essa história para inspirar a sua carreira e compartilhe esse artigo para motivar ainda mais aquele amigo que precisa de um empurrão!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!