Perguntas de entrevista de emprego: Tudo sobre você
Perguntas de entrevista de emprego: Sobre sua área
Perguntas de entrevista de emprego: Sobre a empresa
O que perguntar em uma entrevista?
E aí, que tal se preparar ainda mais?

A melhor resposta para 33 perguntas de entrevista de emprego para garantir sua vaga

Conheça o guia que te ensinará como responder as mais comuns perguntas de entrevista de emprego. Prepare-se para essa etapa chave e alcance a tão sonhada vaga!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
A melhor resposta para 33 perguntas de entrevista de emprego para garantir sua vaga

Já ficou apavorado anterior a um processo seletivo (seja para um estágio, de trainee ou para o primeiro emprego) ao pensar sobre como melhor responder as mais comuns perguntas de entrevista de emprego?

Bem, todos nós já ficamos com esse receio. Afinal, não se sabe quais serão as perguntas de entrevista de emprego, e são elas que definirão se você conseguirá ou não a vaga.

Mas fique tranquilo, pois devido a isso, decidimos preparar para você um guia contendo as 33 (isso mesmo, trinta e três!) principais perguntas de entrevista de emprego de acordo com o livro The Accelerated Job Search de Wayne D. Ford, para que você possa estar preparado para encantar o entrevistador. Você nem vai acreditar ao ver a perguna 31.

Preparado para saber o que responder em uma entrevista de emprego? Nesse artigo você aprenderá como responder:

  • Perguntas de entrevista de emprego: Tudo sobre você;
  • Perguntas de entrevista de emprego: Sobre sua área;
  • Perguntas de entrevista de emprego: Sobre a empresa.

Vamos lá?

Perguntas de entrevista de emprego: Tudo sobre você

1. Fale um pouco sobre você.

Hoje em dia, em todas as suas variantes, esta é, com certeza, uma das perguntas de entrevista de emprego mais frequente.

O que o entrevistador espera é uma resposta breve, sucinta e objetiva, contudo natural e não "decorada".

Se você deixar transparecer que trazia a resposta preparada, isso lhe dará uma imagem pouco espontânea e artificial.

Ao refletir "Quem sou eu?", é bom que evite mencionar interesses pessoais ou atividades que não se refiram diretamente à sua atividade de trabalho ou à função que você pretende desempenhar ali. Se for o caso, aborde estes temas apenas se forem especificamente pedidos.

Descreva neste ponto o que já realizou na sua vida profissional, focando particularmente naquilo que se relaciona com a vaga. Comece no passado e prossiga a sua breve descrição até ao presente.

2. Considera-se um (a) homem/mulher de sucesso?

A resposta, neste caso, é obrigatoriamente "sim" e explique sucintamente porque pensa dessa forma, frisando que este não é um estado definitivo, que você está sempre em busca de alcançar um patamar mais elevado neste sentido.

Liste os os objetivos de vidaque traçou para si próprio no passado e a forma como os alcançou e como espera alcançar os restantes num futuro próximo.

3. O que os seus colegas pensam sobre você?

É interessante ter algumas boas referências - verdadeiras - de ex-chefes ou supervisores especialmente, e colegas próximos.

Mas, se não lembrar de nenhuma, você pode atribuir a um nome genérico alguma citação como "O Paulo diz sempre que eu sou o trabalhador mais eficientee persistente que já conheceu".

Tente lembrar de qualidades suas que já foram reforçadas por várias pessoas, diversas vezes. Maior credibilidade.

4. Como você trabalha em equipe?

Neste caso é muito bom deixar claro que trabalha bem em grupo. Deixar o recrutador na dúvida sobre essa sua habilidade pode eliminá-lo automaticamente do processo.

Nos métodos produtivosdos dias de hoje, quem não sabe trabalhar em equipenão serve para as organizações.

Para dar mais credibilidade, tenha à mão exemplos de trabalhos em equipe de sucesso nos quais você trabalhou prontos para citar, e quanto mais recentes melhor.

Exemplifique com casos em que colocou seu bem-estar ou glória pessoal em nome do desempenho da equipe.

Não se vanglorie e procure se manter fiel aos fatos mais do que a suas opiniões de como os trabalhos aconteceram.

