O que é capital de giro?
Qual a importância do capital de giro para a saúde financeira da empresa?
Dica de ouro!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Entenda a Ferramenta abaixo
Já conhece as principais funções do Excel?

Como calcular necessidade de capital de giro no Excel

Aprenda agora como calcular necessidade de capital de giro no Excel e fazer a projeção do fluxo de caixa através da nossa planilha gratuita!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como calcular necessidade de capital de giro no Excel

Essa é uma dúvida muito comum no meio empresarial, não é mesmo? Como calcular necessidade de capital de giro é algo que todo responsável pela parte financeira de uma empresa deve saber! Mas antes de te explicar como fazer esse cálculo, é importante que você entenda seu conceito!

A necessidade de Capital de Giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira.

Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. O cálculo através do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em função de uma alteração nas políticas de prazos médios ou no volume de vendas.

Continue lendo esse artigo para aprender na prática:

  • O que é capital de giro?
  • Qual a importância do capital de giro para a saúde financeira da empresa?
  • Aprenda a cálcular o capital de giro junto com a gente!

O que é capital de giro?

O capital de giro é uma parcela de todo o investimento que uma empresa possui, funciona como se fosse uma reserva do total de recursos financeiro que a empresa se dispõe, esses recursos podem ser mensurados em estoques, pagamentos, contas a receber, bancos e etc.

O capital de giro pode se resumir também como parte do patrimônio que se encontra em constante movimento, cabe ao administrador da empresa fazer um controle adequado sobre esse tipo de dinâmica financeira, é sempre importante que haja um superávit entre a relação de saídas (gastos) e entradas (lucros), ou do contrário, sua empresa pode passar por sérios problemas.

Sabendo desta importância, estar preparado é tão importante quanto se manter uma atenção e controle sobre os recursos, até porque, ambas se complementam!

Qual a importância do capital de giro para a saúde financeira da empresa?

A principal função do capital de giro é proporcionar à empresa uma margem de segurança para investimentos ou controle dos gastos, sem que essas ações comprometam a integridade financeira da empresa.

Sem esse controle adequado, a longo prazo, a empresa sofrerá as consequências deste "descontrole" financeiro, podendo comprometer até mesmo outros departamentos da empresa, como por exemplo:

  • Comercial: manutenção do estoque
  • Recursos Humanos: pagamento dos salários em dia
  • Administrativo: manutenção da empresa

Ou seja, realizar este controle pode ser a diferença entre o crescimento e expansão de seu negócio, ou sua ruína.

Dica de ouro!

Com a Planilha de Necessidade de Capital de Giro, você será capaz de identificar mais facilmente o quanto de dinheiro precisa para sustentar seu fluxo de caixa, e dessa forma, obter um melhor controle financeiro de sua empresa!

Sendo assim, não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça o download!

planilha de necessidade de capital de giro

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Entenda a Ferramenta abaixo

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Página inicial da planilha

Análise

O preenchimento da planilha de Análise é crucial para o alcance do objetivo dessa ferramenta. Nessa planilha, primeiramente, devera ser indicado o saldo disponível em caixa/conta da empresa e que pode vir a ser usado em curto espaço de tempo.

Necessidade de Capital de Giro


O segundo passo é listar todas as faturas a serem recebidas pela empresa, com suas quantidades de parcelas, data de início e valores das mesmas, conforme exemplo:

Lista de Faturas


O mesmo deve ser feito para as faturas a serem pagas. Os exemplos indicam alguns tipos de faturas, como fornecedores. É importante que a empresa indique todas as faturas.

Faturas a serem pagas


No final, serão indicados os valores totais de cada uma dos dois tipos de faturas.

Valor total decada fatura


Por fim, tem-se a informação crucial, a necessidade de capital de giro. Quando essa necessidade é negativa, essa prevê a quantidade de dinheiro que necessita ser angariada para que a empresa cumpra com todos os seus compromissos assumidos. Já a positiva, mostra o saldo restante, mesmo com o pagamento de todos os compromissos. O enigma de como calcular necessidade de capital de giro parece bem mais simples agora, não é mesmo?

No exemplo exposto, a necessidade de capital de giro é negativa, ou seja, será necessário o montante de R$ 66.000 para que todas as faturas listadas sejam pagas. Esse montante pode ser obtido tomando-se um empréstimo, por exemplo.

Necessidade de capital de giro


Ao lado da informação da Necessidade de Capital de Giro é gerada uma informação referente ao status do mesmo.

Status

Panorama

A aba Panorama, como o próprio nome já diz, visa apresentar um panorama das informações contidas na aba anteriores de forma prática e objetiva, bem como indicadora base para diversas análises.

O primeiro gráfico ilustra justamente os principais valores informados: saldo disponível, valor total a receber, o valor total a ser pago e a necessidade de capital de giro, quando essa existe. Essa aba possibilita, assim, uma análise global.

Análise dos valores de necessidade de capital de giro


Os gráficos seguintes são referentes à faturas a serem pagas e a serem recebidas. Através dos mesmos é possível verificar quais faturas possuem maior participação sobre os valores totais.

  • Faturas a receber:

Faturas a receber

  • Faturas a pagar:

Faturas a pagar

Já conhece as principais funções do Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Necessidade De Capital De Giro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.