O que é Scrum Team?
Como o Scrum Team é dividido?
Modelo de desenvolvimento de um Scrum Team
Saiba como se tornar um Gerente de Projetos!

Entenda o que é o Scrum Team e qual a importância dessa equipe para o sucesso do projeto!

Aprenda o que é o Scrum Team, como é feita sua divisão em 3 papéis, o que cada um deles faz e qual sua importância para o sucesso do projeto.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é o Scrum Team e qual a importância dessa equipe para o sucesso do projeto!

O Scrum Team é uma equipe de colaboradores, normalmente de cinco a nove pessoas, que trabalham em conjunto para concluir projetos e entregar produtos. A equipe compreende um Scrum Master, um Product Owner e um grupo de Desenvolvedores.

Se você acompanha esse blog, sabe que o Scrum é uma das metodologias mais conhecidas e respeitadas na gestão ágil de projetos, não é mesmo? Mas o que muita gente não sabe é como é dividido o Scrum Team, ou time Scrum.

Então para que você aprenda mais sobre o assunto, confira o que separamos para você a seguir:

  • O que é Scrum Team?
  • Como o Scrum Team é dividido?
  • Modelo de desenvolvimento de um Scrum Team;

Vamos lá?

O que é Scrum Team?

O Scrum Team é uma equipe de desenvolvimento, porém adivisão das funções não ocorre de maneira tradicional. A manutenção do equilíbrio entre todos os colaboradores é o principal objetivo do time.

Através do equilíbrio essa equipe garante a qualidade dos processos. Seus os componentes são: de personalidade, habilidade, responsabilidade, carga de trabalho e poder.

Como o Scrum Team é dividido?

O Scrum Team é dividido em 3 papéis sendo essa estrutura importantíssima para a aplicação bem sucedida do Scrum. Os 3 papéis são:

  • Development Team;
  • Product Owner;
  • Scrum Master.

Vale ressaltar que todos os 3 papéis têm a mesma importância na aplicação do Scrum, o que é uma das características dessa metodologia.

Assim, cada integrante da equipe trabalha em conjunto de forma colaborativa, visando o sucesso do projeto, passando pelo passo a passo para chegar nesse objetivo.

Então, se você quer saber o que são esses papéis e o que cada um deles faz, é só continuar lendo este artigo, que usa como base o livro Scrum: Gestão Ágil para Projetos de Sucesso, de Rafael Sabbagh.

1. Development Team

O Development Team, ou Time de Desenvolvimento, é o squad team responsável por executar as ações definidas para o Sprint Backlog. Uma de suas principais características é a multidisciplinaridade.

Para conseguir essa habilidade, é necessário possuir um grupo bem capacitado, com um número que vai de 3 a 9 integrantes.Esse tamanho suficientemente pequeno permite que os integrantes se comuniquem de forma efetiva.

Essa equipe de desenvolvimento se reúne com o Product Owner para definir o que será realizado durante a Sprint. Depois de definido, o time detalha, de forma autônoma, como esse trabalho será realizado.

Assim, esse time é auto-organizado, planejando e executando seu trabalho com autonomia, propriedade e responsabilidade. Além disso, a equipe informa ao Scrum Master sobre qualquer impedimento que possa surgir, atrapalhando seu trabalho.

Portanto, cabe ao Development Team trabalhar no desenvolvimento de novas versões do produto a cada Sprint, obtendo feedback dos clientes e entregando valor aos mesmos por meio dessas atualizações constantes.

2.Product Owner

O Product Owner (Dono do Produto) é o é o integrante da equipe Scrum que representa o cliente, ou seja, que busca obter retorno. Ele é responsável por definir o Product Backlog, que são todos os requisitos do produto, que vão sendo incrementados ao longo do projeto, de acordo com o feedback dado pelo cliente.

O P.O. está presente na reunião de Sprint Planning junto com a equipe de desenvolvimento para definir as ações da Sprint. Na reunião de Sprint Review,ele repassa para a equipe o feedback dado pelos clientes e pelas partes interessadas, como patrocinadores e gerentes de organizações.

