1. A Arte da Guerra, Sun Tzu
2. O Monge e o Executivo, James C. Hunter
3. Comece Pelo Porquê, Simon Sinek
4. Sonhar Alto, Pensar Grande, Theunis Marinho
5. Segredos da Liderança - Série Os 4 Segredos do Sucesso, John C. Maxwell
6. Sonho Grande, Cristiane Correa
7. Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen R. Covey
8. O Poder do Hábito, Charles Duhigg
9. Paixão por Vencer, Jack Welch
10. Empresas Feitas Para Vencer, Jim Collins
11. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie
12. Inteligência Emocional, Daniel Goleman
13. O Obstáculo é o Caminho, Ryan Holiday
14. Um Novo Jeito de Trabalhar, Laszlo Bock
15. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, John C. Maxwell
E aí, já decidiu por onde começar?
Não fique parado!

Conheça os 15 livros que são leitura obrigatória para qualquer líder!

Conheça agora nesse artigo, nossa lista excepcional composta por 15 livros que transformarão sua perspectiva sobre liderança e o destacarão dos demais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça os 15 livros que são leitura obrigatória para qualquer líder!

Liderança é o assunto do momento, não é mesmo? Todos comentam sobre ela, muitos são selecionados por possuírem liderança, outros tantos acham que a possuem e nesse emaranhado de informações, uma questão importantíssima acaba se perdendo: como desenvolver essa habilidade?

Para isso, separamos os 15 melhores livros que todo líder precisa ler.

Esses livros te ajudarão a se tornar um grande líder, capaz de gerenciar sua equipe de forma eficaz e os guiando para o sucesso.

Está curioso para saber quais são as indicações dos livros?

Ah! Mas antes, temos uma dica para você! Se você quiser ler resumos dos livros abaixo ou de outros, é só acessar o aplicativo ou o site do PocketBook4You.

Agora sim, vamos lá!

1. A Arte da Guerra, Sun Tzu

Capa do livro "A Arte da Guerra".


Nada melhor que começar por um clássico da estratégia e liderança. Escrito no século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu.

A Arte da Guerra” migrou do terreno militar para o mundo dos negócios, com a guerra corporativa entre as grandes empresas.

Trata-se de uma leitura excelente para aqueles que querem explorar o planejamento e a estratégia ao máximo antes de "entrar na batalha".

2. O Monge e o Executivo, James C. Hunter

Capa do livro "O Monge e o Executivo".


Como o próprio subtítulo do livro diz, essa é uma história sobre a essência da liderança, focada no que o autor chama de "liderança servidora".

O autor, em “O Monge e o Executivo” apresenta a distinção entre autoridade e poder, dissertando sobre os princípios da liderança em uma história envolvente sobre um famoso empresário que abandona o mundo dos negócios para se tornar um monge.

Com certeza esta obra está entre os livros que todo líder precisa ler.

3. Comece Pelo Porquê, Simon Sinek

Capa do livro "Comece pelo Porquê".

O livro "Comece pelo Porquê" do autor Simon Sinek, explora a importância de se ter um propósito forte para o sucesso pessoal e profissional.

O autor argumenta que muitas empresas e indivíduos se concentram no "o que" e no "como" de suas ações, mas ignoram o porquê por trás dessas ações.

4. Sonhar Alto, Pensar Grande, Theunis Marinho

Capa do livro "Sonhar Alto, Pensar Grande".


Em “Sonhar Alto, Pensar Grande”, você encontrará lições de um brasileiro que enfrentou os obstáculos e se tornou presidente de uma multinacional.

A partir dessas lições, o autor mostra que a persistência é um dos segredos nesse caminho, e que o topo oferece uma vista incrível.

Nestas páginas o leitor aprenderá, entre outras, a importância de:

  • Sonhar alto;
  • Fazer planos desafiadores para o futuro;
  • Não delegar seu destino a terceiros;
  • Aprender a dizer não;
  • Cultivar relacionamentos construtivos;
  • Refletir sobre as consequências dos seus atos, antes de colocá-los em prática;
  • Aprender com os erros, pois eles são ótimos "professores";
  • Não adiar as soluções para seus problemas.

