A Comunicação Empresarial é um dos setores mais importantes que uma empresa precisa se atentar. Isso porque ela é responsável pelo relacionamento com os stakeholders de um negócio.
Esse setor pode ser formado por apenas um integrante ou por uma equipe inteira, dependendo das necessidades e das condições financeiras da empresa em questão.
Continue neste artigo e saiba mais sobre a importância da Comunicação Empresarial por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
A Comunicação Empresarial consiste em ações, estratégias, processos e esforços para o estabelecimento de relações entre a empresa e os diferentes públicos de interesse.
A comunicação corporativa é responsável por impactar a imagem da empresa diante dos stakeholders - clientes, fornecedores, investidores, funcionários, concorrentes, governo, imprensa, entre outros.
Possui como um de seus principais objetivos o engajamento e a interação do público com a corporação, em busca do aumento da confiabilidade do negócio, tornando-a referência no ramo em que atua.
A transmissão de informações deve ser realizada de forma objetiva, acessível e ágil, atravessando as pontas da comunicação - emissor e receptor - de maneira rápida, tanto externa como internamente.
Ela também deve estar presente em todos os profissionais da empresa, em busca do sucesso dos processos de gestão e de cultura organizacional do negócio.
A Comunicação Empresarial surgiu no início do século XX nos Estados Unidos da América, quando as organizações começaram a se preocupar cada vez mais com a sua imagem perante o público.
No Brasil, esse ramo surgiu juntamente com os cursos de Comunicação e ganhou força nos anos 70 após a criação da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
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A Comunicação Empresarial está diretamente alinhada à estratégia da corporação, impactando a sua eficiência e os seus resultados.
Dessa forma, os objetivos corporativos da empresa devem ser identificados e, após a definição da identidade organizacional, as ações comunicativas devem ser realizadas alinhadas a ela.
A comunicação organizacional também é responsável pela construção de uma marca atraente, por meio do fortalecimento do branding, além da unificação do discurso e do tom de voz da empresa.
Ela também deve ser realizada de maneira empática e transparente, importando-se com os reflexos das ações perante o seu público-alvo.
Essa comunicação também deve estar focada na busca pela atração e fidelização de clientes, demonstrando porque a empresa e o seu produto ou serviço são diferenciados da concorrência.
A Comunicação Empresarial possui algumas funções diante de seus stakeholders. Confira a seguir quais são as cinco principais:
A Assessoria de Imprensa está relacionada com o posicionamento da empresa diante do mercado e da mídia.
Algumas estratégias de comunicação utilizadas são os press-releases, press-kits, coletivas de imprensa, clipagem, artigos, notas oficiais, fotografias, vídeos, comunicação nas redes sociais,
Uma das principais funções de uma assessoria é o gerenciamento de crises. Quando a empresa se envolve em uma polêmica ou escândalo, a assessoria deve saber gerenciá-las e posicionar a empresa em busca da maior redução dos danos.
Entretanto, também é importante que a assessoria realize um planejamento estratégico em relação a possíveis crises para preveni-las e saber como se portar caso elas aconteçam.
A Comunicação Empresarial também é muito importante para a transmissão de informações entre os funcionários da empresa, eliminando ruídos e integrando as equipes produtivas.
O diálogo tem forte impacto no desempenho empresarial, contribuindo para a reputação perante os trabalhadores da empresa, além do desenvolvimento do endomarketing e do employer branding.
Quando esses funcionários estão satisfeitos, eles também promovem a empresa a outras pessoas, como amigos e familiares, além de trabalharem mais motivados e buscarem a alta produtividade.
A boa comunicação também contribui para o alinhamento das equipes produtivas à estratégia da empresa, além da gestão do conhecimento. Os funcionários devem saber quais são as suas funções e o seu papel diante das estratégias.
Ela pode ser realizada por meio de reuniões, notas internas, painéis de gestão, relatórios, e-mails, telefonemas, vídeos institucionais e regras de conduta.
