Por que fazer um planejamento de redes sociais?
7 dicas para fazer um bom planejamento de redes sociais!
Dica bônus: se especialize!

Aprenda sobre o planejamento de Redes Sociais e o alcance de resultados exponenciais

Descubra como o planejamento de redes sociais pode ser o ponto chave para aumentar os resultados da sua empresa de maneira exponencial.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda sobre o planejamento de Redes Sociais e o alcance de resultados exponenciais

Um bom planejamento de redes sociais pode ser um dos principais fatores de sucesso e engajamento de diversas marcas. Afinal, é através dele que uma empresa define ações para colocar em prática a sua estratégia de marketing.

Pensando nisso, mapear o público-alvo, identificar quais serão os indicadores principais de acompanhamento, definir prazos e responsáveis para as entregas é essencial para a execução assertiva das ações de marketing digital.

Você ainda não faz planejamento de redes sociais? Não deixe para depois a oportunidade de aumentar o alcance das suas plataformas.

Aprenda aqui com dicas práticas como fazer sua programação de conteúdose estratégia de social media através dos seguintes tópicos:

  • Por que fazer um planejamento de redes sociais?
  • 7 dicas para fazer um bom planejamento de redes sociais! 
  • Dica bônus: se especialize!

Por que fazer um planejamento de redes sociais?

Hoje em dia, para empreender com redes sociaisé essencial fazer um planejamento. Afinal, já foi a época que apenas a produção de conteúdos relevantes bastava.

Atualmente, a concorrência pela atenção do público alvo é enorme e muitas causas podem ser elencadas para isso:

  • Redes sociais com acessos gratuitos, com isso fica mais fácil a utilização por mais marcas e também mais potenciais clientes; 
  • Recursos de mídias sociais mais difundidos, como templates;
  • Ferramentas onlines acessíveis e cada vez menos complexas para utilização da comunicação integrada no marketing.

Mesmo com todos esses desafios, as empresas que fazem planejamento de redes sociais se destacam frente à concorrência. Antes das dicas para fazer um bom planejamento, preparamos uma surpresa para você!

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Agora chega de perder tempo, está na hora de descobrir dicas práticas para fazer um bom planejamento de redes sociais!

7 dicas para fazer um bom planejamento de redes sociais! 

Pegue papel e caneta ou um bloco de notas digital, agora é hora de começar a criar o seu planejamento de redes sociais. Para isso, separamos dicas práticas com passo a passo para organizar as ideias e ter ações mais assertivas. Vamos lá?

1. Estabeleça sua estratégia

Quem não sabe onde quer chegar, não consegue dar o primeiro passo. Por isso, antes de mais nada é fundamental estabelecer a estratégia por trás do seu planejamento de redes sociais.

Nesse momento, você deve responder a seguinte pergunta: O que eu quero alcançar com a minha rede social?

Entre as respostas mais frequentes, podem estar:

  • Aumentar as vendas de determinado produto ou serviço;
  • Difundir o conhecimento sobre a sua marca aumentando o número de potenciais clientes;
  • Mostrar às pessoas que sua marca é solução para determinado problema através de conteúdo e também de produtos e serviços oferecidos.

2. Trace suas ações

Depois de saber onde quer chegar, chega o momento de entender como fazer isso. Sendo assim, é a hora de traçar o plano de ações.

Hoje em dia, muitas estratégias de marketing podem ser utilizadas. No entanto, para um bom planejamento de redes sociais elas devem conversar entre si. Por isso, é preciso além de conectar conteúdos e ações, também trazer uniformidade para as diferentes redes sociais.

Nesse momento, objetivos alinhados com os exemplos anteriores poderiam ser:

  • Aumentar a base de contatos para venda, fazendo posts de interação e provocando os leads que engajarem diretamente;
  • Fazer parcerias com influenciadores digitais ou outras marcas que produzem conteúdo para o mesmo nicho de mercado;
  • Montar posts educativos, ebooks e um tipo de conteúdo mais voltado para explicação do contextos relacionados à solução que a marca proporciona. 

3. Defina os seus indicadores

Acompanhar a performance de cada estratégia e ação adotada é fundamental para qualquer planejamento de redes sociais, por isso analise os resultados de cada uma delas.

Pensando por essa ótica, cada ação proposta deve ter uma meta numérica com indicadores de marketing digital. Elas mudam de acordo com cada rede social e deve estar em linha com o tipo de conteúdo gerado. Por exemplo:

Instagram

  • Stories com enquetes: número de votos;
  • Posts para compartilhamento: número de encaminhamentos;
  • Conteúdos de consulta: número de vezes que o post foi salvo;
  • Marketing viral: engajamento da audiência e interações.

Blog

  • Conteúdos âncora: quantidade de cliques para outros posts do blog;
  • Posts de conteúdo: tempo de permanência na página.  

4. Faça um calendário editorial

Para alcançar bons resultados com o planejamento de redes sociais é muito importante a criação de um calendário editorial. Afinal, a frequência e a conexão dos posts são pilares para alcançar objetivos.

Nesse sentido, é necessário testar. Ou seja, entender os horários em que o seu público interage mais com os posts, frequência ideal para que eles continuem consumindo o conteúdo ou até mesmo para que não se esqueçam de você.

Sendo assim, o calendário editorial deve conter:

  • Frequência semanal de posts em cada uma das redes sociais;
  • Horário de postagem de cada um deles;
  • Conexão entre os conteúdos da semana;
  • Tipo de conteúdo para cada dia e horário.

Isso significa que logo no início do planejamento de redes sociais é preciso ter em mãos tudo o que vai ser postado? Não!

O desenvolvimento pode ser feito ao longo das semanas, mas é essencial que isso seja feito com antecedência e de acordo com a linha de raciocínio traçada desde o início, como um storytelling.

5. Foque em produções otimizadas

A análise de resultados é essencial para acompanhar o planejamento de redes sociais. E se você identificou o sucesso de uma estratégia em determinada plataforma, por que não utilizá-la também em outro?

Esse princípio parte da otimização de esforços. Um mesmo conteúdo pode ser postado em diferentes plataformas com mudanças sutis de formato.

Por exemplo, um conteúdo explicativo de um blog que gerou engajamento pode ser difundido em um post de dicas no Instagram, um case de resultados da empresa no LinkedIn e um vídeo mais aprofundado no YouTube.

Essa também pode ser considerada uma forma de automatizar o marketing digital.

6. Faça reajuste e invista na melhoria contínua

Por outro lado, alguns conteúdos podem não alcançar os resultados esperados. É nesse contexto que se mostra a necessidade de estar sempre com a mente aberta buscando soluções criativas para mudar estratégias.

Para isso, acompanhe os seus concorrentes e perfis que lançam tendências. Essa é uma excelente oportunidade de ampliar as possibilidades de aprimoramento das estratégias.

7. Invista em aumento de alcance

Quanto maior o seu público, maiores são as chances de alcançar o sucesso de qualquer estratégia. Por isso, independente dos seus objetivos, um ponto em comum deve ser o foco no aumento de alcance.

Para isso, avalie sempre as possibilidades de mídia paga para conteúdos específicos. Mesmo que seja para poucos, essa ação pode ser o ponto de virada para o sucesso do seu negócio.

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Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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