3. Scrum Master

O Scrum Masteré o catalisador do Scrum Team, ou seja, ele facilita e potencializa o trabalho de todos os integrantes. Para isso, ele faz uso de seu conhecimento avançado de e suas técnicas de comunicação para tornar o trabalho do Time de Desenvolvimento e do Product Owner mais eficientes.

Ele também garante que tudo está sendo feito de acordo com os princípios do Scrum, ajudando em quaisquer dúvidas em relação a esse framework. Assim, ele se certifica de que todos compreenderam os conceitos e estão aptos para realizar seu trabalho de forma produtiva. A sua função apresenta algumas semelhanças e diferençascom o Agile Coach.

Por isso, esse membro do Scrum Team é chamado de "facilitador hábil", termo criado por Roger Schwarz (2002). Dessa forma, para se tornar esse facilitador, esse profissional precisa possuir as famosas soft skills, que são  habilidades interpessoais de comunicação.

O Scrum Master deve ser proativo para conseguir realizar mudanças e remover os impedimentos apontados pelo Time de Desenvolvimento, além de trabalhar para evitar o acontecimento desses impedimentos.

Mas ele precisa saber balancear suas participações, pois um dos objetivos do Scrum Master é aumentar a responsabilidade e autonomia do Scrum Team, permitindo assim que resolvam seus próprios problemas.

Como você pôde perceber, o Scrum Team funciona de uma forma muito bem organizada, em que todos são igualmente importantes e responsáveis pelo sucesso do projeto. É por isso que o Scrum framework se tornou referência na gestão ágil de projetos em todo o mundo.

Quer saber mais sobre os papéis e eventos do Scrum? Então vem ver esse vídeo que separamos para você:

Modelo de desenvolvimento de um Scrum Team

O modelo de desenvolvimento de grupo de Bruce Tuckman é um método que pode ser seguido para a  construção de uma Scrum Team.

Tuckman escreveu em “Sequência de desenvolvimento em pequenos grupos” que novas equipes precisam passar por diversos estágios até alcançar um alto desempenho na entrega dos projetos.

Esses estágios são:

  • Forming (Formação): este estágio refere-se a formação do grupo, onde é estabelecido o objetivo do projeto e também é nesse estágio onde os membros irão se conhecer melhor, sendo papel do líder criar esse entrosamento entre os participantes do time. 
  • Storming (Confrontação): neste estágio acontecem os confrontos, onde os membros da equipe ainda precisam entender seus papéis e responsabilidades e aceitar opiniões diferentes para que haja sucesso no desenvolvimento do projeto. Essa etapa, como todas as outras, é inevitável.
  • Norming (Normatização): nesta etapa a equipe já chegou a um consenso e já existe alguma produtividade e colaboração entre os membros, o que ainda falta nessa etapa é a melhoria contínua.
  • Performing (Atuação): nesta etapa a equipe começa a se destacar. Tendo colocado as necessidades do grupo à frente das necessidades pessoais, a equipe começa a se concentrar em um objetivo comum e a encontrar maneiras de resolver quaisquer problemas que surjam.
  • Adjourning (Dissolução): este estágio simboliza o fim do processo, seja pela conclusão do projeto ou dissolução da equipe. Esta etapa não ocorre sempre, porque podem existir times permanentes. 

Quer saber mais sobre os estágios de formação de um Scrum Team? Então assista esse vídeo:

Então, se você se interessou por este assunto e quer saber mais sobre essa metodologia, tenho uma ótima notícia!

Saiba como se tornar um Gerente de Projetos!

Você já se perguntou o que faz um gerente de projetos? Ele é responsável por definir todas as rotinas de um projeto, a sua metodologia, escopo e objetivos. Mas e quais são suas competências? Gostaria de saber mais?

Criamos um e-bookpara te guiar e te ensinar quais são todas as competências que esse profissional precisa ter! Faça agora mesmo o download e descubra!

Clique no botão baixe o nosso conteúdo!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.