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O que é Comunicação Assertiva?
Benefícios da Comunicação Assertiva
Como ter uma boa Comunicação Assertiva?
Tipos de Comunicação
Tipos de Comunicação Assertiva
Elementos fundamentais da Comunicação Assertiva
Desenvolva suas habilidades!

Aprenda a usar Comunicação Assertiva ao seu favor para melhorar suas relações de trabalho.

Saiba como a Comunicação Assertiva pode te ajudar a alcançar seus objetivos, transformar seus relacionamentos e a forma como as pessoas te veem.

Caio César
Por: Caio César
Aprenda a usar Comunicação Assertiva ao seu favor para melhorar suas relações de trabalho.

A Comunicação Assertiva está relacionada a uma capacidade de transmitir ao outro os seus pensamentos, opiniões e necessidades de forma direta porém sem agressividade, com respeito aos sentimentos do outro.

Com a comunicação digital, precisamos cada vez mais ter atenção a como falamos com o outro, já que muitas vezes essa troca acontece por mensagens, pelas redes sociais ou chamadas de vídeo. É preciso ter cuidado não apenas com a conversa cara a cara.

Saber se comunicar é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho atual, pois influencia no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho.Mas você sabe o que é e como ter uma comunicação assertiva?

Conhecer quais são os estilos de comunicação e aprender a se comunicar de forma clara e objetiva é essencial para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos, ter suas necessidades atendidas da melhor forma e construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

Continue lendo este artigo, pois iremos tirar todas as suas dúvidas sobre Comunicação Assertiva. Aqui você aprenderá:

  • O que é Comunicação Assertiva?
  • Benefícios da Comunicação Assertiva;
  • Como ter uma boa Comunicação Assertiva?
  • Tipos de Comunicação;
  • Tipos de Comunicação Assertiva;
  • Elementos fundamentais da Comunicação Assertiva.

O que é Comunicação Assertiva?

A comunicação assertiva é baseada no equilíbrio. Ela requer que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros.

Nem sempre é fácil identificar um comportamento realmente assertivo. Muitas vezes as pessoas confundem assertividade com agressividade, já que a linha entre os dois comportamentos é tênue.

Quando você pratica a comunicação assertiva, isso mostra que você está seguro de si e se aproveita disso para provar seu ponto de maneira firme, justa e com empatia.

Que tal um exemplo para ficar mais fácil? Vamos lá, quando um chefe coloca uma pilha de trabalho na sua mesa no seu último dia antes de sair de férias, e exige que seja entregue imediatamente, ele está sendo agressivo.

O trabalho precisa ser feito, mas quando ele delega a você em uma hora inapropriada, mostra desrespeito e falta de consideração com suas necessidades e sentimentos.

Quando você, em resposta, informa ao seu chefe que o trabalho será feito apenas depois que você voltar de férias, você encontrou o ponto certo entre passividade (não ser assertivo o suficiente) e agressividade (ser hostil ou rude).

Você consegue reivindicar seus direitos ao mesmo tempo que reconhece a necessidade do seu chefe sobre o trabalho realizado.

Benefícios da Comunicação Assertiva

Um dos principais benefícios em exercer a comunicação assertiva é poder gerar maior autoconfiança, uma vez que você aumenta seu conhecimento sobre quem você é e o valor que você tem a oferecer.

Em geral, pessoas assertivas:

  • Tornam-se ótimos líderes: é essencial tratar as pessoas de maneira justa e respeitosa para que elas possam te tratar da mesma forma em retorno. Por isso, um líder que tem uma comunicação assertiva é alguém com quem as pessoas desejam trabalhar;
  • Negociam soluções benéficas para todos: é importante estar atento ao valor da outra parte para conseguir negociar um meio termo que agrade a todos;
  • São melhores executores e solucionadores: é preciso se sentir empoderado para fazer o que é necessário, buscando sempre a melhor solução;
  • São menos estressados e ansiosos: é crucial ser seguro de si e apresentar inteligência emocional quando as coisas não acontecem da maneira que foi planejada.

Como ter uma boa Comunicação Assertiva?

Não é fácil se tornar mais assertivo, mas é possível. Provavelmente não vai acontecer da noite para o dia, mas praticando as técnicas apresentadas a seguir de maneira regular, você vai conseguir a confiança necessária para dominar a comunicação assertiva!

Então, se você acredita que tem tendência a ser mais passivo ou agressivo, se liga nestas 8 dicas que vão te ajudar a melhorar sua comunicação:

1. Valorize você e seus direitos

Para ser mais assertivo, você precisa ter uma boa compreensão sobre si mesmo, assim como uma forte crença no seu valor inerente e no que você representa para a sua equipe ou organização.

Essa crença pessoal é a base para a autoconfiança e comportamento assertivo. Isso vai te ajudar a reconhecer que você merece ser tratado com dignidade e respeito, te dá a confiança para lutar por seus direitos e ser verdadeiro consigo mesmo.

2. Explicite suas necessidades e desejos com confiança

Se você deseja desempenhar o seu máximo potencial, então você precisa garantir que suas prioridades sejam atendidas.

Não espere que outra pessoa reconheça sua necessidade, você pode acabar esperando para sempre! Tome a iniciativa e comece a identificar o que você precisa. Então, trace metas para que você possa atender suas prioridades.

Feito isso, você pode falar, de maneira clara e confiante, com seu chefe e colegas de trabalho exatamente o que você precisa deles para te ajudar a alcançar seus objetivos.

Encontre maneiras de realizar pedidos que evitem sacrificar necessidades de outras pessoas. Se você quer que as pessoas te ajudem pedir pelas coisas de maneira agressiva pode até mesmo comprometer o relacionamento entre vocês.

