A Comunicação Assertiva está relacionada a uma capacidade de transmitir ao outro os seus pensamentos, opiniões e necessidades de forma direta porém sem agressividade, com respeito aos sentimentos do outro.
Com a comunicação digital, precisamos cada vez mais ter atenção a como falamos com o outro, já que muitas vezes essa troca acontece por mensagens, pelas redes sociais ou chamadas de vídeo. É preciso ter cuidado não apenas com a conversa cara a cara.
Saber se comunicar é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho atual, pois influencia no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho.Mas você sabe o que é e como ter uma comunicação assertiva?
Conhecer quais são os estilos de comunicação e aprender a se comunicar de forma clara e objetiva é essencial para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos, ter suas necessidades atendidas da melhor forma e construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.
Continue lendo este artigo, pois iremos tirar todas as suas dúvidas sobre Comunicação Assertiva. Aqui você aprenderá:
A comunicação assertiva é baseada no equilíbrio. Ela requer que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros.
Nem sempre é fácil identificar um comportamento realmente assertivo. Muitas vezes as pessoas confundem assertividade com agressividade, já que a linha entre os dois comportamentos é tênue.
Quando você pratica a comunicação assertiva, isso mostra que você está seguro de si e se aproveita disso para provar seu ponto de maneira firme, justa e com empatia.
Que tal um exemplo para ficar mais fácil? Vamos lá, quando um chefe coloca uma pilha de trabalho na sua mesa no seu último dia antes de sair de férias, e exige que seja entregue imediatamente, ele está sendo agressivo.
O trabalho precisa ser feito, mas quando ele delega a você em uma hora inapropriada, mostra desrespeito e falta de consideração com suas necessidades e sentimentos.
Quando você, em resposta, informa ao seu chefe que o trabalho será feito apenas depois que você voltar de férias, você encontrou o ponto certo entre passividade (não ser assertivo o suficiente) e agressividade (ser hostil ou rude).
Você consegue reivindicar seus direitos ao mesmo tempo que reconhece a necessidade do seu chefe sobre o trabalho realizado.
Um dos principais benefícios em exercer a comunicação assertiva é poder gerar maior autoconfiança, uma vez que você aumenta seu conhecimento sobre quem você é e o valor que você tem a oferecer.
Em geral, pessoas assertivas:
Não é fácil se tornar mais assertivo, mas é possível. Provavelmente não vai acontecer da noite para o dia, mas praticando as técnicas apresentadas a seguir de maneira regular, você vai conseguir a confiança necessária para dominar a comunicação assertiva!
Então, se você acredita que tem tendência a ser mais passivo ou agressivo, se liga nestas 8 dicas que vão te ajudar a melhorar sua comunicação:
Para ser mais assertivo, você precisa ter uma boa compreensão sobre si mesmo, assim como uma forte crença no seu valor inerente e no que você representa para a sua equipe ou organização.
Essa crença pessoal é a base para a autoconfiança e comportamento assertivo. Isso vai te ajudar a reconhecer que você merece ser tratado com dignidade e respeito, te dá a confiança para lutar por seus direitos e ser verdadeiro consigo mesmo.
Se você deseja desempenhar o seu máximo potencial, então você precisa garantir que suas prioridades sejam atendidas.
Não espere que outra pessoa reconheça sua necessidade, você pode acabar esperando para sempre! Tome a iniciativa e comece a identificar o que você precisa. Então, trace metas para que você possa atender suas prioridades.
Feito isso, você pode falar, de maneira clara e confiante, com seu chefe e colegas de trabalho exatamente o que você precisa deles para te ajudar a alcançar seus objetivos.
Encontre maneiras de realizar pedidos que evitem sacrificar necessidades de outras pessoas. Se você quer que as pessoas te ajudem pedir pelas coisas de maneira agressiva pode até mesmo comprometer o relacionamento entre vocês.
Não cometa o erro de assumir a responsabilidade sobre como as pessoas vão reagir à sua assertividade. Se eles, por exemplo, agirem de maneira agressiva ou ressentida com você, tente evitar responder da mesma forma.
Lembre-se que você pode controlar apenas você mesmo e seu próprio comportamento, então faça seu melhor para se manter calmo e comedido quando as coisas ficarem tensas, pois isso também faz parte da comunicação assertiva.
Enquanto você se mantiver respeitoso e não violar as necessidades de outra pessoa, então você tem o direito de dizer ou fazer o que você quiser.
É importante dizer o que está na sua mente, mesmo quando precisa lidar com alguma dificuldade. Mas você deve fazer isso de maneira construtiva e sensível.
Não tenha medo de se defender e confrontar pessoas que te desafiem. Você pode se permitir ficar nervoso! Mas lembre- se de controlar suas emoções e continuar respeitoso em todos os momentos.
Um ponto importante da comunicação assertiva é aceitar os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, de forma graciosa, humilde e positiva. Se você não concorda com a crítica recebida, então precisa estar preparado para falar sobre isso, sem entrar na defensiva ou se estressar.
Dizer "não" é algo difícil de se fazer, ainda mais se você não está acostumado, mas é vital se você deseja se tornar mais assertivo.
Conhecer seus próprios limites e saber quanto trabalho você é capaz de fazer vai te ajudar a gerenciar suas tarefas de maneira mais eficiente, além de te auxiliar a identificar as áreas do seu trabalho que você sente que está sendo aproveitado.
Você precisa ajustar a sua linguagem corporalpara ter uma boa comunicação, o jeito que você fala é tão importante quanto o que você fala. Seu interlocutor vai receber uma mensagem confusa se você estiver falando firmemente, mas de cabeça baixa.
Tente sempre olhar nos olhos da outra pessoa, manter-se ereto e relaxar sua expressão facial. Além disso, é preciso estar atento para o volume e o tom de sua voz.
Existem várias técnicas simples, mas eficientes, de comunicação assertiva que irão te ajudar, por exemplo:
Aproveite para compreender melhor o assunto assistindo ao vídeo a seguir:
A comunicação é a maneira que nós seres humanos desenvolvemos para transmitir ao mundo as nossas necessidades. Ao longo das eras, nós desenvolvemos diferentes formas de fazer isso, inclusive com a tecnologia.
Basicamente, podemos dizer que nós utilizamos 4 tipos de comunicação, são eles:
Percebeu como esses quatro tipos de comunicação estão ao nosso redor, muitas vezes sem que a gente perceba, a comunicação não-verbal, por exemplo, é feita de forma inconsciente e automática o tempo todo.
Dentro da comunicação assertiva existem 5 formas diferentes de classificar a assertividade, de acordo com estudiosos da área. Entender as características de cada uma pode te ajudar em conversas importantes.
Os 5 tipos de comunicação assertiva são:
Após entender os tipos de comunicação assertiva, que tal conhecer os elementos fundamentais que a caracterizam? Leia no próximo tópico.
Para que a sua comunicação acerte o alvo e alcance o objetivo, é importante que ela siga alguns elementos fundamentais da comunicação assertiva, você já conhece algum deles?
Pense, com o que você já aprendeu até aqui neste artigo, lembre de algum momento em que você se comunicou de forma assertiva, ou percebeu que alguém se comunicou assertivamente com você. Quais fatores fizeram com que essa comunicação fosse tão eficaz?
Provavelmente você vai falar alguns dos 5 critérios que vamos citar aqui, pois sabe-se que os elementos fundamentais da comunicação assertiva são:
Sempre que for se comunicar com alguém e precisar que essa troca seja eficiente e eficaz, lembre-se desses elementos e foque neles para ter uma fala assertiva.
O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.
Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Black Belt em Lean Seis Sigma. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.
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