O que é dinâmica de grupo?
Dinâmica de apresentação
Dinâmica em grupo
Dicas dinâmica em grupo
Resumo: Dinâmica de grupo
Bônus: qual roupa vestir?
Aumente suas chances de sucesso!

Veja agora dicas para um bom desempenho em dinâmicas de grupo!

Confira algumas dicas sobre comportamento em dinâmica de grupo, tanto na etapa individual quanto em equipe, para aumentar suas chances de sucesso na seleção!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja agora dicas para um bom desempenho em dinâmicas de grupo!

Ao se falar em etapa de seleção, há uma pergunta que assombra a maior parte dos candidatos em um processo seletivo, seja ele para uma vaga de estágio, um processo de treinee ou para um emprego: como se comportar em uma dinâmica de grupo? Certamente, essa é uma etapa decisiva em um processo seletivo, e isso é o que causa tamanha apreensão.

Se você acompanha nosso blog regularmente, já deve ter lido nossos artigos falando sobre o que fazer antes, durante e depois da entrevista de emprego, certo? Pois bem, sendo assim, damos seguimento à essa série de artigos sobre processos seletivos com algumas dicas para você se dar bem em uma dinâmica de grupo.

Na dinâmica de grupo os selecionadores querem avaliar como os candidatos interagem em equipe. Também é o momento de verificar quais perfis estão de acordo com a cultura da empresa e com a área do requisitante. Portanto, não existe ganhar ou perder. O que existe é para trabalhar na futura posição.

Quer saber mais sobre como se comportar em uma dinâmica de grupo? Nesse artigo você encontrará:

  • O que é dinâmica de grupo?
  • Dinâmica de apresentação
  • Dinâmica em grupo
  • Dicas dinâmica em grupo
  • Resumo: Dinâmica de grupo
  • Bônus: qual roupa vestir?

O que é dinâmica de grupo?

Dinâmica de grupo é uma das etapas de seleção do processo seletivo. Em geral, é a primeira fase para selecionar os candidatos inscritos, ocorrendo após a triagem de currículos.

O objetivo dessa etapa é conhecer sobre o perfil comportamental dos candidatos, na tentativa de identificar as soft skills necessárias para o cargo em questão. É avaliada sua venda pessoal através da dinâmica de apresentação e, a forma como interage em grupo, na dinâmica em grupo propriamente dita.

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Dinâmica de apresentação

O início da etapa de dinâmica de grupo é marcado por momento quebra-gelo - mas que também serve de avaliação - em que candidatos se apresentam.

É uma subetapa comum em todos os processos seletivos, independente se de emprego, trainee ou estágio.

Nesse momento pode ser solicitado um pitch, no qual você se apresenta com nome, idade e um breve resumo de sua trajetória e/ou suas habilidades e interesses profissionais.

Para essa etapa, é essencial você conhecer sobre você e seus pontos fortes. Para ajudar você nessa etapa, leia nosso artigo Autoconhecimento como princípio de liderança.

Dinâmica em grupo

A dinâmica em grupo em si é o momento em que o recrutador divide os candidatos em equipes e os propõe desafios/cases. O objetivo não é somente a realização da tarefa, mas a forma de organização, colaboração, relacionamento e comunicação entre os membros da equipe.

É uma etapa importante do processo, posto que o trabalho em equipe é uma realidade das empresas e é importante ao recrutador observar como se dá essa dinâmica para cada um dos candidatos.

Portanto, a habilidade de relacionamento será de suma importância nesse seu processo. Quer saber mais sobre? Leia nosso artigo Aprenda como melhorar o Relacionamento interpessoal no dia a dia!

Dicas dinâmica em grupo

Quer saber mais sobre como se apresentar em uma dinâmica de grupo? Foque nas dicas e saiba como se portar nessa etapa do processo seletivo!

1. Comunique-se

Quando falamos em como se comportar em uma dinâmica de grupo, um dos pontos principais é, sem dúvidas, a comunicação. O entrevistador deseja testar sua habilidade de expressar suas ideias e, principalmente, interagir com os outros.

Portanto, seja claro quando estiver expondo suas ideias, faça isso de maneira simples e direta. Nunca fale mais do que você sabe, pois pode acabar se comprometendo em alguma informação e também pode se contradizer. Lembre-se, seja conciso!

2. Seja franco e autêntico

O candidato que se sai melhor é aquele que é sincero consigo e com os outros. Encenar uma personagem é a pior coisa que você pode fazer, pois não há mentira que dure para sempre, e você terá de desempenhar esse papel sempre. O melhor é ser natural e interagir do seu jeito.

