A venda é o que mantém um negócio em pé. Se você possui um bom projeto, uma boa ideia ou um produto revolucionário que ninguém compra, a situação é a mesma se você não tivesse nada.
Pensando nisso, trouxemos um passo a passo de como montar uma equipe de vendas para o seu negócio. Um time comercial bem montado, alinhado e mostrando resultados é grande parte do que você vai precisar nesta jornada empreendedora.
Sendo assim, confira a seguir o que você irá aprender neste post:
Uma boa equipe de vendas é aquela que tem paixão e defende o que está vendendo. Ela se une em um propósito maior do que somente mostrar resultado, que é se comprometer a transformar para melhorar a vida do cliente.
É preciso que cada parte de uma equipe de vendas entenda que ela se compromete em dar suporte ao cliente. O cliente deve ser a razão do negócio existir, pois é ele que dá valor ao que você produz.
Os números são importantes, mas ela não deve se esquecer do porquê vende determinado serviço ou produto, trabalhando todos os dias para entregar mais valor e fazer um bom atendimento.
Todo esse ideal foi apresentado para que o vendedor entenda a importância necessária de ser parte de uma equipe e se mantenha motivado e alinhado com os propósitos do seu negócio.
E, para um perfeito alinhamento de sua equipe eu trouxe um presente: kit com oito planilhas para Marketing e Vendas que poderão ser usadas no seu negócio.
Não deixe de conferir; é totalmente gratuito:
Se você como empreendedor não se preocupa em montar uma equipe de vendas que mostra resultados e se compromete de modo a ter uma postura e responsabilidade de dono, os efeitos vão aparecer em breve.
Quando o seu negócio não tem a equipe de vendas que merece, o fim dele será inevitável. Negócio nenhum sobrevive sem vendas e também não cresce sem uma equipe disposta a trazer bons resultados, pois se o time comercial for “mais ou menos”, os resultados serão iguais.
Também é preciso entender um pouco de como montar uma equipe de vendas da forma correta, pois é preciso identificar de imediato os colaboradores que parecem cheios de gás, mas não conseguem entregar os resultados esperados.
Sendo assim, eu trouxe para você 9 passos para montar uma equipe de vendas, que você pode conferir logo abaixo. Vem com a gente!
Seguindo o passo a passo que iremos mostrar, você com certeza vai encontrar nas dezenas de candidatos uma equipe incrivelmente produtiva, que entrega ótimos resultados e está comprometida e alinhada com o seu propósito. Vamos conferir:
O perfil do candidato ao time comercial é basicamente o mesmo no início do processo. Por isso, veja algumas características para conseguir bons candidatos na triagem inicial:
Você também deve relacionar características com as necessidades do seu negócio, como a disponibilidade de horário, carteira de motorista, disponibilidade para viagens, entre outros requisitos.
Já para a quantidade do time, você precisa ter uma meta de vendas mensais. Para isso, defina o seu faturamento total mensal, divida pelo ticket médio do seu produto e descubra quantas vendas devem ser feitas.
Depois disso, considere que um trabalhador deva fazer uma venda a cada 12-16 horas, trabalhando 40 horas semanais, o que dá um total de 3,4 vendas por semana/vendedor.
Com esses dados, você consegue descobrir quantos vendedores são necessários para que a equipe atinja a sua meta de vendas mensais.
Depois de definir a sua necessidade, você precisa criar um anúncio e aguardar as aplicações para que o processo seletivo possa seguir em frente.
Recomendamos que você divulgue em portais de vagas, redes sociais e no Linkedin, que faz a função dos dois citados anteriormente. Quanto mais pessoas souberem do seu anúncio, mais fácil será garimpar uma boa equipe para suas vendas.
Depois de receber as aplicações, você precisará selecionar aqueles que mais se encaixam nos padrões que você definiu no primeiro passo.
Tente ser o mais preciso possível na hora de avaliar o currículo dos candidatos, pois é por meio do histórico e das informações dele que você encontrará os primeiros candidatos para seguirem em frente no processo seletivo.
