O que é LinkedIn?
Para que serve o LinkedIn?
5 dicas para atrair recrutadores no LinkedIn
Como usar o LinkedIn?
Estou concorrendo a vaga pelo LinkedIn e agora?
Você quer acelerar sua preparação para processos seletivos?

Entenda o que é LinkedIn e como se promover a partir dele!

Sempre se perguntou o que é LinkedIn e como ascender nessa rede social? Chegou a sua vez de entender como ela funciona e porque é tão importante.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Entenda o que é LinkedIn e como se promover a partir dele!

Você já ouviu falar sobre a existência de uma rede social profissional, mas ainda não sabe bem o que é LinkedIn? Está no lugar certo.

O LinkedIn se tornou uma necessidade caso você esteja ou deseja entrar no mercado de trabalho. E sabe o porquê? Porque é a rede que reúne profissionais e empresas que desejam e investem em networking.

Se você está curioso para saber o que é LinkedIn, bem como a importância de criação de um perfil para sua carreira profissional, fique aqui! Nesse artigo você aprenderá:

  • O que é LinkedIn?
  • Para que serve o LinkedIn?
  • 5 dicas para atrair recrutadores no LinkedIn;
  • Como usar o LinkedIn?

O que é LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo.

Só no Brasil o Linkedin já ultrapassou a marca de 40 milhões de usuários e estima-se que no mundo esta rede tenha mais de 600 milhões de participantes.

Através dessa rede você pode encontrar um emprego, investir no seu networking (rede de contatos profissionais) e se manter atualizado acerca das principais tendências do mercado!

Quer conhecer essa rede? Visite nosso perfil no LinkedIn.

Para que serve o LinkedIn?

O LinkedIn serve para criar conexões, relacionamentos que possibilitem a visualização da sua marca e sua relevância/autoridade na sua área de atuação, servindo, portanto, tanto para empresas, como para profissionais.

Ou seja, é uma rede para relacionamentos profissionais que pode resultar em anúncio de vagas, conquista de emprego, networking, estabelecimento de parcerias e alcance de clientes.

Atenção: O LinkedIn é a chave para a construção e manutenção de sua marca pessoal e profissional.

Quer aprender como melhorar a imagem da sua marca pessoal e ser bem visualizado enquanto profissional? Então, esse material é para você!

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5 dicas para atrair recrutadores no LinkedIn

Fique atento a essas dicas para deixar o seu perfil no LinkedIn ainda mais atraente e profissional para construir boas oportunidades no mercado de trabalho.

1. Capriche na foto de perfil

Antes de pensar em qual foto você vai colocar no seu perfil, é fundamental que você se lembre de uma coisa: O LinkedIn não é igual o Facebook ou Instagram, como falado anteriormente, é uma rede profissional.

Logo, você vai postar uma foto na praia, com a família ou com o seu cachorro? Não, de maneira alguma você vai fazer isso.

A sua foto precisa passar uma boa impressão do profissional que você é, pois um perfil com uma foto adequada é até 14 vezes mais visitado do que um perfil sem foto.

Então, pense na imagem que você quer passar através do seu perfil no LinkedIn como se estivesse em uma entrevista de emprego, na qual você veste uma roupa que não chama muita atenção e mantém uma postura adequada a situação, ou seja, não fica como um robô, mas também não exagera no sorrisão.

2. Faça um título atraente e um bom resumo

Se a foto do seu perfil vai fazer com que as pessoas entrem na sua página, o título e o resumo vão garantir a sua entrevista de emprego.

Assim, desperte o interesse das pessoas com o seu título profissional. Nele você tem um limite de 120 caracteres para escrever sobre o cargo no atual ou último emprego e a sua formação acadêmica.

Já o seu resumo deve conter os seus objetivos e explorar a sua trajetória profissional e/ou acadêmica através de todos os pontos fortes da sua carreira. Você possui 2000 caracteres disponíveis, então aproveite esse espaço para fazer um texto atrativo e que chame atenção para o que você deseja.

Ainda tem dúvidas do que escrever, como fazer um bom resumo? Veja o do Diretor Executivo do Grupo Voitto, Thiago Coutinho de Oliveira:

Modelo de resumo LinkedIn


Se você está se perguntando o que colocar no título profissional quando está desempregado, vou te ajudar! Não convém colocar no título ou no resumo que você está desempregado ou em busca da primeira oportunidade de trabalho, pois o LinkedIn trabalha com palavras-chaves.

Dessa maneira, na hora do recrutador procurar por um profissional ele vai pesquisar pela área de atuação no LinkedIn. Afinal, ele quer os melhores profissionais, sejam eles desempregados ou não.

3. Invista no seu networking

O LinkedIn é uma das redes de relacionamentos que está entre as 10 mais acessadas do Brasil. Assim, a possibilidade de conhecer alguém que pode te ajudar a conseguir uma vaga de emprego ou estabelecer parceria com alguma empresa é grande.

Mas, não é por isso que você deve sair adicionando todo mundo que o Linkedin sugerir para você, ok? Para para fazer um bom networkingé fundamental que você adicione as pessoas certas. Lembre-se daquela famosa expressão: "quantidade não é qualidade".