5. Segredos da Liderança - Série Os 4 Segredos do Sucesso, John C. Maxwell

Capa do livro "Segredos da Liderança".


Respaldado em mais de duas décadas de experiência, Maxwell aborda questões cruciais com a sabedoria, naturalidade e objetividade. "Segredos da Liderança" é reflexo desse estilo: de forma fácil e descomplicada, mas com autoridade.

Este livro reúne princípios atemporais e orienta o leitor sobre como desenvolver as qualidades essenciais do verdadeiro líder, que são:

  • Influência;
  • Integridade;
  • Atitude;
  • Visão;
  • Capacidade de resolver problemas;
  • Autodisciplina.

Descubra as 5 práticas exemplares de liderança!

Quer se tornar um líder excepcional?

Então baixe agora mesmo o eBook 5 Práticas Exemplares de Liderança da Voitto e aprenda as técnicas mais eficazes para liderar sua equipe. Com esse guia completo, você vai desenvolver habilidades de liderança que farão toda a diferença no seu ambiente de trabalho.

Não perca mais tempo, clique no banner abaixo e faça o download gratuito agora mesmo!

Banner do ebook "5 prática exemplares de Liderança".

6. Sonho Grande, Cristiane Correa

Capa do livro "Sonho Grande".


Mais um livro sobre brasileiros de sucesso, "Sonho Grande" nos conta a história de Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, empresários que ergueram em pouco mais de quatro décadas o maior império da história do capitalismo brasileiro.

Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz.

Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes.

A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre.

Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

7. Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen R. Covey

Capa do livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes".


Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” é mais um daqueles livros que todo bom líder precisa ler em sua vida, afinal é fundamental que um líder seja uma pessoa altamente eficaz.

Foi traduzido para 38 idiomas e vendeu mais de 15 milhões de cópias desde 1989, quando foi publicado. Foi eleito pelos leitores da revista Chief Executive como o livro mais influente do século XX.

O autor lista sete princípios que, se estabelecidos como hábitos, devem ajudar a pessoa a atrair a verdadeira interdependência efetiva.

Stephen argumenta que essa interdependência é atingida por meio do alinhamento aos princípios da "Ética do Caráter", que ele acredita serem universais e atemporais, ao contrário da "Ética da Personalidade", algo que ele vê como prevalecente em muitos livros modernos de auto-ajuda.

8. O Poder do Hábito, Charles Duhigg

Capa do livro "O Poder do Hábito".


Continuando a falar sobre hábitos, em "O Poder do Hábito", Duhigg toca em outro assunto importantíssimo, que é a criação de hábitos corretos.

À primeira, isso pode parecer pequeno. No entanto, ao longo do livro você vai ver que, saber corrigir atitudes no momento certo pode contribuir com o seu sucesso.

9. Paixão por Vencer, Jack Welch

Capa do livro "Paixão por Vencer".


"Paixão por Vencer" oferece respostas para as perguntas mais desafiadoras com que as pessoas se defrontam no trabalho e fora do trabalho.

O objetivo de Welch é dirigir-se a leitores em todos os níveis das organizações. Seu público abrange trabalhadores de fábrica, estudantes universitários e MBAs, gerentes de projetos e executivos seniores.

Welch descreve seus princípios básicos em negócios e dedica quase todo o livro ao que realmente importa no trabalho que é:

  • Como liderar;
  • Como contratar;
  • Como progredir.

Seu propósito é ajudar todas as pessoas apaixonadas pelo sucesso.

10. Empresas Feitas Para Vencer, Jim Collins

Capa do livro "Empresas Feitas para Vencer".


Considerado, pela Time Magazine, um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, esta obra seminal de Jim Collins responde a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?

"Empresas Feitas Para Vencer" mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção.

Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura.