A dinâmica de grupo serve para saber muito sobre como cada candidato se comporta no trabalho em equipe e também sobre pressão.
Você pode apresentar um case fictício, dividir os candidatos em dois grupos e analisar como eles se saem na hora de desenvolver juntos uma solução para o case em questão.
Algumas dicas para deixar o case ainda mais desafiador é estipular um tempo máximo para que eles se reúnam, fazer mudança de planos e até mesmo trocar integrantes dos grupos para que eles possam exercer a resiliência.
Nesta etapa você saberá muito sobre os candidatos e conseguirá distinguir os realmente bons dos que somente se dizem ser bons.
Depois de selecionar os candidatos que conseguiram se destacar na dinâmica de grupo, é hora de fazer uma entrevista individual com cada um deles.
Esta é a parte do bate-papo, em que você sabe mais um pouco da vida de cada um, planos para o futuro e entende um pouco mais das características deles.
Se tiver dificuldades, pode buscar ajuda de uma consultoria de RH para fazer a entrevista individual. Felizmente, neste ponto, os seus candidatos que sobraram já estão bem mais aptos a desenvolverem um bom trabalho na equipe de vendas.
O maior problema que um time de vendas pode enfrentar é contratar pessoas que a princípio parecem muito boas, mas não conseguem se adaptar na hora de ir a campo efetuar suas vendas.
Algumas pessoas enfrentam problemas com vendas externas, outras travam na hora de falar com o cliente e muitas outras situações podem surgir.
Para isso, é recomendável que você faça uma rotina de teste para que cada candidato conheça o ambiente de de trabalho e mostre se realmente está comprometido em trazer resultados e dar conta do recado.
Se o candidato teve êxito na dinâmica de grupo e na rota teste, esta é a hora de treiná-lo para que ele seja um profissional completamente qualificado para participar da sua equipe de vendas.
Você vai precisar desenvolver uma estratégia de vendas, um script que ajuda na conversão e preparar o seu vendedor para saber o perfil do cliente e como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo de diversas maneiras.
A dica é utilizar as ferramentas acima para montar um plano excelente que vai ser a base do seu comercial. É muito importante, para a gestão de pessoas, utilizar ferramentas que aumentam a produtividade e acarretam melhores resultados.
A partir de agora, é hora de pôr em prática todo o resultado das estratégias anteriores para convertê-lo em vendas. Nessa etapa é fundamental colocar o seu time em ação para testar a capacidade do grupo.
Para isso, é absolutamente necessário que a equipe de vendas tenha um líder comercial, um gestor que vai cobrar resultados, motivar e auxiliar a manter todo o time alinhado com os objetivos.
Se você não pode ser o líder comercial do seu negócio, procure-o em meio aos candidatos do time aquele que tem maior capacidade de liderança e invista na qualificação para que ele possa exercer esta responsabilidade na área comercial.
Frequentemente o seu time deve se reunir com o líder para analisar os resultados e fazer os ajustes necessários. Esta é a forma de manter a equipe toda alinhada a serviço do objetivo em comum.
Para isso, as reuniões podem acontecer todos os dias antes de todos saírem em busca de resultados. Não se deve tomar muito tempo dos vendedores, mas é necessário deixar todo mundo alinhado.
E aí, gostou dos passos para montar uma equipe de vendas?
Com estes nove passos, você com certeza vai montar uma equipe de vendas vencedora para o seu negócio ir mais longe. Não ignore a importância de um bom time, pois é realmente isso que mantém o seu negócio de pé.
Você, como líder do projeto, precisa também se qualificar para saber lidar com todos os setores da sua empresa. Por isso, recomendamos que você conheça o nosso Curso de Formação Empreendedora.
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Gostou das dicas de como montar uma equipe de vendas? Deixe o seu comentário ou dúvida e coloque já em prática estes passos para ter um time de sucesso!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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