CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Networking e para que serve?
Qual a diferença entre Network e networking?
Os três níveis do Network: cultive uma rede de contatos
Vantagens do Network para os negócios
Já pensou em ser um profissional do futuro?
Como fazer um bom networking?
Como crescer na carreira com o networking: é mais importante quantidade ou qualidade?
Exemplos de Networking
Como fazer Network sendo tímido?
6 dicas que irão te ajudar a manter seu Network aquecido!
Networking: um caminho para a recolocação? - Adriana Cubas
Pronto para construir seu Network?

Entenda o que é Network e monte uma excelente rede de contatos!

Querendo crescer profissionalmente e atingir novos patamares? Então, você precisa ampliar seu Network imediatamente para impulsionar sua carreira!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Network e monte uma excelente rede de contatos!

Você com certeza já ouviu falar em network, certo? Uma rede de contatos forte pode mudar os rumos da sua carreira. Por isso, fazer networking é essencial para crescer profissionalmente e encontrar pessoas com os mesmos interesses que os seus.

Se você souber utilizar seus relacionamentos de forma estratégica, pode conseguir crescer rapidamente dentro do mercado. Além disso, a troca de conhecimentos enriquece muito a sua experiência pessoal.

Portanto, o Network é uma "carta na manga" que, se usada da maneira certa, poderá abrir muitas portas para você e sua empresa. Alguns dos benefícios são:

  • facilidade para encontrar vagas de trabalho;
  • saber de oportunidades antes dos outros;
  • conseguir uma boa promoção;

Podemos pensar no Network como uma espécie de "Q.I" (quem indica), porém feito de maneira séria, profissional e organizada.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender como fazer um bom Network? Neste artigo você aprenderá:

  • O que é Networking e para que serve?
  • Qual a diferença entre Network e networking?
  • Os três níveis do Network: cultive uma rede de contatos;
  • Vantagens do Network para os negócios
  • Como fazer um bom networking?
  • Como crescer na carreira com o networking: É mais importante quantidade ou qualidade?
  • Exemplos de Networking
  • Como fazer Network sendo tímido?
  • 6 dicas que irão te ajudar a manter seu network aquecido!
  • Networking: um caminho para a recolocação? - Adriana Cubas

O que é Networking e para que serve?

Network: uma rede de contatos e troca


Networké uma junção das palavras inglesas "net" que significa rede e "work" que significa trabalho. Se traduzirmos de forma literal, network significa rede de trabalho.

Você já deve ter ouvido falar sobre o quanto ter um bom network pode impactar o seu negócio, mas como exatamente isso acontece?

Na prática, o networké uma rede de relacionamentos, da qual faz parte as pessoas com as quais você mantém contato com alguma regularidade e, além disso, possui uma relação que agrega valor mutuamente.

Por exemplo, quando vamos a um restaurante e gostamos do serviço e indicamos para algum amigo ou colega, essa indicação foi viabilizada pelo network.

Outro exemplo é quando indicamos uma pessoa conhecida para uma vaga de emprego por acreditar que ela será competente desempenhando aquela função.

Por isso, o networké conhecido também como "marketing boca a boca".

Esse tipo de interação é fundamental para construir conexões de valor.

Preste atenção nos contatos que podem servir de auxílio e também aqueles que você pode oferecer suporte. Crie uma rede de pessoas interessantes, não busque se relacionar apenas por conveniência.

Afinal, o networking funciona como uma via de mão dupla.

Qual a diferença entre Network e networking?

A capacidade de criar uma rede de contatos ou uma conexão com alguém ou alguma coisa é networking, enquanto o network é a rede de relacionamentos propriamente dita.

Os três níveis do Network: cultive uma rede de contatos

Existem três importantes níveis de network para você cultivar. Cada nível é definido com base na proximidade entre você e o seu contato. São eles:

  • Rede primária: é na rede primária que se encontram as pessoas com vínculos pessoais, como amigos e familiares, por exemplo.
  • Rede secundária: faz parte deste grupo pessoas com as quais você possui relações mais formais, como colegas de trabalho.
  • Rede de referência: é aqui que se encontram os contatos que podem te ajudar a moldar o seu comportamento. Aqui, encontram-se chefes e fornecedores.

Vantagens do Network para os negócios

As vantagens mais evidentes são:

  • Quanto maior o seu network, maior o número de possíveis clientes.
  • Outro benefício importante é o marketing. É muito relevante a utilização das redes sociais e de mídias pagas para aumentar avisibilidade da sua marca.

