CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Tópicos a serem abordados durante uma Apresentação de TCC
9 dicas para a Apresentação do TCC
Dicas de oratória que podem fazer a diferença para sua Apresentação de TCC
Saiba o passo a passo para elaborar um TCC

Veja 9 dicas para garantir uma excelente Apresentação de TCC

Quer se sentir seguro no dia da Apresentação de TCC? Saiba como surpreender a banca avaliadora com as nossas dicas e garanta a nota máxima na sua apresentação.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Veja 9 dicas para garantir uma excelente Apresentação de TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido popularmente como TCC, é um trabalho final que deve ser realizado para concluir uma graduação.

Um bom trabalho e a garantia de uma nota máxima exigem do estudante muita dedicação durante todas as etapas, que incluem: o projeto, pesquisa, escrita e, especialmente, a apresentação, tema do nosso artigo de hoje.

Você se dedicou durante meses para elaborar o seu Trabalho de Conclusão de Curso, mas agora é hora de realizar uma apresentação que sustente toda a sua pesquisa de forma clara e objetiva.
A apresentação de TCC é uma das partes mais importantes do projeto de conclusão de curso. A banca avaliadora vai estar de olho na sua postura, domínio do conteúdo, clareza na apresentação, slides organizados e, principalmente, na relevância do conteúdo da abordado por você na apresentação.

Pensando nisso, preparamos um artigo com 9 dicas valiosas para você conseguir mandar bem na hora da sua apresentação de TCC. Através de alguns passos, vamos mostrar como fazer uma apresentação de TCC que supere as expectativas da banca examinadora e garanta a nota 10:

  • Tópicos a serem abordados durante uma Apresentação de TCC;
  • 9 dicas para a Apresentação do TCC;
  • Dicas de oratória que podem fazer a diferença para sua Apresentação de TCC.

Vamos lá?

Tópicos a serem abordados durante uma Apresentação de TCC

Chegou o momento de apresentar o seu TCC! Você sabe nos responder, agora, quais tópicos devem ser abordados durante a sua apresentação? Confira:

Apresentação

Primeiramente, o recomendado é que você utilize os primeiros minutos para quebrar o gelo.

Sendo assim, apresente-se e agradeça às pessoas que aceitaram o convite para compor a banca examinadora e, especialmente, ao seu orientador.

Introdução

Após os agradecimentos, introduza o temada sua pesquisa e justifique a escolha do tema, objeto de estudo e explique qual problema busca solucionar com o seu TCC.

Desenvolvimento

Agora é o momento de falar sobre o aporte teórico-metodológicodo seu TCC.

Na parte do desenvolvimento, explique qual metodologia foi utilizada, quais autores foram citados, como você desenvolveu a pesquisa e quais foram as teorias que serviram como base para o seu trabalho.

Resultados

Chegando à etapa final, você deve apresentar aos ouvintes quais foram os resultados obtidos com a sua pesquisa e como ela conseguiu ser realizada com êxito.

Para isso, você pode falar sobre os tópicos que auxiliaram no sucesso dos resultados e elaboração do trabalho como um todo.

Após essa explicação, mostre que os objetivos iniciais do trabalho foram alcançados e indique se há, ou não, a possibilidade de novas pesquisas sobre o tema e como o seu TCC pode contribuir para estudos posteriores.

9 dicas para a Apresentação do TCC

Você já pensou que a apresentação do TCC pode ser uma das suas últimas atividades durante a graduação?

É por isso que, além de entender quais tópicos devem ser abordados nesse momento, você deve estudar e treinar a sua apresentação previamente. Essa parte inclui assistir a outras apresentações de TCC, fazer um roteiro, elaborar slides e saber como conter o nervosismo.

Veja nossas 9 dicas para uma apresentação de TCC de sucesso abaixo:

1 - Assista a outras apresentações de TCC

Um dos primeiros passos para uma boa apresentação de TCC é entender como ela funciona e, para isso, nada melhor do que assistir a outras defesas. Em muitos cursos as apresentações são abertas para o público, então, se for esse o caso, não deixe de aproveitar essa oportunidade.

