Conciliar a atuação profissional com um mestrado não é nada fácil. Afinal, a pós-graduação exige muito estudo e dedicação para dar conta da enorme quantidade de tarefas e provas que nela há.
Assim, conciliar a trajetória acadêmica com o gerenciamento de uma empresa e com diversas responsabilidades, certamente foi um desafio para mim, ao cursar o programa de mestrado.
Pensando nisso, decidi dedicar minha dissertação a uma das grandes questões que permearam minha vida profissional e que é de grande interesse para o meu negócio: a área de ensino à distância (EAD).
O EAD passou por um grande crescimento nos últimos anos, devido ao avanço da tecnologia e à busca por formas de ensino mais dinâmicas e flexíveis.
A atração de novos ingressantes nesse mercado também se deveu, em grande parte, à redução de custos, já que as instituições de ensino não apresentam grandes gastos com instalações físicas nesse novo modelo.
Assim, o preço dos cursos também pôde ser atenuado, o que tornou o EAD uma escolha mais acessível ao consumidor. Do mesmo modo, diversas empresas surgiram no ramo, conferindo ao aluno uma enorme gama de possibilidades de seleção.
Conforme o mercado mudava com essa nova tendência, senti os impactos diretos na minha empresa de treinamento e consultoria, a Voitto, que é especializada nas áreas de Lean Seis Sigma, Softwares Empresariais, Sistemas de Gestão e Desenvolvimento Humano.
Permanecer estagnado não era uma opção assim, apostei no EAD e transferi a ministração dos meus cursos, que antes eram dados, em sua maioria, de forma presencial, para o meio online. Foi a partir dessa iniciativa que minha empresa colheu ótimos resultados e desfrutou de grande crescimento.
Assim, durante o meu mestrado, me propus a responder a pergunta: "quais são os fatores que mais possuem influência no comportamento do consumidor de cursos na modalidade à distância?" - um questionamento que é muito relevante para traçar as diretrizes estratégicas do meu negócio.
Isso porque a compreensão de como se desenvolve o comportamento de compra do consumidor, de acordo com os fatores que ele elege como os mais importantes, é essencial para o alcance da satisfação do cliente, qualidade do serviço ou produto, e a rentabilidade de uma organização.
Neste artigo, você vai entender qual foi a grande descoberta que obtive no meu mestrado sobre o processo de compra no EAD e quais são os fatores comportamentais que mais influenciam na escolha desse tipo de serviço.
A cultura é um conceito amplo e complexo, no qual um indivíduo, a partir da sua experiência pessoal, incorpora características e valores referentes à sociedade em que está inserido, facilitando a comunicação e a identificação com seus pares.
Esse fator de comportamento de consumo está diretamente ligado à escolhas do indivíduo, já que a necessidade de determinado produto varia de acordo com a cultura. Da mesma forma, o fator cultural influencia o valor que o indivíduo dá ao objeto ou serviço e a relação com o mesmo após a compra.
São os aspectos relacionados à influência no comportamento de compra do indivíduo por meio de grupos, sejam eles primários, como familiares e amigos, ou secundários, como referências profissionais.
A classe social tende a apresentar grande influência no comportamento do consumidor. Enquanto pessoas de classes sociais mais altas tendem a buscar produtos e serviços com maior valor agregado e status relacionado, as classes sociais mais baixas costumam dar mais importância ao preço e à compras que cabem no orçamento.
São os fatores relacionados à personalidade do indivíduo, que é definida como as respostas pessoais consistentes aos estímulos ambientais e incentivos externos.
Esse aspecto é responsável pelas diferentes preferências que as pessoas apresentam e que fazem com que o consumidor escolha um produto ou serviço em vez de outro.
Trata-se da maneira pela qual os indivíduos interpretam e processam as ideias referentes a uma determinada marca e/ou produto. Os fatores psicológicos que influenciam no comportamento do consumidor, por sua vez, estão ligados aos pessoais e à forma como o indivíduo recebe estímulos do ambiente.
No processo de compra, a percepção do indivíduo em relação à marca e aos produtos está relacionada à forma como as suas ideias recebem e processam as mensagens passadas por eles.
A pesquisa foi realizada no âmbito nacional, tendo como base a resposta de um questionário, destinado a usuários da rede de internet que se inscreveram em algum curso à distância nos últimos 24 meses.
Os dados necessários à condução do projeto foram coletados mediante a aplicação do
questionário estruturado on-line: survey. Nessa fase, foram mensurados os fatores que influenciam a compra de cursos na internet.
O questionário usado continha 30 questões que foram divididas pelos aspectos adotados, sendo o cultural com sete questões, o social com nove, o pessoal com oito e, por fim, o psicológico com seis, como pode ser observado na imagem abaixo:
772 pessoas responderam ao formulário, sendo que 72,83% dos participantes tinham de 18 a 35 anos. Também pôde ser observada uma maioria do sexo masculino, como ilustra o gráfico abaixo:
Da mesma forma, também foi possível obter informações acerca do grau de escolaridade das pessoas que responderam o questionário, assim como da distribuição de renda entre os respondentes, em que pôde-se perceber que 68,77% dos respondentes afirmaram receber até 2 salários mínimos (465) e entre 2 e 4 salários mínimos (264).
A partir da análise dos dados coletados, através do software MINITAB 18, foram identificadas as 3 mais relevantes variáveis respostas, em cada um dos quatro fatores que possuem influência no comportamento do consumidor de cursos do EAD.
Variáveis mais relevantes no aspecto social:
Variáveis mais relevantes no aspecto cultural:
Variáveis mais relevantes no aspecto psicológico:
Variáveis mais relevantes no aspecto pessoal:
Em seguida, para identificar se existe ou não influência de características dos respondentes nos resultados, foram considerados parâmetros relacionados a gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda mensal, obtendo-se as seguintes conclusões:
Além disso, através do método de análise de variância (ANOVA), foi possível categorizar a influência dos aspectos no processo de escolha por cursos no EAD pelo valor de suas médias. O resultado encontrado pode ser observado na imagem a seguir:
Dessa forma, a partir das conclusões fornecidas pela pesquisa, ações comerciais e de marketing por profissionais interessados em aumentar a conexão e a conversão do seu público alvo no EAD podem se tornar mais assertivas, de forma a proporcionar melhores resultados para as empresas.
Entender os fatores de escolha no comportamento do consumidor é fundamental para a definição de estratégias mais efetivas e para uma melhora na tomada de decisões em um negócio.
Com certeza, foi de grande ajuda para a minha empresa, que pôde melhorar o ciclo de qualidade do serviço ou produto, satisfação do cliente e rentabilidade.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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