CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Relacionamento Interpessoal?
Quais são os 3 tipos de Relacionamento Interpessoal?
Qual é a importância de um bom Relacionamento Interpessoal?
Quais os benefícios de uma boa Relação Interpessoal no trabalho?
7 dicas para melhorar o Relacionamento Interpessoal no trabalho
Quais são as habilidades interpessoais?
Como se destacar no mercado de trabalho?

Guia prático para aprimorar seu Relacionamento Interpessoal e garantir sucesso!

Extremamente importante em todos os aspectos da vida, o Relacionamento Interpessoal é uma habilidade imprescindível, saiba como desenvolver!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Guia prático para aprimorar seu Relacionamento Interpessoal e garantir sucesso!

O relacionamento interpessoal é a maneira como as pessoas interagem e se comunicam entre si. Em outras palavras, é a forma como nos relacionamos e estabelecemos conexões no trabalho, em relacionamentos pessoais, na escola, universidade, entre outros ambientes sociais.

No dia a dia, o relacionamento interpessoal exerce uma importante atuação, seja na relação com colegas de trabalho, familiares ou amigos. Ele serve como alicerce no modo como enxergamos, pensamos e agimos em relação ao mundo que nos cerca.

Por esta razão, neste artigo você vai descobrir sobre a importância de cada vez mais manter um bom relacionamento interpessoal, tanto para efetuar um bom trabalho em equipe no ambiente profissional, quanto para interagir com as pessoas ao seu redor.

Sendo assim, os tópicos sobre relações interpessoais abordados aqui neste artigo são fundamentais para você compreender melhor esse assunto tão importante nos dias de hoje. Falaremos sobre:

  • O que é Relacionamento Interpessoal?
  • Quais são os 3 tipos de Relacionamento Interpessoal?
  • Qual é a importância de um bom Relacionamento Interpessoal?
  • Quais os benefícios de uma Relação Interpessoal boa no trabalho?
  • 7 dicas para melhorar o Relacionamento Interpessoal no trabalho;
  • Quais são as habilidades interpessoais?

Boa leitura!

O que é Relacionamento Interpessoal?

O relacionamento interpessoal é a interação entre duas ou mais pessoas e não consiste em um processo único e fechado.

Portanto, ele se refere a todo o processo de comunicação entre as diferentes partes, diferentemente do relacionamento intrapessoal, que se refere aos sentimentos e emoções internas de cada um.

Como uma vez dito pelo filósofo Aristóteles, é da natureza do ser humano ser social, ou seja, ele necessita pertencer a uma coletividade. Por este motivo, possuir esta habilidade de comunicação é imprescindível para qualquer pessoa.

Diante disso, descubra no próximo tópico quais são os três tipos básicos de relacionamentos interpessoais que fazem parte do nosso cotidiano:

Quais são os 3 tipos de Relacionamento Interpessoal?

O relacionamento interpessoal pode existir em 3 diferentes cenários, sendo eles:

1. Relacionamento Interpessoal Pessoal

O relacionamento interpessoal pessoal abrange o modo como lidamos com outras pessoas que convivem em nosso meio, como: familiares, vizinhos, amigos, cônjuges, etc. Ou seja, é como nos comportamos diante de eventos que surgem no centro dessas relações.

O relacionamento interpessoal pessoal é o alicerce para várias características comportamentais que apresentamos no decorrer da nossa vida, pois ele é marcado por pessoas que convivem conosco na maior parte dotempo, podendo ser desde a infância até a fase adulta.

2. Relacionamento Interpessoal no trabalho

O Relacionamento Interpessoal no trabalho (ou profissional) consiste nas interações fundamentais que constituem o ambiente de trabalho.

Hoje em dia ele é fundamental, visto que saber se relacionar e interagir com outros profissionais no cotidiano de uma empresa é um requisito essencial na hora da contratação.

Quem atua na área de recursos humanos sabe, inclusive, o quanto é importante investir em cursos que visam melhorar as relações interpessoais no local de trabalho.

3. Relacionamento Interpessoal Virtual

O relacionamento interpessoal virtual é bastante relevante no atual contexto, em que cada pessoa convive com outras por meio de redes sociais, home office e outras mídias online.

Vale salientar que nesse ambiente é muito comum opinar sobre política, arte, religião e vários outros assuntos que constituem o tecido social. Logo,  é possível se deparar com indivíduos que muitas vezes possuem um ponto de vista diferente do nosso.

Por isso, saber conviver e respeitar opiniões adversas faz parte da essência do relacionamento interpessoal virtual.

Qual é a importância de um bom Relacionamento Interpessoal?