Procure assistir preferencialmente os trabalhos que sejam da mesma área que a sua, pois dessa forma você poderá aprender quais foram os critérios mais cobrados pela banca examinadora, como os seus colegas de curso controlaram o tempo de apresentação e responderam às perguntas feitas pelos avaliadores.

2 - Administre seu tempo

Se você já assistiu alguma apresentação de TCC, deu para perceber como o período de apresentação é curto, não é? O tempo disponível para expor o seu projeto gira em torno de 20 a 30 minutos.

Por isso, é preciso que você organize o seu trabalho, pois um dos critérios que mais fazem os alunos perderem pontos durante uma apresentação de TCC é ultrapassar o tempo permitido.

3 - Faça um bom roteiro

O roteiro da sua apresentação de TCC precisa expor toda a ideia do seu projeto de forma clara. Lembre-se que a banca examinadora possui o manuscrito do seu trabalho. Logo, o que eles querem é uma apresentação resumida dos principais pontos.

O ideal é que os seus slides contenham uma breve apresentação de quem é você e o seu orientador, uma introdução sobre o tema e que a maior parte do tempo seja gasto com o desenvolvimento do seu projeto. Pois essa é a parte que mais importa para os seus examinadores.

No desenvolvimento da sua apresentação de TCC, é preciso que você exponha as metas do seu trabalho, explique como foi a evolução da sua pesquisa e quais foram os resultados que você alcançou.

Sua apresentação também deve ter uma conclusão. Nela, você deve fazer um breve resumo do seu trabalho final e salientar que os seus objetivos foram alcançados.

4 - Seja objetivo

É muito importante para a avaliação do seu TCC que você seja objetivo. Para isso, é necessário que você siga o seu roteiro e não queira acrescentar mais assunto.

Além disso, você não deve colocar muitos textos no seu slide. O ideal é que eles contenham mais fluxogramas, palavras-chaves, imagens e frases curtas sobre o assunto abordado. Os seus slides devem ser apenas um guia para a sua apresentação.

Exclusivo: modelo pronto de TCC

Alcançar a nota 10 no TCC é mais simples do que você imaginava…

Otimize o seu tempo com o nosso Modelo de TCC! O template desenvolvido pela Voitto está de acordo com as normas da ABNT e ainda contém diversas dicas de como inserir imagens e tabelas.

Faça o download gratuito clicando no botão abaixo e garanta um TCC de sucesso!

Modelo de TCC gratuito

5 - Adote uma boa postura

Você já ouviu falar sobre como a comunicação não verbaldiz muito sobre o que você está sentindo? Pois bem, através de determinados gestos é possível que seus examinadores percebam se você está nervoso ou inseguro com a sua apresentação de TCC.

Dessa forma, procure não permanecer com os braços cruzados ou com a mão no bolso. Lembre-se que os seus braços devem acompanhar o seu raciocínio, mas não de maneira exagerada.

Portanto, é essencial que você mantenha uma postura adequada e mostre aos seus examinadores que você tem domínio do assunto exposto na sua apresentação de TCC.

6 - Ensaie a sua apresentação

A melhor maneira de se sentir seguro no dia da sua apresentação de TCC e diminuir o nervosismo é através do domínio de todo o conteúdo que será abordado.

Então, leia o seu trabalho várias vezes e simule a sua apresentação. Peça a opinião de seus amigos e também do seu orientador, eles podem te dar dicas valiosas sobre como melhorar a sua oratória e se a sua postura está correta.

Além disso, ensaiar a sua apresentação de TCC auxilia no domínio do tempo disponível que você tem para apresentar o seu trabalho. Não se esqueça que a sua apresentação precisa ter pelo menos 20 minutos.

Você também deve checar todos os equipamentos que serão utilizados para ter certeza de que estão funcionando adequadamente. Faça isso com algumas horas de antecedência a fim de não deixar a banca examinadora e as pessoas que vão assistir ao seu trabalho esperando.

