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O que é pitch?
3 principais tipos de Pitch
Como elaborar um Pitch de sucesso?
Quero me comunicar melhor!

Veja o que é Pitch e como se vender utilizando dessa técnica!

Descubra o que é Pitch , os seus tipos, finalidades e aprenda a como criar apresentações curtas porém, de alto impacto que te levará ao sucesso!

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Veja o que é Pitch e como se vender utilizando dessa técnica!

Você sabe o que é pitch? Essa é uma técnica que pode te ajudar quando você precisa entregar valor em pouco tempo.

Imagine que você tem uma ideia sensacional, daquelas que promete revolucionar o mercado ou o modelo de negócio onde está inserido. Mas você só tem alguns minutos para vender ideia...e agora? Aplique o método pitch e seja feliz!

Viu a importância de aprender sobre essa técnica? Pense agora em outro exemplo: Você não tem dinheiro para investir na sua ideia e precisa conquistar a confiança de um investidor.

Para isso, o ideal é que você marque uma reunião e elabore uma apresentação para convencê-lo a investir na sua ideia.

Mas imagine que você encontrou um investidor anjo no elevador, porém você está sem a sua maravilhosa apresentação e tem pouquíssimo tempo. O que fazer agora?

Aqui nesse post você vai aprender como o pitch pode te ajudar nessas situações.

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O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
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Agora, você terá acesso a uma videoaula e, posteriormente, mais detalhes sobre essa técnica tão necessária para se inserir no mercado hoje: Você verá:

  • Pega essa dica!
  • O que é pitch?
  • Tipos de Pitch
  • Como construir um pitch de sucesso?

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Nela, você aprenderá não só o que é essa técnica e seus tipos, mas terá contato também com exemplos que servirão de inspiração e modelo para você!

O que é pitch?

Pitch é uma apresentação rápida e direta, em geral de até 5 minutos, com o objetivo de despertar o interesse do ouvinte sobre uma ideia, um negócio ou sobre uma pessoa.

Assim, o pitch deve conter as informações essenciais e diferenciadas sobre o tema abordado, as quais podem ser apresentadas verbalmente ou com auxílio de material audiovisual.

E então, começou a ter uma ideia do que é uma apresentação pitch? Vamos conhecer mais detalhes agora.

3 principais tipos de Pitch

Existem 3 tipos de pitch:

  1. Empresarial
  2. Pessoal
  3. Elevator pitch.

Vamos aos exemplos de pitch agora?

1. Pitch empresarial?

O pitch empresarial, ou pitch startup, é muito utilizado por startups para apresentar o problema identificado, o mercado da empresa ou a solução proposta, assim como no caso que comentei ao iniciar esse artigo.

É, em geral, direcionado a possíveis investidores e conta com apoio de para reforçar as ideias da apresentação.

Também podem ser utilizados para apresentar um projeto Seis Sigma em uma instituição, por exemplo.

2. Pitch pessoal?

Esse tipo de pitch é focado em entrevistas de emprego ou em outra situação que se tenha pouco tempo para se apresentar profissionalmente a alguém.

O objetivo é trazer mais informações sobre as experiências vividas pela pessoa do que simples características pessoais.

Esse discurso normalmente não conta com auxílio de slides para tal apresentação. Uma ocasião em que isso ocorre com frequência é em uma sala de espera, por exemplo.

3. Elevator Pitch?

O elevator pitch é umrecurso de apresentação pessoal ou de ideias em situações diretas, restritas e com pouco tempo, como o exemplo do elevador que citei ao começar esse post.

Em geral, devido à circunstâncias do local, conta apenas com a apresentação verbal em menos de 1 minuto.

Agora que você já sabe o que é essa técnica, vamos te ajudar a entender como criar um.

Como elaborar um Pitch de sucesso?

Esse tópico é para você que quer fazer um pitch e conseguir dar conta de falar o essencial no tempo que tem disponível. Aqui, será apresentado como construir cada um dos tipos de pitch separadamente. Confira!

Pitch empresarial

Não existe uma apresentação perfeita, o que existe é uma apresentação bem adequada para o fim desejado. E nesse caso, é preciso demonstrar todo o seu conhecimento e capacidade de execução como empreendedor.

O tipo empresarial deve conter entre 3 e 5 minutos de apoio para apresentar a necessidade identificada e em qual mercado a empresa se propõe a agir, de forma objetiva e clara.

Nesses minutos não é necessário detalhar o funcionamento da sua solução, isso fica para outro momento. O importante é destacar o que é proposto e porque é diferente de algo já existente.

Não deixe de destacar os seus diferenciais, ou seja, você deve destacar as vantagens competitivas em relação ao que predomina como solução no mercado atual.

Para explanar sua proposta a um investidor, deve-se resumir o progresso até então, com os valores necessários, prazos e expectativas de retorno. Caso a apresentação seja feita a um cliente, deve-se apresentar a proposta comercial da empresa.

Pitch pessoal

O autoconhecimentoé fator fundamental para a construção de um bom pitch pessoal. O ideal é refletir sobre suas qualidades e o que pode mostrar de bom a alguém antes de começar a se preparar.

Um dos passos fundamentais para preparar bem a sua breve apresentação pessoal é escrever os principais projetos em que você se envolveu (até cinco) e as experiências e competências que teve. Ainda podem ser elencados hobbies e vivências acadêmicas sucintas.

Para que não se esqueça de passar pelos pontos listados na fase anterior e a fala seja mais tranquila, é muito importante ensaiar o discurso repetidas vezes até que esteja confiante com o resultado. É importante também ensaiar algumas boas práticas de improvisação do seu discurso para não ficar perdido.

Apresente-se para pessoas próximas e busque feedbackssinceros. Mesmo que não seja uma análise profissional, opiniões externas são interessantes para apontar tiques, esquecimentos ou frases que podem ser melhoradas.

Elevator Pitch

O elevator pitch é o tipo mais rápido e, seu principal exemplo, que o dá nome, é um encontro casual em um elevador, onde o tempo até a parada é muito curto e com isso seu tempo de apresentação também.

Ou seja, há restrições de tempo e de recursos audiovisuais. É sempre importante conhecer seu interlocutor e praticar a apresentação, de forma a aproveitar ao máximo o tempo e conquistar o seu objetivo.

As dicas para esse tipo de apresentação rápida são similares ao anterior, porém sendo ainda mais sucinto. O importante é se manter preparado para as diversas situações que podem ocorrer no dia a dia. Seja criativo, seja sincero e com certeza alcançará o resultado almejado.

Considerando a explicação dos tipos, acredito que agora você já sabe o que falar no pitch, certo? Lembre-se sempre de adaptar o conteúdo ao seu objetivo naqueles poucos minutos com alguém.

Ficou interessado em desenvolver melhor os pitchs aqui apresentados? A Oratória é um excelente meio para isso, fique ligado!

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Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

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