A importância de um bom relacionamento interpessoal é a possibilidade de um convívio harmonioso nas mais diversas esferas sociais. Isso quer dizer que o seu modo de se relacionar no ambiente de trabalho não será igual em seu relacionamento familiar, por exemplo.

Nesse caso, o relacionamento interpessoal é importante para qualquer tipo de cenário. Vamos entender mais sobre isso?

Na vida pessoal

Na vida pessoal, o bom relacionamento pessoal com a família e com os amigos é importante, pois gera ambientes agregadores e saudáveis. O mau relacionamento na vida pessoal resulta em momentos de estresse e que podem prejudicar a vida profissional.

Na vida profissional

Na vida profissional, o bom relacionamento interpessoal é importante para encontrar soluções diante de algum tipo de problema. Afinal, como você pode lidar com uma crise sem saber trabalhar em equipe?

Por essa razão, o relacionamento interpessoal se torna fundamental para a produtividade no trabalho. Além disso, é comum que entre as pessoas existam diferentes níveis de relacionamentos, pois a postura diante de alguém mais elevado na hierarquia é diferenciada.

Saber se relacionar com esses graus de hierarquia dentro do ambiente corporativo permite que o colaborador mostre o quanto ele conhece o seu local de trabalho e as respectivas funções da sua equipe.

Na convivência corporativa

Na convivência corporativa, o relacionamento interpessoal é importante porque gera um time empenhado em crescer. Além disso, os relacionamentos interpessoais em uma empresa resultam em profissionais mais capacitados aptos a identificar e a solucionar problemas.

Também proporciona menor rotatividade dos colaboradores e maior retenção de talentos, pois o ambiente de trabalho permite usar todo o potencial criativo deles.

Por fim, possibilita uma maior redução de custos, pois a baixa rotatividade dos colaboradores impede gastos excessivos com o turnover, ou seja, as entradas e saídas dos colaboradores.

Quais os benefícios de uma boa Relação Interpessoal no trabalho?

O Relacionamento Interpessoal no trabalho envolve a troca de ideias entre pessoas de uma mesma equipe. Tais relações são dinâmicas e, devido a opiniões divergentes entre o grupo, podem sofrer alguns atritos.

Diante disso, criar um ambiente harmonioso, onde os colaboradores se sintam confortáveis, pode gerar motivação e uma melhor produção por parte dos mesmos!

Portanto, segue adiante algumas dicas básicas para melhorar tais relações, estabelecendo um ambiente seguro que favoreça a participação ativa, além de impulsionar o clima organizacional da empresa.

7 dicas para melhorar o Relacionamento Interpessoal no trabalho

Confira as 7 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no seu trabalho:

1. Adote uma atitude positiva

Adotar uma atitude positiva estimula as pessoas ao seu redor a utilizarem todo o seu potencial de trabalho. Inclusive, esse é um comportamento dos melhores líderes.

No entanto, é importante não confundir atitude positiva com um otimismo exacerbado. Atitude positiva é, acima de tudo, encarar as situações de forma realista e encontrar soluções viáveis, sempre ouvindo opiniões e avaliando as mais pertinentes.

2. Estabeleça limites

Apesar dos relacionamentos interpessoais serem fundamentais no ambiente de trabalho, é necessário manter a postura profissional e nunca perder o foco na produtividade.

Ainda que seja difícil separar a vida pessoal da profissional, é essencial manter espaço para a individualidade. Isso não implica ser rude ou evitar contato com outras pessoas, mas estar ciente dos instantes certos para interagir.

3. Se atente para críticas e feedbacks

Uma dica importante é prestar atenção a outros pontos de vista. Esteja atento sobre como as pessoas avaliam a sua postura profissional e suas opiniões.

Contudo, utilize esse aspecto para compreender melhor como você é visto, pois com isso você tem condições de buscar o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

4. Sempre aja com respeito

Qualquer ambiente conta com pessoas distintas que podem apresentar pensamentos diferentes e divergência de valores. No ambiente de trabalho, especialmente, há situações que exigem paciência e uma postura educada.

A cordialidade, inclusive, favorece que você seja carismático, contribuindo muito para que você seja ouvido com atenção e reforce características de liderança.

5. Tenha boa vontade e seja proativo

A boa vontade demonstra que você se empenha em oferecer o seu melhor. Isso, de certa forma, estimula também os seus colegas de trabalho a agirem da mesma maneira.

Sendo assim, ao ser solicitado para prestar um favor ou realizar uma tarefa, demonstre entusiasmo. Uma postura que demonstra má vontade ou obrigação forçada não ajuda na produtividade do trabalho.

