A Pesquisa de Satisfação de Clientes é uma forma da empresa entender como seus clientes se sentem com o seu produto ou serviço. Através desta pesquisa, a empresa consegue entender em quais áreas podem ocorrer melhorias em seus serviços.
Mas você deve estar se perguntando, “como fazer uma pesquisa de satisfação de clientes?”.
Essa pesquisa pode ser feita de diversas formas, dependendo de seus objetivos. Ela pode ser feita através de questionários, entrevistas, formulários onlines, telefonemas… Não existe forma certa ou errada!
Mas fique tranquilo(a), neste artigo nós vamos te explicar tudo que você precisa saber para fazer uma boa pesquisa de satisfação em sua mepresa! Então se prepare, pois neste artigo você irá aprender sobre:
Vamos lá!
Pesquisa de satisfação de clientes é muito mais que um simples levantamento de dados ou metrificação dos processos, é uma ação de autoconhecimento de sua empresa e da qualidade dos produtos oferecidos aos clientes.
Entender o que o cliente pensa sobre sua empresa, ou o quanto o seu serviço agrega valor a seus consumidores é essencial para o processo de melhoria contínua de seus processos, implementar um método de controle pode ser a chave do sucesso de seu negócio!
O objetivo principal de uma pesquisa de satisfação de clientes é avaliar qual é o grau de satisfação de seus clientes em relação ao seu produto ou serviço.
Fazer esta pesquisa é importante porque ajuda a manter seus clientes satisfeitos e, como sabemos, clientes satisfeitos tendem a comprar mais, se fidelizarem, além de recomendar a empresa para outras pessoas.
Ao contrário de clientes insastifeitos que podem se tornar detratores da marca.
Como você pôde perceber através do tópico anterior, fazer uma pesquisa de satisfação de clientes é extremamente importante para manter os seus clientes satisfeitos com a sua empresa.
E, para te auxiliar com isso, a Voitto criou uma Planilha de Pesquisa de Satisfação gratuita, para te ajudar a acompanhar a satisfação e percepção de seus clientes. Incrível, não é mesmo?
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As etapas da pesquisa de satisfação de clientes, geralmente, compõem as seguintes etapas:
Antes de começar a pesquisa em si, é importante definir os objetivos da mesma. Isso pode incluir:
Existem diversas metodologias de pesquisa e a escolha desta deve levar em consideração o seu público-alvo, qual a abrangência da pesquisa e o orçamento disponível para ela.
A amostra da pesquisa é a quantidade de clientes que serão convidados para participar da mesma. É extremamente importante definir o tamanho da amostra e o seu critério de seleção para que ela seja representativa do público-alvo.
A eleboração de um bom questionário é extremamente importante, pois é através desta ferramenta que serão coletados os feedbacks dos clientes. É recomendado que o questionário conte com perguntas claras e objetivas, deixando mais fácil para o cliente.
Com o questionário pronto, é hora de começar a coleta de dados. Ela pode ser feita através de e-mails, ligações telefônicas, formulários online, entrevistas, entre várias outras formas.
Agora que já foram coletados os dados, é hora de analisá-los para obter insights sobre a satisfação de seus clientes.
Vamos abordar mais sobre este assunto no tópico seguinte, mas, de forma simplificada, serão elaborados relatórios contendo os principais insights coletados da pesquisa.
Com este relatório, será mais fácil identificar se existem áreas de melhoria e quais são elas, além de elaborar recomendações para a empresa implementar ações corretivas.
É importante lembrar que as etapas da pesquisa de satisfação de clientes variam de acordo com o objetivo da pesquisa, então, se encontrar uma pesquisa feita de forma diferente, não se assuste! É normal que existam algumas diferenças.
A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba. Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à aba inicial.
Esta aba é dividida em duas partes principais, conforme é mostrado na figura abaixo:
Corresponde à colunas (A,B,C,D,E) que englobam as informações do cliente em que foi aplicada a pesquisa de satisfação, que são o nome do cliente, empresa ou instituição em que atua, contatos de e-mail e telefone e o tipo de serviço/produto oferecido a este cliente. Um exemplo pode ser visualizado na seguinte tabela:
Corresponde às colunas (F até O) que englobam as perguntas feitas aos clientes. Esta etapa difere da primeira porque é necessário somente selecionar as respostas para cada pergunta.
O procedimento para preencher os dados é mostrado através das figuras abaixo:
Esta parte da planilha corresponde à aba Resultados, em que se encontram os gráficos em formato de pizza, que resumem as informações cadastradas na etapa anterior.
Para cada pergunta há um gráfico, totalizando dez gráficos de resultados conforme ilustrado a seguir.
Analise o gráfico ao lado. Observe que 50% dos entrevistados selecionaram a opção experiência positiva e que nenhum respondeu boa relação qualidade/preço e outros.
Os gráficos da planilha se referem à quantidade total de respostas para uma determinada pergunta expressas em porcentagem (%) e cada cor na legenda representa a mesma cor no gráfico.
Analise agora o gráfico que corresponde ao grau de disposição que o cliente tem para indicar a sua empresa.
Ele nos mostra que do total de entrevistados que responderam a pesquisa 25% selecionaram os números 4 até 7.
Se forem doze clientes que responderam a pesquisa, três deles (25%) marcaram as opções 4, 5, 6 ou 7. A mesma interpretação é equivalente para as outras duas opções.
Como você deve ter percebido ao longo deste artigo, os dados estão em toda parte. E, saber como lidar com esses dados, pode ser decisivo para a sua empresa!
Mas fique tranquilo(a), existe uma forma simples de lidar com esses dados e nós vamos te ajudar com isso!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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