O que é comunicação verbal?
Comunicação verbal escrita
Comunicação verbal oral
4 Elementos da comunicação verbal
Quero me comunicar bem!

Aprenda com a comunicação verbal como falar de maneira envolvente!

Sempre sonhou em dominar a arte da comunicação verbal? Então, continue acompanhando a leitura e se surpreenda!

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Aprenda com a  comunicação verbal como falar de maneira envolvente!

Provavelmente você conhece alguém ou já passou pela situação de ter que apresentar um trabalho com aquele friozinho na barriga. Algumas pessoas suam frio e outras chegam a ter problemas gastrointestinais aoprecisar fazer uso da comunicação verbal em público.

Situações como essa podem atrapalhar a vida de uma pessoa, não é mesmo? Saber se comunicar bem e passar o conteúdo que você precisa de forma clara é essencial para ter sucesso tanto na vida profissional quanto pessoal.

A comunicação é constituída pela linguagem verbal e não verbal, sendo que a linguagem não verbal abrange 55% da nossa comunicação. Contudo, a comunicação verbal ainda é indispensável para passar informações e estabelecer relações interpessoais.

Logo, se a sua intenção é melhorar a sua comunicação verbal ou conhecer mais sobre esse assunto, leia esse artigo. Nós vamos te passar dicas importantes sobre essa área de conhecimento. Nesse artigo você aprenderá:

  • O que é comunicação verbal?
  • Comunicação verbal escrita
  • Comunicação verbal oral
  • 4 Elementos da comunicação verbal

O que é comunicação verbal?

A comunicação verbal é tudo aquilo que é transmitido através das palavras, seja na forma falada ou escrita.

Você já deve ter escutado que a oratória é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho, certo? Em diversas situações precisamos trocar informações e, para isso, é importante conhecer os elementos da comunicação verbal para transmitir a mensagem certa da melhor forma possível.

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A Comunicação Não-Violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book vai te ensinar a se comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da CNV. Bora começar?

Comunicação Não-Violenta Na Prática

Comunicação verbal escrita

Toda informação passada através de meios como jornais, revistas e aplicativos de mensagem abrange a comunicação verbal escrita.

A comunicação escrita exige muita atenção, visto que o receptor da mensagem não está presente no momento da escrita. Dessa maneira, é indispensável ao emissor da mensagem o conhecimento das regras de ortografia e sinais de pontuação para a melhor compreensão da mensagem.

O canal de comunicação entre emissor e receptor deve não ser ambíguo para que a mensagem chegue.

Afinal, uma frase com pontuação errada pode ganhar outro sentido. Veja o exemplo de ruído na comunicação escritaabaixo:

Ruído na comunicação escrita


No caso da mensagem que essa mãe enviou, ela provavelmente queria dizer para a filha não ingerir bebidas alcoólicas. Todavia, a pontuação errada deu um outro contexto à frase.

Uma outra situação muito comum no meio da comunicação verbal escrita é a suposição do "estado de espírito" de quem envia a mensagem. Assim, se alguém próximo a você te manda apenas “Oi “ é normal você achar que tenha algo errado.

Mas, se a pessoa envia um “Oi fulano, tudo bem? :)” As chances de você pensar que há algo de errado é muito menor.

Percebeu a mudança de entendimento de quem recebe a mensagem? Por isso, é importante que você aprenda a como transmitir mensagens de forma mais efetiva!

Comunicação verbal oral

A comunicação oral, também chamada de comunicação falada, compreende o conteúdo que você transmite através da sua fala.

Contudo, se a sua intenção é gerar um conteúdo rico e que cative a atenção de quem está ouvindo, é necessário utilizar mais do que apenas palavras.

Até porque uma pessoa pode ter um nível intelectual muito bem desenvolvido, mas se ela não sabe como se expressar, a comunicação verbal pode atrapalhar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

E então, você quer saber como ter uma boa comunicação verbal?

O primeiro passo é aprender quais são os elementos da comunicação verbal oral que podem lhe ajudar a se expressar melhor.

4 Elementos da comunicação verbal

Você já se perguntou como é constituída a comunicação? Segundo os estudiosos deste tipo de linguagem, a comunicação verbal é dividida em quatro elementos que são necessários para que uma pessoa fale bem em público.:

1. Entonação

2. Ritmo

3. Dicção

4. Ênfase

1. Entonação

A entonação é como a melodia de uma música. Provavelmente, você já percebeu como duas palavras podem ganhar sentidos diferentes dentro de uma canção se a mesma for romântica ou agitada.

A fala também funciona dessa forma, pois a maneira que você lê ou fala uma palavra é o que diferencia o significado dela.

Logo, é importante que você passe emoção, honestidade e sinceridade na sua fala, mas sem exageros ou monotonia.

O ideal é que você encaixe o seu tom de voz na situação em que se encontra. Se você precisa repreender alguém, é necessário fazer isso com mais seriedade, sem brincadeiras.

