O que é pesquisa de mercado?
Como fazer uma pesquisa de mercado no Excel?
Mas antes, aqui vai uma dica de ouro para você!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Passo a passo para que você elabore a pesquisa de mercado no Excel
Pronto para criar sua pesquisa?

Aprenda como elaborar uma Pesquisa de mercado utilizando o Excel

Aprenda a elaborar as perguntas da sua pesquisa de mercado, registrar os resultados e obter informações importantes para análise de mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como elaborar uma Pesquisa de mercado utilizando o Excel

Mesmo sendo tão importante, muitas pessoas não sabem como elaborar uma pesquisa de mercado ou até mesmo negligenciam a importância dessa ferramenta.

Quanto mais informações sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento, tendo muito mais chances de sucesso.

Porém, assim como é importante fazer a pesquisa quantitativa, também é importante saber analisar os resultados. Para isso, você pode utilizar o Excel para obter gráficos que vão tornar seu entendimento muito mais simples.

Então, continue lendo esse artigo para aprender a como fazer o cadastro eficiente da sua pesquisa de mercado que foi realizada por meio de uma planilha no Excel gratuita, que também irá te oferecer informações estatísticas para análise do mercado.

Vamos juntos?

O que é pesquisa de mercado?

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta extremamente importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Ela oferecerá informações relevantes sobre qual mercado o seu tipo de negócio se encaixa e qual a compatibilidade dele com o público-alvo.

Por meio dessas informações, as decisões tomadas pela empresa se tornam mais efetivas e menos arriscadas.

Como fazer uma pesquisa de mercado no Excel?

Analisar os dados levantados em uma pesquisa de mercado é muito fácil com o auxílio da nossa planilha! A Planilha de Pesquisa de Mercado é completamente editável para que você possa fazer as adaptações necessárias à sua realidade e começar a fazer a pesquisa de mercado agora mesmo!

Mas antes, aqui vai uma dica de ouro para você!

Que a Pesquisa de Mercado é uma estratégia importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar você já sabe. Mas você sabe como organizar uma Planilha de Pesquisa de Mercado?

Se a sua resposta a pergunta anterior foi não, nós temos a solução para você: Download gratuito da Planilha de Pesquisa de Mercado!

Não perca tempo, afinal quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento.

Aproveite essa oportunidade e baixe agora mesmo sua Planilha de Pesquisa de Mercado!

Pesquisa de mercado

Está esperando o que? Basta clicar na imagem abaixo!

Planilha Pesquisa de Mercado


Agora que você tem sua planilha em mãos, que tal ver uma videoaula para aprender como ela funciona?

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Passo a passo para que você elabore a pesquisa de mercado no Excel

A página inicial da planilha de pesquisa de mercado possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Estrutura da planilha

1. Perguntas

A primeira aba, denominada Perguntas, servirá para cadastrar as perguntas a serem feitas para os clientes, com a finalidade de traçar diferentes perfis do mercado, além de cadastrar também as possíveis respostas para as mesmas.

Perguntas que podem ser feitas para os clientes

  • Pergunta: Esse campo deverá ser preenchido com as informações que você deseja a respeito do cliente. A informação desse campo deverá ser clara a objetiva. Ex.: sexo, idade...
  • Respostas: Indicar as possíveis respostas para pergunta, conforme exemplo acima. Há campos para cadastros de até sete respostas por pergunta.

2. Pesquisas

As informações das pesquisas, com base nas perguntas cadastradas na aba anterior, devem ser registradas na aba de Pesquisa. O importante é ter todas as perguntas respondidas, para assim proporcionar uma análise estatística interessante.

Vale ressaltar, que as perguntas da aba Perguntas irão automaticamente para esta aba, sendo necessário apenas selecionar a resposta ideal para cada entrevistado.

Pesquisas

3. Panorama

Por fim, a aba Panorama visa apresentar de forma gráfica os perfis de entrevistados de acordo com cada resposta. A importância dessas informações é proporcionar análises para definição de estratégias de mercado, uma vez que, quanto maior o conhecimento sobre o mesmo, mais será a probabilidade de tomar decisões assertivas.

Vale ressaltar que essa aba é totalmente automática. Os gráficos irão se alterar de acordo com a quantidade de respostas obtidas por pergunta, bem como a porcentagem de distribuição, conforme pode ser observado nos exemplos a seguir.

Pronto para criar sua pesquisa?

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder a chance de fazer a nossa formação Master em Excel!

Com ela, por meio de uma abordagem 100% prática, você terá uma imersão completa nessa ferramenta, aprendendo desde os conceitos básicos até os recursos mais avançados, proporcionando a você as habilidades necessárias para alavancar resultados!

Está esperando o que? Não perca tempo e clique no botão abaixo para começar o curso!

Formação Master em Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[planilha] Pesquisa de Mercado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Mercado

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.