3. Entenda que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas

Não cometa o erro de assumir a responsabilidade sobre como as pessoas vão reagir à sua assertividade. Se eles, por exemplo, agirem de maneira agressiva ou ressentida com você, tente evitar responder da mesma forma.

Lembre-se que você pode controlar apenas você mesmo e seu próprio comportamento, então faça seu melhor para se manter calmo e comedido quando as coisas ficarem tensas, pois isso também faz parte da comunicação assertiva.

Enquanto você se mantiver respeitoso e não violar as necessidades de outra pessoa, então você tem o direito de dizer ou fazer o que você quiser.

4. Expresse seus sentimentos de maneira positiva

É importante dizer o que está na sua mente, mesmo quando precisa lidar com alguma dificuldade. Mas você deve fazer isso de maneira construtiva e sensível.

Não tenha medo de se defender e confrontar pessoas que te desafiem. Você pode se permitir ficar nervoso! Mas lembre- se de controlar suas emoções e continuar respeitoso em todos os momentos.

5. Mantenha-se aberto a críticas e elogios

Um ponto importante da comunicação assertiva é aceitar os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, de forma graciosa, humilde e positiva. Se você não concorda com a crítica recebida, então precisa estar preparado para falar sobre isso, sem entrar na defensiva ou se estressar.

6. Aprenda a falar não

Dizer "não" é algo difícil de se fazer, ainda mais se você não está acostumado, mas é vital se você deseja se tornar mais assertivo.

Conhecer seus próprios limites e saber quanto trabalho você é capaz de fazer vai te ajudar a gerenciar suas tarefas de maneira mais eficiente, além de te auxiliar a identificar as áreas do seu trabalho que você sente que está sendo aproveitado.

7. Preste atenção na sua expressão corporal

Você precisa ajustar a sua linguagem corporalpara ter uma boa comunicação, o jeito que você fala é tão importante quanto o que você fala. Seu interlocutor vai receber uma mensagem confusa se você estiver falando firmemente, mas de cabeça baixa.

Tente sempre olhar nos olhos da outra pessoa, manter-se ereto e relaxar sua expressão facial. Além disso, é preciso estar atento para o volume e o tom de sua voz.

8. Faça uso de técnicas de comunicação assertiva

Existem várias técnicas simples, mas eficientes, de comunicação assertiva que irão te ajudar, por exemplo:

  • Use frases com "eu": Faça uso de expressões como "eu quero" ou "eu preciso" para fazer afirmações simples e dizer seu ponto de vista;
  • Evite exageros com palavras como "sempre" ou "nunca";
  • Tente falar com fatos, e não com julgamentos;
  • Empatia: sempre tente entender a maneira com que a outra pessoa enxerga a situação.

Aproveite para compreender melhor o assunto assistindo ao vídeo a seguir:

Tipos de Comunicação

A comunicação é a maneira que nós seres humanos desenvolvemos para transmitir ao mundo as nossas necessidades. Ao longo das eras, nós desenvolvemos diferentes formas de fazer isso, inclusive com a tecnologia.

Basicamente, podemos dizer que nós utilizamos 4 tipos de comunicação, são eles:

  • Comunicação visual;
  • Comunicação escrita;
  • Comunicação verbal;
  • Comunicação não-verbal.

Percebeu como esses quatro tipos de comunicação estão ao nosso redor, muitas vezes sem que a gente perceba, a comunicação não-verbal, por exemplo, é feita de forma inconsciente e automática o tempo todo.

Tipos de Comunicação Assertiva

Dentro da comunicação assertiva existem 5 formas diferentes de classificar a assertividade, de acordo com estudiosos da área. Entender as características de cada uma pode te ajudar em conversas importantes.

Os 5 tipos de comunicação assertiva são:

  • Assertividade Básica: acontece quando você reconhece os sentimentos da outra pessoa na hora de responder, dessa forma ele entende se sentirá acolhido;
  • Assertividade Escalonada: é feita aos poucos, normalmente quando o outro não entende de primeira o que você quer falar;
  • Mensagem do Eu: essa é feita quando quem comunica assume a responsabilidade do que está sendo falado (“eu me senti”, eu gostaria”;
  • Asserção Empática: quando você repete o que o outro fala, validando seus sentimentos e opiniões e em seguida sugerir a sua visão com respeito;
  • Asserção de Conforto: dividida em três partes, ela descreve o que a outra pessoa está falando que fez, em seguida, falar o que ela realmente fez e por último dizer o que realmente pretende com aquilo.

Após entender os tipos de comunicação assertiva, que tal conhecer os elementos fundamentais que a caracterizam? Leia no próximo tópico.

Elementos fundamentais da Comunicação Assertiva

Para que a sua comunicação acerte o alvo e alcance o objetivo, é importante que ela siga alguns elementos fundamentais da comunicação assertiva, você já conhece algum deles?

Pense, com o que você já aprendeu até aqui neste artigo, lembre de algum momento em que você se comunicou de forma assertiva, ou percebeu que alguém se comunicou assertivamente com você. Quais fatores fizeram com que essa comunicação fosse tão eficaz?

Provavelmente você vai falar alguns dos 5 critérios que vamos citar aqui, pois sabe-se que os elementos fundamentais da comunicação assertiva são:

  • Precisão;
  • Objetividade;
  • Coerência;
  • Clareza;
  • Concisão.

Sempre que for se comunicar com alguém e precisar que essa troca seja eficiente e eficaz, lembre-se desses elementos e foque neles para ter uma fala assertiva.

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Caio César

Caio César

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Black Belt em Lean Seis Sigma. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

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