Aprender como fazer uma introdução de TCC é de grande relevância, pois essa parte é considerada a vitrine do seu trabalho. Qual é a primeira impressão que você deseja passar com o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Seria a de um trabalho cativante, que prende a atenção da banca examinadora, ou de um projeto final cansativo?
A introdução de TCC é um dos primeiros contatos que o leitor vai ter com o seu projeto, logo é fundamental que ela seja bem estruturada e deixe claro qual é a proposta do seu trabalho.
Pensando nisso, nosso artigo reúne as principais dicas sobre como fazer uma introdução de TCC.
E, para que fique ainda mais claro, ao final deste texto você vai poder conferir como o Leonardo Rodrigues, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), elaborou a sua introdução de TCC.
O que você vai encontrar neste artigo:
Aintrodução de TCC é a parte responsável por introduzir e situar o leitor no conteúdo do seu trabalho.
A sua introdução deve ser como o trailer de um bom filme, no qual os responsáveis chamam a atenção para as principais cenas, mas não entregam o final da história.
Dessa maneira, o seu texto introdutório deve apresentar o tema do seu projeto de pesquisa, deixando claro a delimitação do mesmo e o problema do trabalho.
Além disso, uma boa introdução de TCC deve esclarecer a relevância do tema escolhido para a sociedade e comunidade científica, os objetivos da pesquisa e também como o trabalho foi estruturado: apontando o que o texto apresenta nos capítulos seguintes.
Esta é uma dúvida muito comum entre os acadêmicos que vão começar a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso.
O ideal é que você estruture a sua introdução e escreva os primeiros parágrafos, como o de contextualização, delimitação do tema e problema de pesquisa.
Os demais parágrafos podem ser elaborados ao longo do seu trabalho, à medida em que o que você precisa escrever na introdução tenha sido feito.
Bem, agora que você já está por dentro do assunto, mostraremos a seguir como fazer uma introdução de TCC começando pela estrutura.
Cada faculdade tem o direito de adotar um modelo de Trabalho de Conclusão de Curso, de acordo com as normas da ABNT, logo é importante que você consulte a sua instituição de ensino antes de começar a fazer o seu trabalho final.
Mas, independente do modelo adotado, a introdução deve ser proporcional ao tamanho do trabalho, na maioria das instituições esta parte do TCC ocupa de 1 a 3 páginas.
Veja como montar a estrutura ideal para uma boa introdução de TCC em 7 passos.
É muito importante que você comece a introdução do seu TCC com a contextualização do seu tema. Dessa forma, o leitor terá um melhor entendimento a respeito do que será abordado.
Falar sobre a história dentro da qual estatemáticaestá envolvida , qual a sua aplicação e dados e ferramentas estatísticas a respeito do assunto são boas opções.
Na delimitação do seu tema de TCC, você deve descrever até qual parte do contexto abordado o seu tema se encaixa, ou seja, delimite a sua investigação científica. Esse processo não se limita a escolher um tema somente, mas sim a especificar exatamente o que será estudado e como será abordado, de forma clara e objetiva.
Se na parte de contextualização você relatou como o seu tema se encaixa em uma esfera mundial, por exemplo, este é o momento de especificar como é visto em uma região específica. E no momento de focar sua pesquisa, definir os objetivos que pretende alcançar de acordo com o tempo disponível.
O terceiro item a ser seguido para fazer a introdução do TCC é saber que o seu problema de pesquisadeve ser uma questão clara, individualizada, específica e original.
O problema da pesquisa é uma questão específica e detalhada que o seu trabalho acadêmico busca resolver. Ele não deve ser vago ou genérico, mas sim uma questão concreta e focada que irá guiar toda a sua investigação. Lembrando, que o problema da pesquisa deve ser relevante e original, oferecendo uma base para explorar novas ideias e descobrir novas soluções.
É recomendado que você escolha um problema o qual possa ser resolvido, mas a sua problemática de pesquisa não precisa ser necessariamente algo ruim.
O seu problema também precisa ser formulado como uma pergunta, contudo, é importante ressaltar que a resposta não deve ser apenas sim ou não, deverá haver toda uma explicação acerca do estudo.
Explique qual o objetivo geral, com o seu projeto de pesquisa na introdução do seu TCC.
Disserte também acerca dos objetivos específicos relacionados ao tema escolhido. Este representa os resultados que você deseja em cada etapa da sua pesquisa.
Você pode tratar essa parte como todas as etapas que o seu projeto precisa passar para alcançar o objetivo geral.
Ao fazer um TCC, é necessário que você justifique a escolha do seu problema. Uma ótima maneira de se fazer isso é através da relevância do seu tema perante a comunidade acadêmica e da sociedade.
Então, o quinto passo de como fazer uma introdução de TCC é justificar a sua escolha de tema e pesquisa com base no impacto do seu projeto na área escolhida.
Na sua introdução do TCC, é importante que você deixe claro para a banca e os demais leitores do seu projeto, por qual tipo de pesquisa você optou. Explique se foi uma pesquisa bibliográfica ou uma pesquisa de campo, por exemplo.
Também é interessante que você faça uma breve dissertação a respeito dos resultados alcançados e dos demais métodos utilizados, como os procedimentos realizados durante o estudo científico.
Por fim, uma introdução de TCC completa também deve conter uma descrição de cada capítulo do seu trabalho final. Logo, discorra de forma sucinta sobre o que o leitor pode encontrar em cada etapa.