Escolha adicionar aqueles profissionais que estejam alinhados com o seu objetivo, ou seja, se você está procurando um emprego, adicione colegas que atuem na mesma área que a sua.

Um outra boa opção é enviar um convite para o profissional de RH daquela empresa que você tem interesse. Porém, nesse caso, não se esqueça de mandar uma mensagem personalizada junto com o convite.

Além disso, é possível entrar em grupos de assuntos relacionados com a sua área de atuação e interagir com os demais participantes. Dessa forma, você tem uma ótima chance de ser bem visto pelos seus colegas de profissão e recrutadores.

4. Faça um perfil completo

Quanto mais informações tiver na sua página do LinkedIn, mais visto o seu perfil pode ser. Dessa maneira, é necessário que você faça um perfil completo, também chamado de perfil campeão, pois ele pode fazer toda a diferença.

Insira todas as suas experiências profissionais e acadêmicas, mas não se limite em apenas escrever sobre as suas funções. Deixe que a pessoa que entre na sua página saiba qual foi o seu diferencial naquele cargo e como você acrescentou para empresa ou projeto de graduação que participou.

E, se você tem como público-alvo uma empresa multinacional ou deseja fazer negócios com pessoas de outros países, utilize o seletor de idiomas do Linkedin a fim de que as pessoas possam visualizar a sua página em mais de um idioma.

5. Mantenha o seu perfil atualizado  

Perfil pronto? Então que tal usar o LinkedIn tanto quanto você utiliza outras redes sociais? Para atingir os seus objetivos com esta ferramenta, você deve atualizá-la sempre que tiver uma informação relevante.

Não se esqueça de inserir aquela palestra que você assistiu ou aquele curso que você fez pela internet recentemente. E, se você tiver participado de algum trabalho voluntário, também é uma boa colocar essa informação, os headhunters observam essa parte.

Além disso, você deve colocar os seus certificadosno seu perfil do LinkedIn, a fim de mostrar que está sempre em buscas de melhorias para a sua carreira.

Também é importante que você compartilhe conteúdos relevantes, porque, além de auxiliar outros usuários deste site, você aumenta a chance das pessoas visitarem o seu perfil.

Como usar o LinkedIn?

O LinkedIn, assim como as outras redes sociais, necessita de uma utilização constante para dar resultados favoráveis a você. Mas você sabia que o LinkedIn também te dá uma pontuação de acordo com suas atividades na rede?

Há uma opção chamada de Painel de Vendas Sociais (SSI), a qual é responsável por dar uma nota ao usuário de acordo com 4 critérios, cada uma com porcentagem de até 25%. A partir dessa soma você recebe uma nota até 100 e tem seu ranking comparando você com sua rede e você com seu setor.

Quer saber o que significa esses 4 critérios e como aumentar sua nota em cada um deles?

Esse critério está relacionado a sua autoridade enquanto profissional, como sua rede vê você. Seu perfil está estruturado e atrativo o suficiente para chamar a atenção de demais pessoas e gerar interesse em gerar conexão com você?

Como aumentar sua nota no SSI do LinkedIn? 

  • Tenha um perfil completo e atualize suas informações. Esses passos aumentam sua credibilidade e o mantém em evidência, já que cada atualização aparece para a rede.
    Você já deve ter ouvido falar de networking, certo? Entretanto, quanto mais qualificada - objetivos em comum com você - suas conexões, melhor a qualidade de relacionamento.
  • Use o filtro avançado do LinkedIn para encontrar pessoas por localidade, empresa, cargo ou palavras-chave. Olhe também suas conexões de suas conexões e participe de grupos de seu interesse.
    O que as pessoas procuram em redes sociais? Isso mesmo, conteúdos de valor que agregam de alguma forma. Logo, o compartilhamento de informações relevantes é necessário.
  • Pesquise sobre o mercado e descubra tendências e novidades na sua área e, posteriormente, faça posts e compartilhe com sua rede. Pode, ainda, repostar outros conteúdos que apareceram para você na rede.
    O lema dos dias de hoje é investimento em relacionamentos, e no LinkedIn não é diferente. Você precisa se conectar com sua rede.
  • Comente nos posts de suas conexões, faça recomendações, responda mensagens e comentários em suas postagens.

Estou concorrendo a vaga pelo LinkedIn e agora?

Sim, o LinkedIn é um meio de abrir portas para sua vida profissional.

Então, agora que você já sabe como usar o LinkedIn profissionalmente, é necessário se preparar para participar dos processos seletivos das vagas em que estiver concorrendo.

Nós temos uma série de artigos para ajudar você a ser selecionado para a vaga dos seus sonhos. Não perca tempo e leia já!

Você quer acelerar sua preparação para processos seletivos?

Em um mundo globalizado, o inglês se torna obrigatório para se manter competitivo. Por isso, processos seletivos exigem o inglês como pré-requisito. Mas você está preparado para uma vaga assim? Como você se sente quando a entrevista é em inglês?

Com o curso Inglês para Processos Seletivos você entenderá como se dá uma entrevista em inglês e, assim, identificar qual informação que o recrutador deseja. Você aprenderá a pronunciar corretamente e a elaborar respostas simples e completas sobre estudos e informações pessoais e profissionais.

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Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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