6. Saiba fazer críticas

A empatia é uma característica importante nas relações interpessoais, por isso, tratar os outros como você quer ser tratado é essencial. Nesse caso,os feedbacks são uma excelente alternativa.

Com isso é possível proporcionar crescimento e críticas construtivas de maneira educada e, ainda por cima, mantendo uma postura profissional e estimulante.

7. Reconheça os seus erros

Ninguém é perfeito, somos todos passíveis de cometer erros. Mas, pior do que cometer erros, é não reconhecê-los.

A partir do momento que você assume as suas falhas e demonstra empenho em saná-las, você passa uma imagem honesta, humana e demonstra que está sempre disposto a aprender.

O relacionamento Interpessoal é a base para o convívio em sociedade. Portanto, é pertinente que você conheça as habilidades que facilitam e harmonizam as boas relações entre as pessoas, seja na sua vida pessoal com família e amigos, seja no ambiente profissional.

Vamos conversar um pouco mais sobre isso?

Quais são as habilidades interpessoais?

As habilidades interpessoais são características que devem ser dominadas para facilitar o relacionamento entre as pessoas. Sendo assim, veja um pouco mais sobre elas a seguir.

Conhecimento

É o instante em que duas ou mais pessoas se conhecem. Essa é uma etapa básica, pois é o momento em que algumas pessoas necessitam "quebrar o gelo", descobrindo quais são as afinidades entre si.

Empatia

Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar do outro. Ou seja, ela é a ação de avaliar uma situação pelo mesmo ângulo de outra pessoa que está envolvida nessa mesma situação que você.

Além disso, a empatia vai além da mera preocupação com o semelhante. Ela também implica em compreender a motivação das outras pessoas para agirem de determinado modo em alguma ocasião.

Assertividade

Assertividade consiste na habilidade de nos comunicarmos de maneira clara, objetiva e principalmente respeitosa. Por meio da assertividade é possível expor opiniões honestas e claras.

Ao estabelecer a assertividade como um pilar para o relacionamento interpessoal, é possível conviver de maneira harmoniosa e saudável com outras pessoas.

Ética

Ética é o conjunto de valores morais que conduzem as relações humanas nos mais variados segmentos. Uma empresa, por exemplo, possui a sua ética nos processos de trabalho.

Agir com ética é importante na política, em casa e no trabalho. A ética anda de mãos dadas com a moral e por essa razão é um dos pilares mais sólidos do relacionamento interpessoal.

Comunicação

Comunicação clara e concisa é a base de qualquer relação. Quem consegue expressar as suas opiniões e sentimentos, geralmente consegue se destacar e obter o respeito dos demais.

Na vida familiar a comunicação é importante para assegurar um diálogo com os filhos, sendo parte fundamental para a educação.

Na vida profissional, ela é importante para quem quer subir de carreira, mostrar serviço e competência. Não por acaso, osgrandes líderes sabem se comunicar de forma compreensível e persuasiva.

Além disso, faz parte da comunicação não apenas falar, mas também saber ouvir. Por essa razão, é importante exercitar a habilidade de escutar a opinião dos outros, avaliá-las e, se possível, rebater com cordialidade.

Cordialidade

A cordialidade, de maneira descompromissada, é uma habilidade que pode ser praticada diariamente, tanto na esfera pessoal quanto na profissional. Ela serve para transmitir mais carisma e ainda faz parte da educação básica de convivência em sociedade.

Além disso, a cordialidade é uma troca, pois de uma forma geral, quem age com cordialidade também é bem tratado.

Negociação

A negociação está relacionada não apenas com o comércio, mas também com vários outros elementos em vários segmentos do nosso cotidiano. Negociar, em casa, por exemplo, envolve dialogar com os filhos, fazer tratos com eles, estabelecer tarefas e limites.

Para negociar, seja em casa ou no trabalho, é necessário ser persuasivo sem ser autoritário. É necessário também saber ouvir e avaliar as situações.

Como se destacar no mercado de trabalho? 

Quer se destacar como líder e impulsionar o sucesso da sua equipe?

Aprenda com insights valiosos as melhores estratégias para desenvolver suas habilidades de liderança. Veja como inspirar, motivar e orientar sua equipe de forma eficaz, superando desafios e alcançando resultados extraordinários.

Isso tudo está disponível gratuitamente no nosso e-book "Guia Prático para ser um Líder de Alta Performance"!

Esteja pronto para levar suas habilidades de liderança a um novo patamar e alcançar o reconhecimento que tanto deseja! Clique na imagem abaixo e faça já o download!

E-book Guia Prático para ser um Líder de Alta Performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Comunicação não-violenta na prática

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Comunicação Não Violenta Na Prática

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.