5. Qual é a sua filosofia quanto ao trabalho?

Não se alongue. Afirme que os trabalhos têm que ser feitos, especialmente os urgentes e essenciais, e está disposto a dar seu melhor, com todo o seu esforço, para cumpri-los.

Seja positivo, mostrando um foco especial nos benefícios para a organização.

6. O que o irrita mais nos seus colegas?

Sinta o aroma desta pergunta. Um adorável cheirinho de... armadilha. É um teste se você se irrita fácil.

O ideal neste caso é "pensar" por alguns segundos e depois dizer que não consegue pensar em nada que o irrite o suficiente para que seja relevante - óbvio que manias todos temos e viver no equilíbrio, com tolerância e paciência, é sempre uma boa política - e que o seu relacionamento com seus colegas de trabalhocostuma ser muito bom.

7. Qual seu maior atributo?

Há várias respostas possíveis para esta pergunta, mas em todo caso, você sempre deve pensar num aspecto positivo.

As respostas mais comuns, em geral, envolvem a sua capacidade para priorizar e resolver problemas, o desenvolvimento de projetos, a capacidade de trabalhar sob pressão, capacidade clara e bem definida de seguir ordens diretivas, seus conhecimentos técnicos ou sua capacidade de liderança.

Se não tiver nada em mente, procure ater-se a uma destas alternativas.

8. Com que tipo de pessoa recusaria trabalhar?

É importante frisar que você não se recusaria a trabalhar com ninguém, e só abriria alguma exceção neste sentido em casos extremos que envolvessem deslealdade para com a organização, violência física ou verbal, ou ilegalidade em transações, crimes, lavagem de dinheiro e outros.

Qualquer coisa menos grave que isto, ou que depende da sua opinião ou do seu comportamento pessoal, deve ser omitida.

Fatores como religião, opção sexual, entre outros, devem com certeza ser deixados de fora. Mantenha a postura e a ética. No âmbito profissional, esses valores pessoais nem devem ser levados em consideração.

9. O que é mais importante: dinheiro ou trabalho?

O dinheiro é o que traz o sustento, mas trabalho traz realização. Pense nisso. Essa frase pode ser uma ótima resposta. Colocar exatamente o peso de cada uma das coisas não compromete. E, para o bom examinador que sabe ler as entrelinhas, isso diz exatamente qual a sua postura.

10. O que o motiva a trabalhar melhor?

Essa resposta pode ser mais pessoal, desde que você não responda a única coisa que faz o entrevistador encerrar a entrevista: salário alto.

O colaborador que só olha para o dinheiro sempre vai achar que ganha pouco e, por isso, sempre vai estar desmotivado. Portanto, não é um bom empregado.

11. O que aprendeu de erros anteriores?

É certo que todos cometem erros. Contudo, seu entrevistador não precisa ouvir uma lista de tantos quantos você já teve em sua vida.

Seja sucinto e não cite erros graves e que o levaram, por exemplo, a ser demitido por justa causa ou ao fracasso de um projeto.

12. Quais você considera que sejam seus pontos fracos?

Use uma política semelhante à de pergunta anterior. Obviamente você tem milhares de defeitos. Mas seu entrevistador não precisa estar ciente dos mais graves.

Quer saber quais os pontos negativos para se falar em entrevista? Fale sobre a falta de uma habilidade técnica/curso e indique que você já está buscando essa melhoria. É uma boa resposta porque é um gap facilmente resolvido com uma capacitação.

Pense precisamente em 03 defeitos e 03 qualidades, ok?

E fica o aviso para o caso da contratação ocorrer: lide com seus defeitos, para que eles não apareçam na empresa.

13. Que qualidades você admira num superior?

Conhecimento, capacidade de liderança, senso de humor oportuno, descontração, seriedade para o trabalho, entre outras características são aquelas que, combinadas, dão uma ótima resposta para esta pergunta.

E diga, obviamente, que se ele é seu superior, é por que está ali por conhecimento, capacidade e merecimento, então essas qualidades estão implícitas.