O autor apresenta também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

11. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie

Capa do livro "Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas".


Voltado para a arte de se relacionar com as pessoas com técnicas simples, porém, de extrema eficácia nos relacionamentos interpessoais, “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de 1936, é considerado um dos melhores de todos os tempos na área.

Tendo sobrevivido ao teste do tempo de forma brilhante, este é, sem dúvidas, um dos livros que todo líder precisa ler.

12. Inteligência Emocional, Daniel Goleman

Capa do livro "Inteligência Emocional".


Escrito por Daniel Goleman, este livro aborda a importância das habilidades emocionais na vida pessoal e profissional das pessoas. O autor defende que a inteligência emocional é tão importante quanto a inteligência cognitiva para o sucesso na vida.

"Inteligência Emocional" é um livro importante para quem deseja desenvolver suas habilidades emocionais e aprimorar sua capacidade de lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros.

13. O Obstáculo é o Caminho, Ryan Holiday

Capa do livro "O Obstáculo é o Caminho".

"O Obstáculo é o Caminho" é um livro que apresenta a filosofia do estoicismo aplicada ao mundo moderno. A obra tem como base a ideia de que os obstáculos que encontramos em nossa vida podem ser vistos como oportunidades para o crescimento pessoal e profissional.

Com uma linguagem clara e exemplos práticos, "O Obstáculo é o Caminho" é um livro inspirador que mostra como podemos transformar nossos obstáculos em oportunidades de crescimento e sucesso.

Esse livro  é indicado para pessoas que buscam desenvolver uma mentalidade resiliente e proativa diante das adversidades da vida.

14. Um Novo Jeito de Trabalhar, Laszlo Bock

Capa do livro "Um Novo Jeito de Trabalhar".


"Um Novo Jeito de Trabalhar", escrito por Laszlo Bock, é um livro que apresenta a história da cultura corporativa do Google e como essa cultura foi construída para criar uma empresa bem-sucedida e um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

O autor também compartilha diversos insights e dicas práticas para a contratação, gestão e desenvolvimento de funcionários.

Ele aborda temas como a importância de criar uma cultura de feedback constante, a valorização da inteligência emocional e a criação de programas de treinamento e desenvolvimento para os funcionários.

15. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, John C. Maxwell

Capa do livro "As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança".


"As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança" é um livro escrito por John C. Maxwell que explora as leis que governam a liderança eficaz.

O autor argumenta que a liderança é um conjunto de habilidades que pode ser aprendido e aprimorado, e que as leis apresentadas no livro são aplicáveis ​​a todos os tipos de líderes, em todos os campos.

O livro aborda 21 leis da liderança, incluindo a Lei da Influência, a Lei da Navegação, a Lei da Respeitabilidade, a Lei da Intuição e a Lei do Legado.

Cada lei é explicada em detalhes, com exemplos de líderes históricos e atuais que incorporam a lei em suas práticas de liderança.

E aí, já decidiu por onde começar?

Está se sentindo inspirado depois dessa lista com os melhores livros sobre liderança? Bem, se você, assim como eu, ama ler um bom livro, então com certeza está. A leitura é um dos meios mais simples e baratos de obter conhecimento e se desenvolver mentalmente.

Dito isso, e aí, o que achou dessa lista? Já leu algum dos livros mencionados? Conte para nós o que achou nos comentários. Sentiu falta de algum nome na lista? Fale conosco também.

Não fique parado!

Que tal aprender sobre liderança de alta performance?

O eBook Guia de Liderança de Alta Performance da Voitto é o seu guia completo para se tornar um líder ainda mais eficiente. Com ele, você vai aprender a desenvolver habilidades de liderança, motivar sua equipe e promover a inovação e a criatividade no ambiente de trabalho.

Não perca tempo e faça o download gratuito agora mesmo!

Banner do ebook "Guia de Liderança de Alta Performance".

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do Kit "Resumo de livros Liderança e Gestão".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Liderança E Gestão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.