Não adianta nada se supervalorizar, pois além de ser arrogância, suas habilidades com certeza serão colocadas à prova em algum momento. Então, para não passar pelo constrangimento de ser menos do que você apresentou, não caia na tentação de vender uma imagem que não corresponde à você.

É muito importante saber vender seu peixe, mas é melhor surpreender por ser mais do que decepcionar por ser menos.

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3. Trabalho em equipe

Bem, o nome dinâmica de grupo já diz tudo, não é mesmo? Sendo assim, o trabalho em equipe é fundamental para que você saiba como se comportar em uma dinâmica de grupo. Capacidades como saber ouvir, respeitar a opinião dos outros e expressar suas ideias de maneira amistosa são muito valorizadas. Ter educação é fundamental e pode ser o ponto de sucesso ou de cisão nesse momento.

Conciliar a capacidade de saber ouvir com a iniciativa pode ser uma tarefa complicada, pois você precisa expor suas opiniões também. Não basta somente ficar ouvindo, pois as empresas valorizam muito a capacidade de liderança. No entanto, a liderança não deve ser confundida com autoritarismo, ou seja, sua opinião e pensamento não podem atropelar as opiniões alheias.

4. Iniciativa

Ter iniciativa é essencial, como já foi dito. Não seja o último a falar, pois isso demonstra total falta de iniciativa. Não estou dizendo que você precisa ser o primeiro, mas é imprescindível que você demonstre iniciativa, pois essa é uma das principais capacidades de um bom profissional.

Lembre-se de não parecer forçado. Muitas pessoas não têm um perfil de muita iniciativa, e isso é normal. Apenas tente não ficar por último.

5. Fique atento à orientações

Preste sempre muita atenção nas orientações que são passadas pelos responsáveis pela dinâmica. Toda informação, por menor que seja, é relevante de alguma forma. Evite conversa paralela com os outros candidatos, pois isso demonstra falta de interesse.

A falta de atenção pode fazer com que você faça uma atividade de forma incorreta, ou mesmo acabe não valorizando uma certa atividade, achando que não tem muita importância. Não cometa esse erro! Tente sempre descobrir qual é a intenção do entrevistador com aquela atividade, qual o objetivo.

6. Não fique preocupado com os outros candidatos

Se você prestar muita atenção no desempenho dos outros candidatos, acabará ficando inseguro e não conseguirá demonstrar quem você verdadeiramente é. Esqueça os outros candidatos nesse aspecto. Participe com eles, interaja, mas confie em você mesmo, acredite que você é o mais capacitado para a vaga em questão.

Caso queira saber sobre como reduzir a tensão antes e durante a dinâmica de grupo, leia nosso artigo Como usar técnicas de relaxamento pré-apresentações.

Resumo: Dinâmica de grupo

Podemos resumir as dicas dadas e acrescentar algumas que farão a diferença para que você saiba exatamente como se comportar em uma dinâmica de grupo:

  • Enquanto estiver aguardando, seja discreto e policie seu tom de voz e sua postura.
  • Tente manter a calma e expresse-se com clareza. Não fale alto nem use gírias ou qualquer outra coisa que chame mais atenção do que sua própria fala.
  • Seja franco e autêntico.
  • Em dinâmicas de grupo, não pergunte qualquer bobagem só para se mostrar interessado e participativo. Você vai se mostrar, pelo contrário, imaturo e "aparecido".
  • Leia o jornal ou pesquise as principais notícias do dia na internet. Quanto mais informado, mais chances de ter assunto com o entrevistador sobre atualidades e mostrar-se antenado sobre o mercado de trabalho.
  • Se for possível, informe-se sobre a empresa antes de ir lá, pois em entrevistas ou dinâmicas, podem ser feitas perguntas sobre assuntos relacionados à área de atuação da empresa.

Bônus: qual roupa vestir?

O perfil da empresa pode ajudá-lo também a definir que roupa vestir. Por exemplo, agências de publicidade costumam tolerar roupas mais informais. Bancos e empresas de perfil mais sério preferem trajes sociais. De qualquer forma, mulheres devem evitar decotes e roupas curtas e ter unhas e cabelos tratados e bem-arrumados.

Já os homens devem estar de barba bem-feita e roupa alinhada, sapatos combinando com o cinto e traje completo, inclusive blazer. Em ambos os casos, vale dizer que é imprescindível carregar pouca coisa: no caso das mulheres, no máximo uma bolsa e uma pasta de documentos/ laptop no caso de homens, uma pasta masculina - mochila é sinal de imaturidade.

Aumente suas chances de sucesso!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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