Como você percebeu, dentre as mais comuns perguntas de entrevista de emprego, estão aquelas relacionadas aos seus aspectos pessoais e anseios profissionais. O que reflete no seu direcionamento sobre a sua carreira, né?

Perguntas de entrevista de emprego: Sobre sua área

14. Por que deixou o seu último emprego?

Essa é uma daquelas perguntas na entrevista de emprego perigosas. Sejam lá quais foram as circunstâncias, mantenha sempre um ar ameno e positivo.

Não mencione problemas graves na sua organização anterior, a menos que tenha ocorrido o fechamento da empresa, falência - desde que essa não tenha sido culpa do seu setor - ou uma demissão coletiva, o que deve apenas ser mencionado "por cima". Jamais mencione conflitos com os seus superiores ou colegas de trabalho.

Se o fizer, diga adeus à vaga, com direito a valsa de despedida. Sempre dê a entender que saiu para evoluir profissionalmente, a procura de uma nova oportunidade profissional, ok?

15. Que experiência tem nesse campo?

Seja específico a temas que se referem ao cargo que está concorrendo. Se não tiver experiência específica, tente aproximar-se ao máximo, mas não invente.

Evite todos os temas que não têm diretamente nada a ver com a vaga, a empresa ou o setor. Se você está concorrendo a uma vaga de escriturário, evite, por exemplo, dizer que já foi artesão. Não teria sentido, certo?

16. O que você fez para melhorar os seus conhecimentos técnicos no último ano?

Quando perguntarem o que está fazendo, mencione todas as atividades de melhoria da sua performancenas últimas funções, desde aquelas que foram financiadas pela organização anterior até aquelas que eventualmente pagou do seu próprio bolso.

17. Tem outras ofertas de emprego em vista?

Seja sincero, mas limite ao mínimo as suas respostas sobre outras empresas.

Lembre-se de enfatizar que, obviamente, aquela é a que mais lhe interessa, contudo, está avaliando todas as possibilidades para ter alternativas de "reserva" a mão, caso uma ou outra não vingue.

Você tem de manter o foco no emprego que está em jogo, não nos outros.

18. Já teve que despedir alguém? Como foi para você?

Esse é outro exemplo em que a qualidade da resposta é essencial e pode ser a diferença entre você deixar uma boa impressão ou não.

Mesmo que isso tenha acontecido, nunca deixe transparecer que gostou ou não de despedir alguém. Uma pessoa de confiança tem que tomar uma ação porque é necessário, e não porque gosta ou desgosta. Você teve que fazer aquilo que tinha que ser feito, e pronto.

Diga que quando se trata de defender o compromisso que assumiu enquanto profissional.

19. Já lhe solicitaram que abandonasse uma função?

Se sim, seja honesto, com brevidade, procurando deixar claro que deu o melhor de si, mas infelizmente não houve uma identificação profunda com a função e havia quem a desempenhasse de maneira mais efetiva.

20. Conte-me uma sugestão recente que tenha feito no seu último emprego e como ela se concretizou

Vá para a entrevista com uma destas sugestões já preparada, se possível.

A sugestão comentada deverá ser uma que foi aceita, implementada e que tenha tido uma aplicação bem-sucedida.

Idealmente, deverá ser diretamente aplicável no tipo de função que está concorrendo, mas caso isso não seja possível, não se preocupe, pois a intenção aqui é ver o grau de aplicabilidade e sucesso das suas ideias.

Ah, se puder, previna-se tendo em mão uma carta de recomendação da pessoa que citar nessa narrativa.

21. O que você procura num trabalho? ou Descreva o que seria, pra você, "emprego de sonho".

Procure não se referir a nenhum emprego que tenha tido no passado, nem sequer aquele que está agora na mesa.

Não mencione especificamente outro trabalho que não aquele que corresponderá a esta entrevista, porque isso poderá dizer ao entrevistador que sairá na primeira oportunidade.

Ao ser perguntado na entrevista de emprego sobre qual seu maior sonho, o melhor é se manter no campo das generalidades.

22. Você já teve problemas com seus superiores? Conte-me.

E temos nosso entrevistador, mais uma vez, colocando-o numa situação difícil, face a face com uma bela armadilha.

