Você com certeza já ouviu falar em network, certo? Uma rede de contatos forte pode mudar os rumos da sua carreira. Por isso, fazer networking é essencial para crescer profissionalmente e encontrar pessoas com os mesmos interesses que os seus.
Se você souber utilizar seus relacionamentos de forma estratégica, pode conseguir crescer rapidamente dentro do mercado. Além disso, a troca de conhecimentos enriquece muito a sua experiência pessoal.
Portanto, o Network é uma "carta na manga" que, se usada da maneira certa, poderá abrir muitas portas para você e sua empresa. Alguns dos benefícios são:
Podemos pensar no Network como uma espécie de "Q.I" (quem indica), porém feito de maneira séria, profissional e organizada.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender como fazer um bom Network? Neste artigo você aprenderá:
Networké uma junção das palavras inglesas "net" que significa rede e "work" que significa trabalho. Se traduzirmos de forma literal, network significa rede de trabalho.
Você já deve ter ouvido falar sobre o quanto ter um bom network pode impactar o seu negócio, mas como exatamente isso acontece?
Na prática, o networké uma rede de relacionamentos, da qual faz parte as pessoas com as quais você mantém contato com alguma regularidade e, além disso, possui uma relação que agrega valor mutuamente.
Por exemplo, quando vamos a um restaurante e gostamos do serviço e indicamos para algum amigo ou colega, essa indicação foi viabilizada pelo network.
Outro exemplo é quando indicamos uma pessoa conhecida para uma vaga de emprego por acreditar que ela será competente desempenhando aquela função.
Por isso, o networké conhecido também como "marketing boca a boca". Esse tipo de interação é fundamental para construir conexões de valor.
Preste atenção nos contatos que podem servir de auxílio e também aqueles que você pode oferecer suporte. Crie uma rede de pessoas interessantes, não busque se relacionar apenas por conveniência.
Afinal, o networking funciona como uma via de mão dupla.
A capacidade de criar uma rede de contatos ou uma conexão com alguém ou alguma coisa é networking, enquanto o network é a rede de relacionamentos propriamente dita.
Existem três importantes níveis de network para você cultivar. Cada nível é definido com base na proximidade entre você e o seu contato. São eles:
As vantagens mais evidentes são:
No entanto, o famoso marketing boca a boca sempre será um grande diferencial, pois as pessoas tendem a se sentir mais atraídas por alguma coisa quando recebem uma indicaçãode alguém conhecido.
É comum nos sentirmos mais confiantes em utilizar um serviço ou produto que já foi adquirido e recomendado por um amigo ou familiar. Pessoas falando bem sobre o seu negócio resultarão em uma melhora na sua reputação, certo?
O marketing boca a boca também pode aumentar a sua influência no seu meio profissional. Bem importante então, não?
A profissão de Social Media é conhecida por ser uma das profissões do futuro.
Isso mesmo! Aliás, no mundo altamente conectado que temos, se a sua empresa não está na internet com uma comunicação boa, ela não existe.
Você provavelmente já sabe disso, mas não sabe como impulsionar o seu negócio através das redes sociais, não é?
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Antes de te mostrar a lista que preparamos, recomendamos que você crie um LinkedIn, a maior rede profissional do mundo e uma das principais formas de network.
Caso você não conheça ou queira entender mais sobre, leia nosso artigo O que é LinkedIn? Aprenda a utilizar essa rede social!
Agora vamos às dicas! Se você deseja ter uma boa rede de relacionamentos e não quer mais desperdiçar tempo, é preciso seguir algumas regras que serão listadas a seguir:
Pense no seu propósito antes de sair falando com as pessoas. Mais importante do que manter contato com todas as pessoas que conhecer, é saber procurar pessoas que possuem algum interesse em comum com você.
Cause uma boa impressão para que as pessoas tenham interesse em manter contato com você. Tenha iniciativa. Aprenda a interpretar as pessoas, pois isso pode ajudá-lo a saber se elas estão interessadas no que você tem a dizer.
Aprenda coisas novas, é sempre importante para seu desenvolvimento e sempre podemos fazer isso ouvindo o que outras pessoas têm a nos dizer.
Estabeleça uma periodicidade para ter novos contatos, e também para entrar em contato com os antigos. Bem como, planejar momentos para criar e postar conteúdos para sua rede do LinkedIn ou outra rede social em que está presente. Quem não é visto, não é lembrado.
Não procure as pessoas apenas quando estiver precisando delas, porque isso pode causar uma má impressão. Não trate as pessoas de formas diferentes. Seja justo e respeitoso com todos.