7 - Escolha a roupa certa

A apresentação de TCC é formal. Por isso, é importante que você use roupas adequadas para a ocasião, assim os avaliadores terão uma boa primeira impressão de você.

Opte por roupas em tons sóbrios, nada que chame muita atenção. No caso dos homens é aconselhável o uso de terno ou de uma blusa social acompanhada de uma calça jeans lisa.

As mulheres também podem utilizar uma blusa social e calça jeans, mas se optar por um vestido ou uma saia, é recomendado que eles estejam na altura ou abaixo do joelho, também evite blusas decotadas. Além disso, você não deve utilizar maquiagens "carregadas" e acessórios extravagantes.

8 - Banca examinadora

Assim que você terminar de apresentar o seu TCC, os examinadores têm o direito de fazer algumas considerações e perguntas a respeito do seu trabalho, então é hora de manter a calma e mostrar mais uma vez que você merece a aprovação.

Lembre-se de responder às perguntas de forma objetiva, se o examinador perguntou sobre um determinado assunto e você não sabe responder, não adianta querer falar sobre outra parte do seu projeto para tentar distraí-lo, seja honesto, nesse momento é provável que o seu orientador interfira a seu favor.

Também é importante não discutir com a banca examinadora. Caso você receba alguma crítica que não lhe agrade, procure justificar as suas ações, mas não tente prolongar o assunto na tentativa de convencer o examinador de que você está certo.

9 - Contenha o nervosismo

De nada adianta todas as dicas trazidas até aqui caso você não consiga controlar os seus nervos.

É muito importante saber manter seu nervosismo sob controle. Em muitos casos, alunos que dominam completamente o assunto de seu trabalho não conseguem fazer uma boa apresentação de TCC. Isso acontece porque simplesmente eles deixam o nervosismo tomar conta.

Uma ótima dica para controlar a ansiedade antes da apresentação é a prática de exercícios de respiração controlada, pois através deles os níveis de ansiedade são mantidos dentro dos limites.

Dicas de oratória que podem fazer a diferença para sua Apresentação de TCC

Sabia que falar em público é uma habilidade que pode ser aprendida e elaborada? Separamos algumas dicas de oratória que podem contribuir - e muito - para a sua apresentação de TCC:

  • Peça feedbacks da sua apresentação: como falamos anteriormente, mostre a sua oratória para outras pessoas e peça para que elas anotem críticas construtivas e deem dicas;
  • Faça pausas: para uma boa dicção, fale pausadamente e procure falar cada palavra de forma clara;
  • Desenvolva a sua linguagem corporal: treine a sua apresentação de TCC em frente ao espelho e observe seus gestos e manias que devem ser minimizados ou aprimorados;
  • Planeje a apresentação: treine a sua apresentação quantas vezes forem necessárias! Uma dica é gravar a si mesmo e assistir ao vídeo anotando as partes que podem ser melhoradas.

Agora que você já sabe quais são os 9 passos essenciais que você deve seguir para apresentar o seu TCC, pode ficar tranquilo. Temos certeza que a sua apresentação será um sucesso.

Afinal, o TCC não precisa ser um problema para o final da sua graduação. Encare-o como uma excelente oportunidade de crescimento dentro da sua carreira profissional.

E aí, nossas dicas foram úteis para você? Deixe seu feedback e nos ajude a aperfeiçoar nosso conteúdo, sua opinião é muito importante para nós.

Saiba o passo a passo para elaborar um TCC

Confira o eBook Manual do TCC e aprenda como fazer seu TCC, desde a escolha do tema até a formatação nas normas da ABNT!

O TCC é uma das fases mais desafiadoras da graduação. Pensando nisso, a Voitto elaborou um manual para te ajudar nesse período. Então, baixe agora este eBook e aprenda como escolher o tema do seu trabalho, como formatar o seu TCC de acordo com a normas da ABNT e muito mais acerca deste assunto!


manual do tcc

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Trabalhos Academicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.