Você já passou por uma situação onde estava falando e ninguém prestando atenção? É uma sensação terrível, não é mesmo? Afinal de contas, quando você está dando uma palestra, espera que o público se interesse por ela.
Além disso, se há um indicador para um bom orador, esse seria aquele que consegue prender a atenção da plateia. Pensando nisso, separamos para você as 6 melhores estratégias para manter a atenção do público.
Então, se você quer saber como fisgar a audiência do início ao fim de sua apresentação, confira essas dicas!
Uma das piores coisas que você pode fazer se quiser manter a atenção do público é ficar parado. As pessoas se acostumam com seu posicionamento e começam a se dispersar.
Então, se for possível, movimente-se lentamente enquanto discursa, o que chamará a atenção da plateia, levando a seguir com os olhos, acompanhando o que está dizendo.
Mas cuidado para não se mover de forma abrupta, pois o efeito gerado será o contrário, pois as pessoas serão distraídas pela movimentação excessiva. Assim, seja natural e sincronize seus movimentos com o que está sendo dito. Lembre-se de que a sua linguagem corporal tem grande influência na hora de transmitir a mensagem.
Controlar bem o tempo é uma das melhores estratégias para manter a atenção do público. Quanto mais longa for uma apresentação, mais fácil é para a plateia se distrair e recorrer aos smartphones.
Portanto, esteja atento ao tempo de apresentação, procurando não se alongar de forma desnecessária, principalmente em assuntos em que o público naturalmente se sentirá mais desinteressado.
Em palestras obrigatoriamente mais longas, um intervalo pode ajudar de forma considerável, pois permite que as pessoas tenham um pequeno descanso mental. Isso acontece porque nosso tempo médio de concentração é de cerca de 90 minutos. Assim, a partir de uma hora de palestra, já vale considerar uma pequena pausa.
Storytelling é a capacidade de contar histórias, e essa capacidade é fundamental para cativar a audiência. Nós temos a tendência natural de nos interessarmos por histórias, pois elas despertam em nós identificação com o personagem, sentindo suas aflições.
Dessa forma, ficamos com a atenção focada em quem conta a história, esperando pelo seu desfecho. Para isso, é necessário que os pontos da narrativa estejam coesos, com introdução, desenvolvimento e conclusão. E claro, a história contada deve agregar algo para a apresentação, e não apenas ser algo avulso, jogado de qualquer forma.
Para não deixar ninguém cair no sono, a melhor tática é fazer com que o público participe da apresentação. Para isso, você pode fazer perguntas sobre o assunto, de forma a estimular a curiosidade dos ouvintes. Além disso, ninguém vai querer ser pego de surpresa por uma pergunta, então naturalmente estarão prestando atenção.
Outra estratégia é levar dinâmicas para serem feitas com a plateia, como pedir para que desenhem alguma coisa, ou mesmo chamar algum voluntário para que seja usado de exemplo em uma história, por exemplo. Isso manterá todos interessados e entretidos, fazendo com que sua palestra ganhe destaque.
Quantas frases prontas você já não ouviu acerca do poder que o silêncio tem, certo? Embora seja clichê, é verdade. Quando bem utilizado, o silêncio pode cativar a atenção do público de forma magnífica, induzindo os ouvintes a refletirem sobre o que está sendo discutido.
Este é um recurso dramático que você certamente já viu ser muito bem utilizado em filmes, por exemplo. Muitas cenas memoráveis do cinema são marcadas pela ausência de palavras, algumas até mesmo sem trilha sonora, e com isso conseguem criar no telespectador um momento de tensão marcante, permitindo que este esteja imerso na cena.
De forma semelhante, é possível fazer uso dessa técnica em uma apresentação. Por exemplo, após uma frase de impacto, alguns segundos de silêncio absoluto irão deixar o público completamente envolto na reflexão sugerida por essa frase ou pensamento.
Para tornar sua apresentação mais interessante, adicione recursos audiovisuais (se for possível, é claro). Esses recursos atraem a atenção do público, devido à informações e imagens apresentadas nos slides.
Uma excelente vantagem dessa estratégia é que ela te fornece um apoio visual, desviando um pouco os olhares dos ouvintes de cima de você, o que é excelente para os mais tímidos.
Todavia, você deve ter em mente que o importante na apresentação é o que você diz, e não o que está no slide. O recurso visual está ali apenas para te dar um suporte.
Logo, você é o foco da apresentação. Não encha os slides de texto! Use imagens, tópicos e gráficos que te ajudarão a guiar a apresentação no caminho desejado. Ao colocar textos nos slides, o público ficará totalmente distraído lendo o que está escrito, e isso piora quando quem está palestrando também lê os slides.
Lembre-se: se fosse para ler, qualquer um poderia estar apresentando em seu lugar.
Agora que você viu essas 6 estratégias para manter a atenção do público, já sabe tudo o que precisa para comandar seu público como um verdadeiro maestro. Mas para se tornar um orador completo, você precisa conferir alguns de nossos artigos, como:
O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.
Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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