Estarbem-vestido e adequado com o ambiente onde se encontra são fatores que ajudam a causar uma boa primeira impressão.
Crie mecanismos que te ajudem a saber se os resultados obtidos estão dentro do esperado. Afinal, você pode estar fazendo isso da forma correta ou não. Você não quer desperdiçar seu tempo, não é mesmo?
Tão importante quanto conhecer e estabelecer novos contatos, é manter os antigos em sua rede.
Busque ampliar cada vez mais seu network. Mesmo que você esteja no topo do seu ramo no mercado de trabalho, sempre haverá potencial de crescimento.
Lembrando que quanto antes começar a estabelecer uma rede de contatos, melhor para você, ok? O artigo Aprenda dicas valiosas de como aproveitar a faculdade, criar sua rede de network e conquistar boas experiências para o primeiro emprego pode te auxiliar nesse processo!
A palavra de ordem é equilíbrio!
Já ouviu aquela expressão "não adianta querer abraçar o mundo"? Ela se encaixa muito bem quando se trata de network.
Como já visto anteriormente, ampliar a sua rede de contatos é importante, mas é primordial cultivar e fidelizar os antigos.
O desejado é ter uma maioria de pessoas de áreas afins à sua, mas também separar uma parcela para pessoas de outros nichos que você admire ou que tenha alguma conexão emocional.
Mas como fazer o networking na prática? Uma forma de direcionar e ampliar seu network para seu mercado é frequentando feiras e eventos da sua área e de áreas similares.
Lembre-se de que é preciso envolvimento. Não basta sair distribuindo seus cartões ou pegando os de outras pessoas. Por isso, listamos aqui algumas maneiras e exemplos de como fazer network:
Um ótimo momento para fazer contatos é no happy hour da firma. É comum estar mais aberto a conhecer novas pessoas num ambiente descontraído, portanto aproveite para aprofundar laços e interagir com quem ainda não teve oportunidade.
Seguir empresas que admira no LinkedIn, Instagram e outras redes pode ser uma boa forma de criar network.
Você pode comentar posts relevantes e descobrir outros usuários nas redes que têm os mesmos objetivos que os seus. Além disso, é um momento perfeito para fazer benchmarking.
Descobriu alguma nova ferramenta ou metodologia? Pode ser uma boa ideia compartilhar essa informação com um colega de trabalho que pode utilizar esse recurso em sua rotina.
Dessa maneira, você estará ajudando sua rede de contatos e se mostrando disponível para uma relação de troca.
Outra maneira de trocar conhecimento é por meio das redes sociais. Crie conteúdo em seu perfil do LinkedIn, assim você alcançará mais pessoas com suas ideias.
Fazer cursosé uma ótima opção para se conectar com grandes grupos. Além de se relacionar com colegas de profissão, você estará aprendendo novas habilidades que podem se tornar assuntos essenciais dentro do seu network.
A timidez não é um fator que impede um profissional de manter contato com sua rede de contatos. Ainda assim, para quem é tímido fazer networking pode ser desafiador. Selecionamos algumas dicas básicas, se esse é o seu caso:
Lembre-se que é importante manter contato com quem você já possui uma boa relação. Essa será sua porta de entrada para novos contatos, portanto esteja sempre ativo em grupos de ex-colegas da escola ou da faculdade.
Agora, vamos à dicas para dar aquele upgrade no seu network e também, para mantê-lo em atividade!
Ao pegar um cartão, anote onde você conheceu aquela pessoa. Isso te ajudará mais tarde a se lembrar porque deve entrar em contato com a pessoa novamente.
Para se construir uma boa rede de relacionamentos, leva-se tempo, às vezes, anos. Portanto, seja paciente!
O nosso mundo é movido pela pressa. Por isso, as pessoas percebem e valorizam quando são tratadas de maneira atenciosa e exclusiva.
Não trate o contato com muita intimidade. Se você acabou de conhecer, vá com calma. Algumas pessoas são mais desconfiadas que outras e precisam ser conquistadas aos poucos.
Sendo organizado, é menos provável que você se esqueça de algum contato. É importante também manter sempre sua lista de contatos atualizada.
Uma das ferramentas mais poderosas hoje em dia é a internet. Não descuide de suas redes sociais. Você já ouviu falar em Linkedin, né? Se joga na rede social profissional!
Se você ficou interessado no assunto e deseja utilizar o networking para se recolocar no mercado, confira nossa live sobre o assunto:
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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