CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que fazer depois da entrevista de emprego?
Como ser chamado para outras entrevistas?
Você já ouviu falar de entrevista proativa?
Checklist: Depois da entrevista de emprego

Descubra qual é o comportamento ideal após entrevistas de emprego!

Já ficou em dúvida em como se comportar logo após uma entrevista de emprego ou ficou muito ansioso enquanto esperava o resultado? Então esse artigo é para você!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra qual é o comportamento ideal após entrevistas de emprego!

A entrevista terminou, você finalmente respirou aliviado. Agora é só ir para casa e aguardar pela resposta, certo? Errado! Seu trabalho ainda não acabou, não se você realmente está interessado na vaga. Existem algumas ações importantes a serem executadas depois da entrevista, que ajudarão você a conseguir o emprego.

Existem algumas recomendações a se seguir depois da entrevista de emprego. Como você age nessa fase é tão importante quanto seu comportamento durante a entrevista. É aqui que muitos candidatos se sentem perdidos por não terem ideia de como agir, afinal a linha entre se mostrar interessado e ser chato é bem tênue.

Pensando nisso, reunimos as principais recomendações feitas por recrutadores a respeito do acompanhamento pós entrevista. Essas são dicas do que fazer e do que não fazer depois da entrevista de emprego. Nesse artigo você aprenderá:

  • O que fazer depois da entrevista de emprego?
  • Como ser chamado para outras entrevistas de emprego?
  • Checklist: Depois da entrevista de emprego
  • Você já ouviu falar em entrevista proativa?

O que fazer depois da entrevista de emprego?

1. Avalie sua entrevista

Assim que você completar sua entrevista, é de grande valia que você faça um resumo sobre sua entrevista. Lembre-se de colocar as perguntas que foram feitas e suas respostas, pois será importante que você tenha um registro delas no caso de haver uma entrevista de acompanhamento.

Também deve entrar nesse resumo tudo aquilo que você gostaria de ter dito, mas acabou se esquecendo ou não teve a oportunidade. Assim, se você for selecionado para uma segunda entrevista, pode aproveitar para falar o que não foi dito.

Um dos pontos em que uma avaliação completa de sua própria entrevista mais ajuda é na identificação de pontos a melhorar. Ao identificar esses gaps, você estará apto para trabalhar em cima deles para que em futuras entrevistas de emprego você esteja mais preparado e esses erros não se repitam.

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

2. Anote informações de contatos e os próximos passos

Assim que a entrevista termina, você pode e deve perguntar sobre os próximos passos: Qual o prazo para a empresa entrar em contato? Qual a melhor forma de contatar a empresa, e-mail ou telefone? Entrarão em contato com todos, ou somente quem conseguir a vaga?

Ter o dado de quando o entrevistador diz que vai ligar bem documentado te ajudará a se sentir menos ansioso durante o processo de esperar pela resposta em relação a vaga. É importante anotar o contato de todos os entrevistadores e responsáveis pelo processo seletivo.

Obter os nomes de todos envolvidos é crucial, porque você precisará fazer uma carta de agradecimento após processo seletivo.

Essa nota deve ser, por padrão, enviada por e-mail, na qual consta seu agradecimento pela entrevista e pela oportunidade. É bom que seja enviada após o fim da entrevista. Dependendo do tipo de empresa, uma carta escrita à mão pode ser muito bem vista também.

Essa é uma dica importante também para você saber monitorar quanto tempo demora para receber proposta de entrevista de emprego e entrar em contato posteriormente, se necessário.

3. Espere o prazo dado pelo entrevistador

É muito importante ter paciência depois da entrevista. Para você, uma semana pode parecer uma eternidade, mas para o recrutador, é só mais uma semana. Se o entrevistador disser que o tempo de resposta é de 10 dias, não entre em contato antes dos 10 dias. Isso demonstrará desespero e falta de atenção.

Depois de passados 2 dias do prazo dado pela empresa, envie um e-mail perguntando sobre o processo, mas sem forçar um feedback após entrevista de emprego ou dizer coisas do tipo "você disse que demoraria 14 dias, mas já se passaram 16". Não faça isso! Afirme que tem grande interesse em trabalhar na empresa e que gostaria de receber sua resposta.