No entanto, o famoso marketing boca a boca sempre será um grande diferencial, pois as pessoas tendem a se sentir mais atraídas por alguma coisa quando recebem uma indicaçãode alguém conhecido.

É comum nos sentirmos mais confiantes em utilizar um serviço ou produto que já foi adquirido e recomendado por um amigo ou familiar. Pessoas falando bem sobre o seu negócio resultarão em uma melhora na sua reputação, certo?

O marketing boca a boca também pode aumentar a sua influência no seu meio profissional. Bem importante então, não?

Já pensou em ser um profissional do futuro?

A profissão de Social Media é conhecida por ser uma das profissões do futuro.

Isso mesmo! Aliás, no mundo altamente conectado que temos, se a sua empresa não está na internet com uma comunicação boa, ela não existe.

Você provavelmente já sabe disso, mas não sabe como impulsionar o seu negócio através das redes sociais, não é?

Nós sabemos como te ajudar: o Workshop Marketing para Redes Sociais da Voitto!

Com ele você aprenderá a engajar os seus seguidores e aumentar o que importa: suas vendas.

Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Workshop Marketing para Redes Sociais

Como fazer um bom networking?

Não se preocupe, nós iremos te ajudar!

Antes de te mostrar a lista que preparamos, recomendamos que você crie um LinkedIn, a maior rede profissional do mundo e uma das principais formas de network.

Caso você não conheça ou queira entender mais sobre, leia nosso artigo  O que é LinkedIn? Aprenda a utilizar essa rede social!

Agora vamos às dicas! Se você deseja ter uma boa rede de relacionamentos e não quer mais desperdiçar tempo, é preciso seguir algumas regras que serão listadas a seguir:

1. Defina um objetivo

Pense no seu propósito antes de sair falando com as pessoas. Mais importante do que manter contato com todas as pessoas que conhecer, é saber procurar pessoas que possuem algum interesse em comum com você.

2. Tenha boa comunicação

Cause uma boa impressão para que as pessoas tenham interesse em manter contato com você. Tenha iniciativa. Aprenda a interpretar as pessoas, pois isso pode ajudá-lo a saber se elas estão interessadas no que você tem a dizer.

3. Mantenha-se atualizado

Aprenda coisas novas, é sempre importante para seu desenvolvimento e sempre podemos fazer isso ouvindo o que outras pessoas têm a nos dizer.

4. Crie uma rotina

Estabeleça uma periodicidade para ter novos contatos, e também para entrar em contato com os antigos. Bem como, planejar momentos para criar e postar conteúdos para sua rede do LinkedIn ou outra rede social em que está presente. Quem não é visto, não é lembrado.

5. Seja ético

Não procure as pessoas apenas quando estiver precisando delas, porque isso pode causar uma má impressão. Não trate as pessoas de formas diferentes. Seja justo e respeitoso com todos.

6. Cuide da sua aparência

Estarbem-vestido e adequado com o ambiente onde se encontra são fatores que ajudam a causar uma boa primeira impressão.

7. Analise os resultados do seu Network

Crie mecanismos que te ajudem a saber se os resultados obtidos estão dentro do esperado. Afinal, você pode estar fazendo isso da forma correta ou não. Você não quer desperdiçar seu tempo, não é mesmo?

8. Aproveite seus contatos já existentes

Tão importante quanto conhecer e estabelecer novos contatos, é manter os antigos em sua rede.

9. Tenha persistência

Busque ampliar cada vez mais seu network. Mesmo que você esteja no topo do seu ramo no mercado de trabalho, sempre haverá potencial de crescimento.


Lembrando que quanto antes começar a estabelecer uma rede de contatos, melhor para você, ok? O artigo Aprenda dicas valiosas de como aproveitar a faculdade, criar sua rede de network e conquistar boas experiências para o primeiro emprego pode te auxiliar nesse processo!

Como crescer na carreira com o networking: é mais importante quantidade ou qualidade?

A palavra de ordem é equilíbrio!

Já ouviu aquela expressão "não adianta querer abraçar o mundo"? Ela se encaixa muito bem quando se trata de network.

Como já visto anteriormente, ampliar a sua rede de contatos é importante, mas é primordial cultivar e fidelizar os antigos.