A intenção do recrutador é fazer você falar mal de seus antigos chefes, para ver qual sua posição ética. Se você entrar nessa e começar a apontar defeitos nas empresas onde trabalhou, pronto, a entrevista acabou e você foi reprovado.

O melhor jeito de sair desta, ao ser pressionado a responder, é ser vago e afirmar que divergia da maneira como determinada questão estava sendo abordada, mas que o problema não estava em torno do que era certo ou do que era errado, e sim de pontos de vista diferentes, pois era possível que ambos fossem chegar no mesmo lugar, embora por caminhos diferentes.

Fugir, nesse caso, pode ser encarado como uma tentativa de esconder algo, como um político que muda de assunto quando perguntado sobre algo que teria feito de errado.

23. Como se propõe compensar a sua falta de experiência?

Neste caso, é bom frisar que com empenho e esforço, você será capaz de tornar-se o mais apto àquela função.

Se tiver outras experiências, ou habilidade, que compensem aquela que você não tem, este é o momento de valer-se delas e exibi-las ao entrevistador.

24. Qual foi, até hoje, o seu maior desapontamento profissional?

Independente do que disser, não demonstre raiva ou frustração. Aceitação e espírito de superação são as qualidades que os entrevistadores mais admiram nos candidatos. Portanto, enfatize que as tem ao narrar o que lhe foi solicitado.

Depois de conhecer mais perguntas de entrevista de emprego, você com certeza está bem mais preparado, não é mesmo? Mas para que você se sinta mais confiante, é importante você também aprender sobre acontecimento, currículo e linguagem corporal.

Perguntas de entrevista de emprego: Sobre a empresa

25. O que conhece sobre esta empresa?

É obrigatório que você saiba onde está indo. Fique atento para não falar sobre dificuldades ou aspectos negativos daquela organização.

Essa é uma das perguntas na entrevista de emprego que demonstram o quão interessado você está na vaga, pois demanda pesquisa sobre a organização para a qual está se candidatando.

26. Por que você quer trabalhar nessa organização?

Esta poderá ser a sua resposta mais importante. Baseie-se na pesquisa que fez sobre a organização e relacione os valores e objetivos da empresacom seus próprios.

Deixe clara a compatibilidade, o match! Relacione sua âncora de carreiracom o que a vaga lhe ofertará.

E lembre-se de deixar o gostinho para o recrutador do porquê deve ser contratado.

27. Conhece alguém que trabalha para nós?

Uma pergunta delicada e complicada: além do fato de que algumas organizações não contratam familiares, você só deve mencionar amigos se ele for de absoluta confiança, estiver em boa situação na empresa e estiver previamente avisado que você vai dizer que o conhece e ele o recomenda.

Cuidado com indicação de amigos que dizem que vão te indicar e não indicam. Na dúvida, não mencione ligações com a empresa.

28. Qual a sua pretensão salarial?

Dar uma resposta pronta pode colocá-lo numa enrascada neste caso: por um lado, você pode dizer um valor acima do que a empresa pretende pagar por outro, pode acabar dizendo menos do que ganharia, e a empresa se beneficiar disso, contratando-o por um valor abaixo de mercado.

Assim, o ideal é dizer não ter pensado nessa possibilidade, pois antes de tudo está interessado no trabalho que desempenhará, devolvendo uma pergunta: "qual é tipo de salário que está aqui em questão?".

Alguns entrevistadores se evadirão. Nenhum o levará a mal por fugir da resposta, pois notará maturidade na sua atitude. Se, contudo, for pressionado a responder, dê um valor tão vago e impreciso quanto o possível.

Uma outra dica para falar a pretensão salarial é buscar sobre a média salarial da sua área ou ter como base sua remuneração anterior.

29. Durante quanto tempo espera trabalhar para nós?

Neste caso, a melhor resposta seria "enquanto acharem que estou realizando um bom trabalho", mas também é bom deixar claro que pretende, sempre, manter uma constante evolução com a empresa e o trabalho perdurará enquanto esse equilíbrio for mantido.

