Você sabe qual é a diferença entre um líder e um gestor? Muitas pessoas confundem os dois, mas a verdade é que existem características essenciais e distintas quando falamos de liderança e gestão.
Então, prepare-se para descobrir nesse artigo:
A principal diferença entre um líder e um gestor começa com o objetivo de cada um deles. Vamos entender quais são esses objetivos? Então siga a leitura!
O principal objetivo de um líder é questionar os processos da empresa a fim de perceber erros ou quando algo não faz sentido, algo que, às vezes, pode significar desafiar a gestão.
O líder é alguém que as pessoas possam confiar e acompanhar nas tarefas do dia a dia.
O que é ser um líder para você? Ter paixão? Se manter motivado? Se relacionar bem?
Tudo isso está correto, mas na visão de José Roberto Marques, empreendedor e Presidente do IBC Coaching, você é nomeado para tal quando domina a arte de conduzir pessoas a resultados extraordinários!
O líder pode engajar um grupo de pessoas em torno de uma visão e orientá-los a seguir o melhor caminho.
Ser um líder é exercer influência em sua equipe mesmo sem obter um cargo superior a eles. Isto é, mesmo sendo do mesmo nível que os demais, é tratado com respeito e admiração!
Para ser um líder é necessário saber que líderes inspiram outros profissionais através de suas ações e falas. Quando você está na liderança de uma equipe, seu objetivo é unir as pessoas ao seu redor, cada vez mais, para que a equipe atinja um objetivo em comum.
O principal objetivo da gestão é acompanhar o desenvolvimento de um projeto por planejamentos, desempenho dos integrantes da equipe, interesse dos stakeholders e por aí vai.
O gestor recebe a demanda de um projeto e é responsável pela delegação de tarefas e processos, por estabelecer estratégias de diferentes tipos e para que o projeto consiga ser realizado dentro da previsão de tempo e custo.
Ademais, o gestor manterá seu foco, e te incentivará a bater as maiores metas da empresa. Gestores têm o papel de direcionador de gestão de conflitos dos processos.
O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).
Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!
Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!
Entendeu as diferenças entre ambos os objetivos ? Agora veja as características que distinguem o líder de um gestor.
Confira as principais diferenças entre liderança e gestão:
1. À maneira como é feita a tomada de decisão
2. À abordagem diante de um projeto
3. Ao modo como o poder é exercido
4. À tolerância ao risco
5. À forma de motivar a equipe.
Entenda cada um desses ponto agora mesmo!
Os líderes tomam decisões engajando o time. São as pessoas que dizem: "vamos juntos realizar isso". Já os gestores costumam planejar as decisões previamente e apresentar para o time. Costumam dizer: "faça conforme o que foi planejado".
Quando diante de um projeto, líderes focam em valores e missão. O gestor, foca na visão. Assim, o primeiro está interessado em alinhar valor para atingir metas enquanto que, o segundo age para definir ações a fim de que essas metas sejam atingidas.
Quando falamos de poder, nos referimos à autoridade que tanto um líder quanto um gestor possuem quando estão à frente de uma equipe.
O líder foca em exercer o poder por meio da motivação intrínseca. Por outro lado, o gestor exerce o poder por meio da motivação baseada no respeito e confiança nas suas habilidades.
Para um gestor, os riscos e conflitos são acontecimentos a serem evitados ao máximo. O líder enxerga esses acontecimentos como oportunidades de melhorias, adaptações e aprendizados.
Isso não significa que um gestor também não veja os riscos dessa forma, porém lembra que ele está preocupado em desenvolver o projeto considerando o tempo e os custos estimados? Então, para ele, os riscos representam um problema que pode comprometer as metas estabelecidas.
Como você viu, o líder motiva o time intrinsecamente. Isso significa que ele tenta alinhar os valores, incitar a autoconfiança da equipe e incentivar o desenvolvimento.
Ele realiza todas essas ações com o objetivo de que o time se sinta motivado internamente, independente de resultados externos.
O gestor costuma motivar a equipe utilizando a métrica "atingimento de metas". Ele faz reconhecimentos públicos e competições internas, com prêmios para a pessoa da equipe que entregar maiores resultados. Essa é uma forma de motivação extrínseca.
A esse ponto do artigo, você já tem uma imagem bastante dualista entre gestores e líderes, certo?
O objetivo não é afirmar que um é melhor que o outro, mas mostrar como eles se comportam em cada um desses aspectos.
Na verdade, entendendo como eles se contrapõem, podemos imaginar que um profissional gestor, desenvolvendo habilidades de liderança ou vice-versa, tende a ser aquele profissional completo, não acha?
No tópico a seguir, você verá como desenvolver habilidade de liderança em um gestor.
O gestor costuma focar severamente em habilidades como análise de riscos, técnicas de gerenciamento e análises de custos, porém esquecem de desenvolver algumas soft skills que são fundamentais, como a oratória, a inteligência emocional ou a flexibilidade.
Podemos ajudar você com isso!
Tenha 13 vezes mais chances de ser contratado após aperfeiçoamento das Soft Skills!
Para 93% dos RHs, candidatos com Soft Skills desenvolvidas superam candidatos que dominam apenas habilidades técnicas, segundo o palestrante e escritor best-seller Andrea Iorio, junto a 264 RHs de empresas brasileiras com mais de 500 colaboradores.
Com a Formação em Soft Skills da Voitto você tem acesso a 13 cursos + 6 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e ainda garante certificados com validade em todo o território nacional.
Com desconto de 80% exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
Chegou a hora de você mudar a sua carreira. Torne-se parte do seleto grupo das altas remunerações! Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!