As pedras e metais preciosos sempre foram vistos como uma forma de medir a riqueza das pessoas. Afinal, devido a sua escassez, possuem grande valor de mercado. Pensando nisso, investir em ouro continua sendo uma prática muito recomendada atualmente.
No entanto, as formas de investimento se alteraram um pouco. Apesar de ainda ser possível comprar barras de ouro físicas ou jóias, esse metal precioso também se tornou um ativo que é negociado na bolsa de valores, por meio de fundos de investimento ou até mesmo papéis diretamente atrelados a ouro.
Com essas informações, com certeza você deve estar se perguntando como investir em ouro e porque esse ativo é tão bem visto por vários perfis de investidores. Mas não se preocupe! Aqui, você encontrará todas as informações mais importantes sobre o tema, por meio dos seguintes tópicos:
Investir em ouro é se proteger e comprar um ativo que pode ser considerado reserva de valor.
Essa caraterísticas significa que o metal precioso preserva o seu poder de compra ao longo do tempo e, além disso, também tem a capacidade de ter bons patamares de preço de negociação independente do cenário econômico.
Por isso, o mercado financeiro criou mecanismos para que as operações de compra e venda de ouro na bolsa não exijam necessariamente a troca do metal físico. Com isso, além de ser mais seguro, também é mais fácil.
Com toda essa estrutura, para ter esse tipo de investimento é necessário ter conta em uma corretora de valores. Assim, comprar ouro pode ser uma ação simples e que se conclui em poucos cliques.
Além disso, existem também as opções tradicionais. O ouro pode ser comprado através de barras e jóias. Mas vale ressaltar que esses materiais físicos exigem que a segurança seja reforçada.
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Está curioso para saber quanto é necessário para começar a investir em ouro? Descubra no próximo tópico e se surpreenda!
O investimento inicial para quem quer investir em ouro depende de alguns fatores como onde quer investir e de que maneira quer investir. Pois por incrível que pareça, existem maneiras de comprar ouro que não envolvem valor mínimo.
Comprando em corretoras americanas, por exemplo, é possível escolher o valor que se deseja aplicar e com isso será calculado o percentual da cota que você irá comprar. No entanto, muitas vezes, essa não é a forma mais prática. Afinal, ela exige que você tenha uma conta no exterior e converta o valor de real para dólar.
Outra opção muito acessível é a compra de ETFs na própria bolsa de valores brasileira, a B3. A partir do final de 2020, o GOLD11 foi lançado e criou a possibilidade de ter um investimento atrelado ao preço do ouro.
Até o momento, as cotas desse ativo não chegam a R$15,00, sendo um valor acessível para o investimento. Outro ponto importante é a facilidade de negociação. A compra de ouro ativo é feita através da mesma plataforma de aplicação em ações.
Agora chegou a hora de saber quais são as maneiras de comprar ouro para investir. Não deixe de conferir o tópico abaixo!
Comprar ouro para investir pode ser uma tarefa simples se encontrar a melhor opção que se aplica a você e a sua carteira de investimentos.
Pensando nisso, separamos algumas das mais práticas maneiras de investir em ouro. Veja a seguir!
Os contratos futuros de ouro são formas de investimento que exigem uma certa experiência com o mercado financeiro. Afinal, a complexidade é um pouco maior do que as demais opções.
Nesse modelo, para investir em ouro, basta ter uma conta em uma corretora cadastrada na BM & FBovespa. Os contratos negociados podem ter diferentes valores, indo dos menores que negociam 0,225g de ouro, até os maiores com negociação de 10g.
Vale ressaltar que essa é uma modalidade com custos de corretagem e custódia que variam de acordo com a corretora onde a operação é realizada. Além disso, a tributação se assemelha com ações, possuindo isenção de imposto de renda para vendas mensais menores que R$20 mil.
A forma mais tradicional de investir em ouro é através da compra de barras. No entanto, nem sempre ela é a mais prática, pois esse é um processo que não permite modelos online e geralmente possui custos maiores.
O primeiro passo para investir em ouro físico é encontrar uma instituição financeira que comercialize esse tipo de metal precioso.
Apesar desses serem os processos mais comuns para essa modalidade de investimento em ouro, também existe a opção de negociar diretamente com empresas que distribuem o metal.
Outro ponto importante é o fato de que ao realizar a compra, também é necessário buscar locais de alta segurança que custodiem ouro. Para isso, existem bancos. No entanto, há também quem prefira manter as barras em casas ou locais próprios.
Vale lembrar que essa é uma das maneiras menos líquidas de investir em ouro. Afinal, para que o valor possa ser transitado em moeda corrente, é necessário que as barras sejam vendidas e a demanda por elas nem sempre é muito alta.
Uma das maneiras mais práticas e fáceis de investir em ouro é através dos fundos de investimento. Por meio deles, você terceiriza a gestão do dinheiro aplicado e a administradora do fundo fica encarregada de se preocupar com os espaços físicos ou com as operações de mercados futuros.
Além disso, os fundos de investimento podem ter diferentes estratégias, fazendo com que o investidor possa escolher qual é a melhor delas para o seu planejamento financeiro pessoal.
Entre as modalidades mais comuns, estão:
Os fundos de investimento podem cobrar taxas de administração e performance. Por isso, vale a pena averiguar esses percentuais antes de escolher qual a melhor opção no mercado.
Os ativos denominados Exchange Traded Funds, ou simplesmente, ETFs são também boas formas de investir em ouro. Através deles, é possível comprar o papel da bolsa de valores, assim como as ações e fundos imobiliários.
Esse investimento possui características muito semelhantes a um fundo de investimento com gestão passiva. Afinal, o seu objetivo é apenas acompanhar o preço médio de negociação do ouro no mercado.
No Brasil, o investimento pode ser feito através do GOLD11. Mas quando se olha para outros mercados, o investidor pode optar pelo IAU, negociado nos Estados Unidos.
Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?
Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!
Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.
Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.
Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!