Caso o entrevistador não tenha a resposta ainda, aguarde. No máximo, um mês depois da última conversa, envie outro e-mail perguntando sobre a vaga. Lembre-se também de seguir as instruções dadas pelo responsável pelo processo seletivo. Se foi dito para entrar em contato por e-mail, não ligue!

4. Notifique suas referências

É importante que todas as pessoas que você usou como referência durante a entrevista saibam disso. Elas precisam estar preparadas para receber uma ligação do entrevistador, para que não sejam pegas de surpresa.

Mas não manipule a referência, pois recrutadores percebem com facilidade quando isso acontece. Apenas as lembre daquilo que você realizou quando trabalhou junto com elas.

5. Não questione o resultado

Nem sempre obtemos o resultado que queremos e precisamos lidar com isso. É crucial que você não questione o resultado dado pela empresa.

Mas, você poderá pedir por um feedback esclarecendo se houve algum ponto no qual falhou, o que te ajudará a melhorar para a próxima vez.

Seja educado e demonstre maturidade, pois isso é sinal de profissionalismo. Você pode não ter conseguido a vaga que se candidatou, mas uma postura correta diante do resultado negativo pode inclusive fazer com que o seu nome esteja entre os primeiros na próxima vaga que a empresa abrir.

Como ser chamado para outras entrevistas?

É importante depois da entrevista que, depois da entrevista, você continue procurando por vagas enquanto espera pela resposta. Com o mercado competitivo como está, você não pode se dar ao luxo de simplesmente sentar e esperar.

Isso não significa perder as esperanças na vaga que você se candidatou, muito pelo contrário! Ao continuar a busca você estará se preparando também para uma possível segunda entrevista. Existem casos em que empresas chegam a demorar 6 meses ou mesmo 1 ano para finalizar um processo seletivo.

Não desanime e continue procurando! Assim, você desenvolve uma das características mais valorizadas no mercado de trabalho: a resiliência.

Você já ouviu falar de entrevista proativa?

É um modo ativo de ser chamado por recrutadores para entrevistas. Nessa situação, não há previamente uma vaga aberta, mas você pode escrever uma carta de apresentação - colocar resumo de experiências, qualificações, conhecimentos, habilidades e realizações - e enviar a uma empresa.

Você conhecia esse método de captação de vaga?

Ah, se você quiser aprofundar seus conhecimentos sobre processo seletivo, não deixe de ler outros artigos nossos sobre esse conteúdo. Acesse abaixo:

Checklist: Depois da entrevista de emprego

  • Tenha paciência e segure a ansiedade;
  • Não entre em contato com o entrevistador, ele fará isso caso você seja aprovado;
  • Se o entrevistador não entrar em contato em até 15 dias, você poderá enviar um e-mail agradecendo a oportunidade e se colocar à disposição;
  • Caso você não seja aprovado, aproveite a oportunidade e faça uma autoavaliação;
  • Jamais questione o resultado com o entrevistador;
  • E se você for aprovado, envie um e-mail para voitto.contato@gmail.com contando como nossos artigos te ajudaram!

Que tal se preparar agora?

Como você pode perceber, a sua forma de se comunicar no decorrer das etapas do processo podem te ajudar ou prejudicar na visão do headhunter sobre você, né? Portanto, é fundamental se capacitar para isso.

Em um mundo globalizado, o inglês se torna obrigatório para se manter competitivo. Por isso, processos seletivos exigem o inglês como pré-requisito. Mas você está preparado para uma vaga assim? Como você se sente quando a entrevista é em inglês?

Com o curso Inglês para Processos Seletivos você entenderá como se dá uma entrevista em inglês e, assim, identificar qual informação que o recrutador deseja. Você aprenderá a pronunciar corretamente e a elaborar respostas simples e completas sobre estudos e informações pessoais e profissionais.

Eai, está Interessado em aprender o inglês necessário para processos seletivos, convencer o entrevistador de que o seu perfil é adequado para a vaga e conquistar a vaga dos seus sonhos?

Use o cupom BLOG100 na nossa plataforma e comece a se qualificar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixa e saiba mais a respeito!

Aprenda o Inglês necessário para os processos seletivos! Clique e se inscreva já!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.