Mas, se vai apresentar um trabalho, é aconselhável que você faça isso de uma forma agradável, a fim de mostrar para as pessoas o quão interessante é o assunto em questão. Torne a comunicação envolvente para seu público!

Ao falar sobre um assunto, tente imaginar a situação por trás da mensagem . Esta é uma forma de como melhorar a voz para falar. Por exemplo, em uma apresentação de projeto para tentar ser promovido você não deve usar uma entonação baixa, pois isso pode afetar sua credibilidade. Posicione-se de forma confiante e fale com entonação mais elevada.

2. Ritmo

Bateu aquele nervosismo na hora de se apresentar e você começou a falar tudo muito rápido para terminar a apresentação? Ou o medo de esquecer algum item e “tropeçar“ nas palavras fez com que você falasse demasiadamente devagar?

Você se identificou com algum dos exemplos citados acima? Se sim, isso não é um bom sinal. A fala muito acelerada faz com que você perca a voz e a pessoa que está te ouvindo fique cansada. Já a fala excessivamente pausada, não prende o interesse do público, causando desinteresse no público ouvinte.

Para melhorar a sua apresentação, é necessário que as palavras ganhem um ritmo mais constante. Logo, é fundamental que você saiba o momento correto de utilizar a pausa. A pausa é responsável por te ajudar a manter o ritmo, melhorar a sua dicção, aumentar a compreensão do público e proporcionar mais lógica e elegância ao seu discurso.

Portanto, faça pausas curtas, sem dar tempo para o outro desviar o olhar. Lembre-se que você deve articular a sua voz e chamar atenção das outras pessoas para a sua fala.

Esta é uma das dicas para melhorar a fala. Uma aplicação dessa dica é quando chega na parte do clímax de sua fala e você quer fazer um suspense antes de revelar algo.

Nesse caso, você faz uma pausa, com pouco mais de tempo, para que o público foque atenção e interesse no que você falará a seguir.

Dicção

A dicção é um dos elementos mais importantes na comunicação verbal, visto que é a parte da sua linguagem responsável por articular as palavras de forma clara e compreensiva.

Muitas vezes a falta de desenvoltura com as palavras é um problema na fala - relacionada à dicção -que as pessoas carregam desde a infância. Há muitos adultos que costumam trocar a letra "r" pela "l" ou "falam para dentro".

Se você está se perguntando “Como melhorar a dicção?”, saiba que uma forma de tratamento muito eficiente é com os profissionais de fonoaudiologia.

Curiosidade: Você tinha a percepção que saber articular as palavras pode mudar até mesmo o jeito com que as pessoas te tratam? Quando você fala de uma maneira clara, as pessoas têm mais interesse em prestar atenção em você :)

Interessado em saber como ter uma boa dicção verbal? Que tal fazer um exercício de dicção para potencializar a sua comunicação? Um dos exercícios é falar trava-línguas. É algo bem simples, basta que você coloque uma caneta na boca e repita 5 vezes a frase abaixo:

“Comprei poucas capas pretas plásticas perto da praça Petrópolis.”

Viu como que a caneta faz com que você comece a articular melhor suas palavras? Agora, procure fazer o mesmo exercício sem a caneta na boca e veja como a sua dicção pode melhorar. Esta é uma técnica de dicção através de um modelo de mini texto para melhorar a fala.

Ênfase

A ênfase faz toda a diferença no seu discurso. Junto com a entonação, esse elemento faz com que o público entenda melhor a sua intenção com uma determinada mensagem.

Se você quer ressaltar pontos positivos ou negativos de uma determinada situação, utilize a ênfase. Dessa maneira, as pessoas terão maior facilidade de absorver o que foi proposto.

Ah, e lembre-se que a comunicação não-verbal é um elemento complementar à comunicação verbal, ok? Se você tem interesse em saber o que é comunicação verbal e não-verbal, como o corpo fala a linguagem silenciosa da comunicação não verbal e qual a diferença entre esses 2 tipos de comunicação, leia nossos outros artigos sobre o tema!

Quero me comunicar bem!

Se você já entendeu para que serve a comunicação verbal, que tal colocar as dicas desse artigo em prática e mudar a forma com que você conversa no seu dia a dia? Seja na hora de comprar um pão na padaria ou de apresentar um palestra, fale bem!

Através da comunicação verbal é possível se comunicar de maneira satisfatória, trocar informações e cativar a atenção das pessoas a sua volta!

Agora que você já sabe o que é comunicação verbal e está interessado em como obter uma boa comunicação, que tal aprender mais sobre esse universo? Temos o Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação, no qual você vai poder desenvolver suas habilidades de oratória e, ainda, ter melhores relações interpessoais.

Afinal, para desenvolver a arte de falar em público é necessário que a sua linguagem corporal e verbal caminhem de mãos dadas.

E então, estava querendo um curso para melhorar a comunicação verbal e aprender a como melhorar a comunicação com as pessoas? Inscreva-se abaixo!

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.