30. Por que você deve ser contratado ou Por que que devo contratar você e não o outro candidato?

Esta é uma das mais importantes respostas que você dará em qualquer entrevista, pois ela apresentará ou não a compatibilidade entre você e a empresa.

Também é uma resposta que define toda a sua carreira ali dentro: o seu empregador pode usar o que você disser naquele momento para lhe exigir e cobrar posturas e ações a partir do momento em que você passar a ser um colaborador.

Portanto, você deve refletir muito sobre esta pergunta antes mesmo de chegar à entrevista. Mais do que destacar e enfatizar seus pontos mais positivos relacionados com a companhia em questão, é importante que você fale sobre suas expectativas de crescer e evoluir ali dentro, com esforço e dedicação.

Deixe claro que as suas capacidades correspondem à necessidades da organização. Pense o porquê você quer trabalhar na empresa e reforce como você pode contribuir para a empresa.

Nunca mencione que é melhor do que qualquer outro concorrente, mas pode dizer ao entrevistador que seus níveis de excelência são bastante elevados e você sabe que pode realizar um trabalho de qualidade.

31. Está disposto a trabalhar para além de seu horário? Fazendo noites e fins de semana?

Para muitos, a resposta mais óbvia é sim. Muitos entrevistados - e até pessoas que orientam candidatos em empresas de Recursos Humanos - acham que isso faz o empregador pensar que encontrou uma "mina de ouro", o colaborador que trabalha sem reclamar.

Contudo, também é uma das piores armadilhas do candidato que acaba sendo contratado se ele respondeu que sim, para sair "bem na fita", como diz a gíria, ele acaba se dando mal quando acaba sendo exigido a cumpri-lo.

O ideal é responder com sinceridade ou, ainda, com moderação: diga ao entrevistador que tudo que é combinado não sai caro para ninguém.

Portanto, se é necessário trabalhar aos fins de semana, que isso seja acertado previamente, para equilibrar todos os âmbitos da sua vida (família, estudos, espiritualidade, etc.) Deixe claro que está aberto a negociações, sugestões e a suprir as necessidades da empresa.

Essa resposta deve ser dada especialmente por quem tem filhos, família e precisa ter tempo para passar com eles.

32. Se for necessário, estaria disposto a mudar de local de trabalho?

Como na pergunta anterior, você deve ser claro, direto e honesto, e não responder sim por impulso para agradar o entrevistador. Diga que, em princípio, é uma possibilidade a considerar.

Seja claro e honesto, e não se esqueça de que é preciso avaliar esse tipo de possibilidade junto com sua família, avaliando a disponibilidade para tal mudança. Se achar que existe a possibilidade de que essa pergunta seja feita, antes mesmo de ir para a entrevista já converse com eles, para ter uma resposta pronta.

O importante é não dizer que está disposto a se mudar e depois se negar a fazê-lo, o que pode determinar o fim da sua carreira.

33. Está disposto a colocar os interesses da empresa acima dos seus próprios?

Outra pequena armadilha aos desavisados. Novamente, o ideal é responder com moderação. Não se apresse em responder que sim para agradar ao entrevistador.

Pelo contrário, mantenha uma posição de equilíbrio, frisando que sempre estará disposto a fazer o que for necessário pela empresa, especialmente para o seu crescimento nela e com ela.

Entretanto, deixe claro que essa disposição pode se limitar à medida que não houver retorno pessoal, motivação ou em que lhe peçam para realizar algo fora dos padrões da ética profissional.

O que perguntar em uma entrevista?

Por fim, quando a entrevista termina, é comum que o entrevistador pergunte se você tem dúvidas ou perguntas.

Dessa forma, esteja sempre preparado e leve uma pequena, fruto das suas pesquisas sobe a empresa e que tenham a ver com a forma como pode contribuir e trabalhar.

Questione sobre os projetos que estão em andamento, sobre os que estão prestes a começar e a estrutura onde você poderá ser integrado.

E última dica: Use a Técnica STAR - Situação, Tarefa, Ação e Resultado - para responder as perguntas de entrevista de emprego :)

E aí, que tal se preparar ainda mais?

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

ebook curriculo do papel ao linkedin

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Currículo: Do Papel Ao Linkedin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.