No atual cenário em que vivemos, sabemos que se firmar no mercado é uma tarefa árdua, e que poucos conseguem. A Cotação de Preços é um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, através do uso contínuo dos sistemas de controles internos na gestão de compras. 

Ao longo deste artigo, você irá aprender:

 

  • O que é Cotação de Preço?

  • Qual a importância de se fazer cotação de preços? 

  • Como fazer uma cotação de preços? Faça junto com a gente!

 

O que é Cotação de preço?

 

A cotação de preço é um controle, e é importante pois proporciona segurança para a administração na busca do alcance de seus objetivos e metas estabelecidas. Além disso, uma cotação de preços embasada pode facilitar o processo de compras e possibilitar a análise das condições de pagamento que melhor atendem a empresa. 

Logo, seja qual for o processo, a empresa deve ter meios de controlá-los, sendo que esses meios devem variar de acordo com a complexidade do mesmo.

Quanto aos preços de aquisição, especificamente, a necessidade de registro e controle dos mesmos é intrínseca, visto que esses influenciam diretamente no lucro da empresa.

O principal objetivo da planilha é realizar o levantamento do melhor fornecedor através de uma boa cotação de preços. Para isso, é preciso identificar aqueles que possuem os melhores preços de compra para diferentes formas de pagamentos, incluindo taxas e descontos.

 

Outro ponto muito importante é saber efetuar uma gestão financeira eficiente acerca dos recursos que você dispõe, pensando nisso, a Voitto oferece o curso de Gestão Financeira Pessoal, uma capacitação totalmente prática que vai te auxiliar em sua jornada em busca de seus objetivos.

 

 

Qual a importância de se fazer cotação de preços?

 

O principal objetivo de se realizar uma cotação de preços é poder organizar e padronizar processos, muito mais do que isto, a cotação serve para que você possa manter sempre em dia a saúde financeira de sua empresa, pagando em dia fornecedores, entregando seus produtos, e tirando assim, sua margem de contribuição e lucratividade.

Podemos listar algumas vantagens advindas dessa prática, como por exemplo:

 

  • Dados mais precisos;

  • Processos mais padronizados;

  • Facilidade para emissão de cobranças e pagamentos;

  • Controle do fluxo de caixa;

  • Economia de tempo e recursos financeiros;

 

Como fazer uma cotação de preços? Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica e aprender agora mesmo como fazer a cotação de preços no excel, não deixe de baixar a planilha. Basta clicar no botão abaixo:

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta abaixo:

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os gráficos apresentados são uma amostra do que contém nas respectivas abas. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

Exemplo: Planilha videoaula

 

Cadastro

 

A primeira aba denominada Cadastros, servirá apenas para cadastrar informações gerais quanto aos fornecedores a serem analisados. A mesma permite o registro de até sete fornecedores e deverá ser preenchida conforme o exemplo abaixo:

 

Exemplo: Planilha videoaula

 

A parte de cadastro contém cinco colunas que deverão ser preenchidas.

  • Fornecedores: Nome de cada fornecedor;

 

  • Atendente Responsável: Atendente do fornecedor com o qual a empresa negociou;

 

  • Telefone: Telefone de contato do fornecedor;

 

  • E-mail: E-mail de contato do fornecedor;

 

  • Site: Site do fornecedor;

 

Registros

 

A cotação dos preços entre os diferentes fornecedores será realizada na aba de registros. O importante dessa aba, é que, após todo o seu preenchimento, o comparativos dos preços se dará não somente pelo simples preços dos produtos, mas incluindo taxas de entregas e juros por parcelamento e inclusive descontos, caso os mesmo existam.

A primeira parte é indicar os itens a serem cotados e os seus valores em cada fornecedor.

 

Exemplo: Planilha videoaula

 

O próximo passo é a análise do produto à vista, nesse momento deverá ser indicado o desconto, caso haja, pelo pagamento a vista e também o valor do frete para entrega, que geralmente é cobrado pelos fornecedores.

 

Exemplo: Planilha videoaula

 

O próximo passo é referente ao pagamento parcelado dos conjuntos de produtos a serem adquiridos. Neste caso, deverão ser preenchidos o número de parcelas, a porcentagem de juros ao mês e o frete.

 

Exemplo: Planilha videoaula

 

Relatório

 

Esta aba agrupará as informações da aba anterior e a ilustrará em forma de gráfico, facilitando a visualização dos diferentes preços oferecidos pelos diferentes fornecedores, tanto para o pagamento à vista, quanto para o parcelado.

Vale ressaltar, que independente dos fornecedores, os gráficos serão ilustrados estrategicamente dos menores valores para os maiores.

 

  • Pagamento à Vista:

 

Exemplo: Planilha videoaula

 

  • Pagamento da Parcela:

Exemplo: Planilha videoaula

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!