Uma das funções da Comunicação Empresarial é realizar a comunicação externa com os clientes. É através dela que os consumidores vão obter informações sobre o seu produto ou serviço e se convencerem a adquiri-los ou não.
Essa comunicação pode ser realizada por meios offline - como panfletos e outdoors - ou por meios online - como o blog da empresa e as redes sociais.
Algumas das estratégias utilizadas são o inbound marketing e o outbound marketing.
Esse tipo de comunicação é imprescindível para o fortalecimento do branding da empresa. Também deve buscar o engajamento e a interação com os clientes.
Para que essa comunicação seja assertiva, é necessária a definição da persona do seu negócio. Isso permite que as estratégias de comunicação sejam direcionadas a essas pessoas e convertam em vendas.
Essa comunicação também é realizada com investidores e fornecedores.
A Comunicação Empresarial também pode ser responsável pelo contato direto com os clientes.
Por meio das redes sociais, pelo site, pelo e-mail ou por outros canais de comunicação da empresa, os funcionários do setor tiram dúvidas sobre o produto e tentam converter vendas.
Com esse atendimento, também é possível coletar possíveis feedbacks em relação ao produto ou serviço oferecido pela empresa.
A Comunicação Empresarial conta com fluxos de movimentação e de impacto. Confira a seguir quais são eles:
A estrutura do setor de Comunicação de uma empresa pode sofrer variações de acordo com a sua necessidade e a sua condição financeira. Ela é formada por jornalistas, publicitários, relações públicas, RH, analistas, estagiários e secretários.
Vale lembrar que ela deve estar diretamente conectada aos gestores da empresa, como diretores e presidentes, para que o alinhamento estratégico seja realizado com eficiência.
Confira a seguir como cada profissional contribui para a comunicação em uma empresa:
Os jornalistas são responsáveis pela apuração e produção de notícias tanto para comunicação interna como para a comunicação externa.
Esses profissionais também são responsáveis pela assessoria de imprensa do negócio, intermediando as relações entre mídia e empresa.
Os profissionais de publicidade e propaganda são responsáveis pela criação de campanhas publicitárias veiculadas nas redes sociais e nos meios de comunicação tradicionais.
Além disso, também pode realizar campanhas para conteúdos institucionais internos da empresa.
O profissional de relações públicas é diretamente responsável pela comunicação da empresa com os seus stakeholders, principalmente organizacionais.
Essa classe está presente principalmente na assessoria de imprensa e na comunicação externa da empresa.
O setor de recursos humanos é responsável pela seleção dos melhores colaboradores para a empresa, além do desenvolvimento e da motivação desses em prol do alcance dos objetivos traçados.
Dessa forma, o RH tem uma função essencial na comunicação interna. É o setor onde os funcionários podem tirar dúvidas e solicitar mudanças, além da realização de integrações, treinamentos, pesquisas de clima organizacional e gestão de conflitos.
Os estagiários auxiliam no cumprimento das atividades da área. Podem exercer qualquer uma das funções do setor.
Os principais cursos exigidos são da área de comunicação ou de recursos humanos. Geralmente são responsáveis pelo gerenciamento das redes sociais.
A secretaria está presente na Comunicação Empresarial para o atendimento ao cliente e aos demais stakeholders.
Além de tratar dos casos diretamente ligados à transmissão de informações, esses profissionais também podem intermediar a comunicação com a diretoria da empresa.
O analista de Marketing é responsável por coletar as informações obtidas nas mídias sociais e, a partir delas, elaborar estratégias comunicativas eficientes para o alcance dos resultados desejados.
Algumas dessas métricas são aquelas de interação, compartilhamento e reações nas redes sociais, acesso em redes sociais e no site da empresa, além daquelas de campanhas publicitárias específicas.
Outra opção são as respostas de pesquisas de satisfação com os clientes e com os colaboradores da empresa.
Essas informações devem estar alinhadas às KPIs da estratégia empresarial.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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