Mesmo sendo tão importante, muitas pessoas não sabem como elaborar uma pesquisa de mercado ou até mesmo negligenciam a importância dessa ferramenta.
Quanto mais informações sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento, tendo muito mais chances de sucesso.
Porém, assim como é importante fazer a pesquisa quantitativa, também é importante saber analisar os resultados. Para isso, você pode utilizar o Excel para obter gráficos que vão tornar seu entendimento muito mais simples.
Então, continue lendo esse artigo para aprender a como fazer o cadastro eficiente da sua pesquisa de mercado que foi realizada por meio de uma planilha no Excel gratuita, que também irá te oferecer informações estatísticas para análise do mercado.
Vamos juntos?
A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta extremamente importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Ela oferecerá informações relevantes sobre qual mercado o seu tipo de negócio se encaixa e qual a compatibilidade dele com o público-alvo.
Por meio dessas informações, as decisões tomadas pela empresa se tornam mais efetivas e menos arriscadas.
Analisar os dados levantados em uma pesquisa de mercado é muito fácil com o auxílio da nossa planilha! A Planilha de Pesquisa de Mercado é completamente editável para que você possa fazer as adaptações necessárias à sua realidade e começar a fazer a pesquisa de mercado agora mesmo!
Que a Pesquisa de Mercado é uma estratégia importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar você já sabe. Mas você sabe como organizar uma Planilha de Pesquisa de Mercado?
Se a sua resposta a pergunta anterior foi não, nós temos a solução para você: Download gratuito da Planilha de Pesquisa de Mercado!
Não perca tempo, afinal quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento.
Aproveite essa oportunidade e baixe agora mesmo sua Planilha de Pesquisa de Mercado!
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Agora que você tem sua planilha em mãos, que tal ver uma videoaula para aprender como ela funciona?
A página inicial da planilha de pesquisa de mercado possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.
A primeira aba, denominada Perguntas, servirá para cadastrar as perguntas a serem feitas para os clientes, com a finalidade de traçar diferentes perfis do mercado, além de cadastrar também as possíveis respostas para as mesmas.
As informações das pesquisas, com base nas perguntas cadastradas na aba anterior, devem ser registradas na aba de Pesquisa. O importante é ter todas as perguntas respondidas, para assim proporcionar uma análise estatística interessante.
Vale ressaltar, que as perguntas da aba Perguntas irão automaticamente para esta aba, sendo necessário apenas selecionar a resposta ideal para cada entrevistado.
Por fim, a aba Panorama visa apresentar de forma gráfica os perfis de entrevistados de acordo com cada resposta. A importância dessas informações é proporcionar análises para definição de estratégias de mercado, uma vez que, quanto maior o conhecimento sobre o mesmo, mais será a probabilidade de tomar decisões assertivas.
Vale ressaltar que essa aba é totalmente automática. Os gráficos irão se alterar de acordo com a quantidade de respostas obtidas por pergunta, bem como a porcentagem de distribuição, conforme pode ser observado nos exemplos a seguir.
Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder a chance de fazer a nossa formação Master em Excel!
Com ela, por meio de uma abordagem 100% prática, você terá uma imersão completa nessa ferramenta, aprendendo desde os conceitos básicos até os recursos mais avançados, proporcionando a você as habilidades necessárias para alavancar resultados!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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