O que é a Comunicação?
Qual é a importância da Comunicação?
Quais são as diferenças entre a Comunicação Verbal e a Comunicação Não Verbal?
Comunicação Verbal
Comunicação Não Verbal
Comunicação Verbal e Não Verbal no Home Office!
Quero melhorar minha comunicação!
Torne-se um líder de alta performance!

Aprenda qual a diferença entre Comunicação Verbal e Não Verbal!

Você sabia que a oratória é uma das soft skills mais procuradas pelo mercado? Saiba como se destacar diferenciando a comunicação verbal da não verbal!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda qual a diferença entre Comunicação Verbal e Não Verbal!

No mundo da Comunicação e das habilidades comportamentais ou soft skills, a oratória é tida como fundamental no mercado de trabalho. Tal habilidade remonta o séc. V a.C. por Tísias e Córax, autores e ensinantes profissionais de oratória. Tempos depois, Aristóteles aprofundou tal estudo em seu livro “Retórica”.


A Comunicação, por sua vez, tem importância primária no desenvolvimento da humanidade. Na verdade, é essa capacidade de se comunicar de formas tão diversas e complexas que nos distingue dos outros animais, e é considerada uma das principais características de uma inteligência avançada.


Essa habilidade se divide em Comunicação Verbal e Não Verbal. Embora a diferença entre elas seja relativamente simples de se definir, é necessário entender a importância que cada uma tem na hora de transmitir informações. Neste artigo, você verá:

  • O que é a Comunicação?
  • Qual é a importância da Comunicação?
  • Comunicação Verbal;
  • Comunicação Não Verbal;
  • Comunicação Verbal e Não Verbal no Home Office!

Vamos lá?

O que é a Comunicação?

A Comunicação é dada pela troca de informação entre no mínimo dois indivíduos, sendo constituída pela linguagem verbal e/ou não verbal. Ou seja, na hora de se comunicar, é possível fazer uso de uma delas separadamente ou aplicá-las em conjunto.


Podemos dizer que a comunicação só é efetiva se o receptor entender a mensagem que o emissor quis transmitir. Para isso, é necessário que a mensagem sejaclara e objetiva.


Tenha em mente que a mensagem é o verdadeiro tesouro da comunicação, e essa mensagem pode ser transmitida de forma verbal ou não verbal.


Assim, considerando a oratória como uma das soft skills mais demandadas pelo mercado de trabalho, é necessário que você entenda como falar e adaptar a sua linguagem e a sua mensagem a depender do receptor desta.


Para isso, é necessário desenvolver e construir uma comunicação harmoniosa e respeitosa para que haja plena harmonia e sua conversa seja prazerosa.

Qual é a importância da Comunicação?

Desde os primórdios, a partir de gestos e pinturas rupestres, a comunicação é presente entre os seres humanos. Nesse sentido, a Comunicação tem a importância de transmitir mensagens, ideias e pensamentos de diversas maneiras e em diversas circunstâncias.

Também, a comunicação ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais são as diferenças entre a Comunicação Verbal e a Comunicação Não Verbal?

A diferença entre a Comunicação Verbal e a Não Verbal é que a Comunicação Verbal é expressada através de palavras escritas e/ou proferidas. A Comunicação Não Verbal, por sua vez, utiliza de artifícios como gestos, imagens, desenhos, tabelas, gráficos ou arte para transmissão de mensagens, ideias ou pensamentos.

Comunicação Verbal

A comunicação verbal pode ser definida como sendo toda linguagem falada ou escrita, ou seja, toda mensagem transmitida através de palavras. É parte do dia a dia de todos nós e possui uma variedade enorme, pois existem por volta de 7.000 idiomas no mundo!


De uma certa forma, a linguagem é diferente para cada um desses idiomas, com formas diferentes de enxergar o mundo.


Outro ponto de destaque é o advento da escrita, considerada a maior invenção de todos os tempos, e que permitiu que a informação fosse documentada, mantendo assim registros para a posteridade.


É interessante também pontuar a escrita criativa, pois a escrita é uma excelente forma de se comunicar através das palavras, e quanto melhor você souber usá-las, melhor a mensagem será transmitida. E nada melhor do que entender uma mensagem e informação!


Sendo assim, é possível perceber a importância que a comunicação verbal tem. E não é somente o que se diz, mas como se diz. Seu tom de voz e o volume com que fala influenciam consideravelmente na comunicação, tornando uma mensagem mais "agradável" ou não.


Enquanto o tom de voz é um elemento da linguagem não verbal, as palavras ditas pertencem à verbal e têm muita importância na comunicação. Não caia nessa de achar que elas não importam. Afinal de contas, não tem linguagem corporal e tom de voz que consertem uma palavra errada na hora errada.

Comunicação Não Verbal

A comunicação não verbalé compreendida por tudo aquilo que não faz uso de palavras. Já falamos sobre o tom de voz, mas esse é apenas um dos elementos desse tipo de linguagem. Outro exemplo é a linguagem corporal, que abrange tanto os movimentos do corpo quanto as expressões faciais.


Esse tipo de comunicação exerce muita influência no discurso, sendo um dos principais pontos de observação para quem quer falar bem em público. Cuidados com as mãos, a postura e a tonalidade da voz fazem a diferença, transmitindo mais confiança e segurança.


A linguagem não verbal possui características interessantes e universais, como alguns gestos (existem várias exceções) que são entendidos em qualquer lugar do mundo ou mesmo uma expressão facial de tristeza, que é basicamente a mesma para todos.


Outro exemplo de aplicação da linguagem não verbal é a sinalização de trânsito. Já parou para pensar que a maioria das placas de trânsito não possuem palavras escritas? Mesmo assim, entendemos perfeitamente a mensagem transmitida, pois aprendemos na autoescola, pela repetição e pelo convívio na sociedade.


É interessante perceber que nos acostumamos com essas convenções e achamos muito estranho quando ocorre qualquer mudança. Pense bem, você consegue se imaginar parando quando o semáforo indica luz verde? Seria bem estranho, não é mesmo?


Um ponto a se destacar é que essa escolha se deu baseada na nossa percepção visual, que associa o vermelho ao perigo e o verde à tranquilidade. O amarelo, que é o intermediário entre eles, se torna assim o sinal de atenção.


Mas qual a importância disso? Bem, é baseado na maneira como nossa interpretação de mensagens não verbais é feita que desenvolvemos os estudos em linguagem corporal, pois nossa mente associa determinados gestos a sentimentos, tornando a comunicação mais ou menos efetiva.

Comunicação Verbal e Não Verbal no Home Office!

É inegável que depois da pandemia do Coronavírus, o modelo de trabalho Home Office se expandiu de forma crescente no mercado de trabalho, e a Comunicação Verbal e Não Verbal se tornou um desafio para muitos.


No entanto, as dicas acima não se diferem muito, é apenas uma questão de prática, visto que para muita gente, esse estilo de trabalho é novo. Para isso, é preciso ter uma comunicação Assíncrona, veja no modelo abaixo:

Quero melhorar minha comunicação!

Comunicação em Home Office

Torne-se um líder de alta performance!

Com o nosso Ebook Guia de Liderança de Alta Performance, você vai entender melhor o que é liderança, como se tornar um líder ágil e ainda poderá descobrir se você age como um líder ou um chefe.

Ainda em dúvidas em como desenvolver sua liderança ao ponto de gerar melhores resultados?

Baixe agora e tenha acesso à dicas de como ser uma liderança ágil e que inspira, além de começar a fazer as melhores escolhas!


Guia de Liderança de alta performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Comunicação não-violenta na prática

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Comunicação Não Violenta Na Prática

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.