Conforme prometido, veja como o Leonardo Rodrigues elaborou a introdução do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
De acordo com o modelo fornecido pelo núcleo de Engenharia Mecânica da UFJF, a introdução de TCC foi dividida em: considerações iniciais, justificativa, objetivos e a estrutura do trabalho.
Então, não deixe de ler este modelo. Tenho certeza que você irá identificar a maioria dos tópicos que foram citados no item anterior. Afinal, nada como um exemplo para facilitar o nosso entendimento!
Os motores flex fuel são oriundos de uma tecnologia relativamente nova no âmbito da ciência. No Brasil, o primeiro veículo portando esse tipo de motor foi fabricado no ano de 2003, sendo que anteriormente a essa data, a frota brasileira de veículos automotores era de veículos operantes exclusivamente a um combustível.
Um dos desafios da alternativa flex é a redução de emissões veiculares de compostos que contribuem para a poluição da troposfera. Além disso, um grande desafio desta alternativa é a sua eficiência, já que não opera na faixa de ótimo desempenho para nenhum dos combustíveis, mas sim, em uma faixa comum a ambos.
Essa tecnologia é bastante difundida dentre a população, porém, algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento quando comparado a um motor movido exclusivamente a um combustível, ainda são pertinentes.
Esta pesquisa acrescentará no âmbito científico no que diz respeito ao uso de forma ideal dos motores, tendo noção qual a formulação ideal da fonte de energia específica para cada motor.
Assim possibilitará redução de emissões degradadoras ao meio ambiente. Como também na disponibilização de dados técnicos acerca das misturas de combustíveis utilizadas.
Sabendo qual o melhor custo-benefício entre os combustíveis, os consumidores têm mais liberdade para escolher com consciência o que cabe melhor em seus orçamentos.
Para os países de uma maneira geral, é interessante o uso do motor flex, pois estes não ficam reféns à variações de preços do mercado.
Além disso, com a possibilidade de redução dos gases poluentes oriundos da combustão, garantimos uma atmosfera mais pura.
Com base nas relevâncias citadas anteriormente, e num estudo aprofundado da questão, espera-se ter informações o suficiente para poder concluir se a alternativa do motor de combustão interna do tipo flex é o mais viável, quais suas reais vantagens e desvantagens no cenário brasileiro e mundial.
E se verificado que é viável esta solução, visa-se a elaboração de uma proporção ideal de gasolina e etanol para maximizar seus parâmetros.
Avaliar a combustão, a emissão de poluentes, a potência e torque do motor, consumo de combustível e a eficiência dos motores de ignição por faísca, utilizando gasolina, etanol e misturas destas, em proporções comercialmente distribuídas no Brasil e também outras proporções.
Propor soluções alternativas para os veículos, para otimizar o funcionamento, de acordo com os resultados decorrentes do objetivo principal.
Disponibilizar dados confiáveis acerca do avanço de ignição da faísca que ocorre no motor para cada combustível estudado bem como os parâmetros técnicos das misturas em questão.
Levantar dados de emissão de poluentes, torque e potência do motor avaliado com as diferentes misturas de combustíveis. Além de estudar a eficiência energética, consumo específico de combustível e desempenho para as mesmas condições.
O atual capítulo aborda as considerações iniciais a respeito do tema deste trabalho, ou seja, apresenta a proposta de trabalho, delimitando o tema. Traz informações de como ele pode contribuir no âmbito acadêmico e também social.
O capítulo dois aborda a revisão da literatura para aprofundar nos conhecimentos necessários para fazer o que fora proposto no capítulo anterior.
Além disso, também faz uma abordagem de quão avançado estamos no momento em relação ao tema, analisando as contribuições já expressas sobre o assunto.
A partir da revisão dos trabalhos clássicos e atuais, torna-se possível identificar - no capítulo três - em quais pontos uma pesquisa mais profunda seria benéfica.
E, além de contextualizar o software a ser utilizado nas análises, este capítulo também tem como objetivo apresentar a metodologia aplicada no estudo, bem como parametrizar o software para o motor em questão a partir da comparação dos resultados obtidos no mesmo em relação aos valores referência disponibilizado pelo fabricante do motor.
No capítulo seguinte se encontra o centro deste trabalho, onde se avalia o desempenho do motor, no que diz respeito a algumas grandezas como: torque, potência, consumo e emissão de poluentes, quando funcionando com diferentes concentrações de combustível.
O capítulo cinco tem como objetivo apresentar, de uma forma mais didática, os resultados adquiridos no tópico anterior, mostrando-os de forma compilada, simples e direta, evidenciando assim as comparações e respostas a serem retiradas de tais análises, discutindo-as.
No capítulo seis, abordo de maneira sucinta as considerações finais a respeito dos resultados desse trabalho e também em que âmbito este trabalho contribui para o meio científico-acadêmico e social.
Contudo, ponho-me na posição de sugerir trabalhos futuros relacionados com esse tema.
Para auxiliá-lo ainda mais na escrita da introdução do seu projeto, separamos 5 dicas de formatação de TCC:
Para elaborar um trabalho nota 10 e conquistar a banca examinadora, é necessário que o desenvolvimento, a conclusão e a apresentação do seu trabalho final sejam tão bons quanto a sua introdução.
A Voitto preparou um template de acordo com as normas da ABNT e que possui imagens, gráficos e tabelas completamente editáveis.
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Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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