O desejado é ter uma maioria de pessoas de áreas afins à sua, mas também separar uma parcela para pessoas de outros nichos que você admire ou que tenha alguma conexão emocional.

Exemplos de Networking

Mas como fazer o networking na prática? Uma forma de direcionar e ampliar seu network para seu mercado é frequentando feiras e eventos da sua área e de áreas similares.

Lembre-se de que é preciso envolvimento. Não basta sair distribuindo seus cartões ou pegando os de outras pessoas. Por isso, listamos aqui algumas maneiras e exemplos de como fazer network:

Happy hour

Um ótimo momento para fazer contatos é no happy hour da firma. É comum estar mais aberto a conhecer novas pessoas num ambiente descontraído, portanto aproveite para aprofundar laços e interagir com quem ainda não teve oportunidade.

Interaja com empresas

Seguir empresas que admira no LinkedIn, Instagram e outras redes pode ser uma boa forma de criar network.

Você pode comentar posts relevantes e descobrir outros usuários nas redes que têm os mesmos objetivos que os seus. Além disso, é um momento perfeito para fazer benchmarking.

Compartilhe informações

Descobriu alguma nova ferramenta ou metodologia? Pode ser uma boa ideia compartilhar essa informação com um colega de trabalho que pode utilizar esse recurso em sua rotina.

Dessa maneira, você estará ajudando sua rede de contatos e se mostrando disponível para uma relação de troca.

Outra maneira de trocar conhecimento é por meio das redes sociais. Crie conteúdo em seu perfil do LinkedIn, assim você alcançará mais pessoas com suas ideias.

Faça cursos na sua área

Fazer cursos é uma ótima opção para se conectar com grandes grupos. Além de se relacionar com colegas de profissão, você estará aprendendo novas habilidades que podem se tornar assuntos essenciais dentro do seu network.

Como fazer Network sendo tímido?

A timidez não é um fator que impede um profissional de manter contato com sua rede de contatos. Ainda assim, para quem é tímido fazer networking pode ser desafiador. Selecionamos algumas dicas básicas, se esse é o seu caso:

  • Conheça novos contatos por meio de seus relacionamentos de confiança, assim é mais fácil de interagir;
  • Utilize a escuta ativa a seu favor, as pessoas apreciam ser ouvidas e isso é uma vantagem para os tímidos;
  • Faça contatos online, a internet é uma ótima ferramenta para os tímidos;
  • Observe seus colegas antes de fazer o primeiro contato, dessa forma você saberá quais perguntas fazer para cada pessoa;
  • Treine sua comunicação, a prática leva a perfeição e você se sentirá mais confortável para começar conversas;

Lembre-se que é importante manter contato com quem você já possui uma boa relação. Essa será sua porta de entrada para novos contatos, portanto esteja sempre ativo em grupos de ex-colegas da escola ou da faculdade.

6 dicas que irão te ajudar a manter seu Network aquecido!

Agora, vamos à dicas para dar aquele upgrade no seu network e também, para mantê-lo em atividade!

1. Cartão para contato

Ao pegar um cartão, anote onde você conheceu aquela pessoa. Isso te ajudará mais tarde a se lembrar porque deve entrar em contato com a pessoa novamente.

2. Paciência

Para se construir uma boa rede de relacionamentos, leva-se tempo, às vezes, anos. Portanto, seja paciente!

3. Cordialidade

O nosso mundo é movido pela pressa. Por isso, as pessoas percebem e valorizam quando são tratadas de maneira atenciosa e exclusiva.

4. Profissionalismo

Não trate o contato com muita intimidade. Se você acabou de conhecer, vá com calma. Algumas pessoas são mais desconfiadas que outras e precisam ser conquistadas aos poucos.

5. Organização

Sendo organizado, é menos provável que você se esqueça de algum contato. É importante também manter sempre sua lista de contatos atualizada.

6. Internet

Uma das ferramentas mais poderosas hoje em dia é a internet. Não descuide de suas redes sociais. Você já ouviu falar em LinkedIn, né? Se joga na rede social profissional!

Se você ficou interessado no assunto e deseja utilizar o networking para se recolocar no mercado, confira nossa live sobre o assunto:

Networking: um caminho para a recolocação? - Adriana Cubas

Pronto para construir seu Network?

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[Teste] Qual seu nível de pensamento crítico?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Qual Seu Nível De Pensamento Crítico?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.