O que é perfil profissional?
O que colocar no perfil profissional?
Quais erros não cometer?
Dica de Ouro!

Aprenda o que é e o que colocar (ou não) no seu perfil profissional!

Descubra o que é perfil profissional, qual a sua importância e como desenvolvê-lo corretamente de maneira a torná-lo o mais atrativo possível!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Aprenda o que é e o que colocar (ou não) no seu perfil profissional!

Nos dias atuais, o mercado de trabalho se encontra cada vez mais competitivo e rigoroso, por essa razão, é de extrema importância estruturar um bom currículo, além de deixá-lo muito atrativo.

Dessa forma, é possível cativar o recrutador responsável pelo processo seletivo e por consequência, ser convidado a participar da próxima etapa de seleção.

Assim, surge o perfil profissional, a parte do currículo que será responsável por chamar a atenção logo nos primeiros minutos de leitura. Quer entender mais a respeito? Então continue lendo, pois abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é perfil profissional?
  • O que colocar no perfil profissional?
  • Quais erros não cometer?

O que é perfil profissional?

O perfil profissional é uma apresentação, de forma resumida, das experiências e qualificações de um candidato, descrevendo suas características com o intuito de apresentar uma boa imagem dele.

Pode ser feito em um único parágrafo ou em formato de lista. Caso seja pela listagem, é interessante que contenha em cada tópico as palavras chave que o representam.

Além disso, ele corresponde à parte introdutória do currículo, portanto deve ser  encontrado no topo do mesmo.

Nesse sentido, é considerado uma das partes mais fundamentais do documento, já que seu principal objetivo é ter um impacto inicial positivo e causar uma boa impressão nos recrutadores, incentivando-os a prosseguirem na leitura do currículo.

Lembre-se, seja breve! É fundamental que as informações sejam expostas de forma concisa, mantenha o foco em apenas se apresentar de maneira a conectar o recrutador.

Vale ressaltar que, assim como nas outras partes do documento, o perfil profissional deve ser sempre adaptado, apresentando as características que mais são relevantes para a vaga em questão.

Pensando na importância de saber o que fazer ao longo da realização de um processo seletivo, temos uma dica pra você!


Está com dúvidas sobre como montar seu currículo ou entender qual é o melhor modelo para você?

Receba dicas de como ter um currículo de sucesso e se destacar nas vagas de emprego com o nosso eBook sobre o tema!


ebook curriculo do papel ao Linkedin


Agora que você entendeu um pouco mais sobre esse assunto, vamos te mostrar o que colocar nessa parte tão importante!

O que colocar no perfil profissional?

Separamos em alguns tópicos as informações que são mais significativas para estarem presentes no perfil profissional.

É importante lembrar que não precisam estar dispostas nessa ordem, mas é interessante colocá-las em uma sequência que faça sentido.

Desta maneira, montar essa sequência irá ajudá-lo a se organizar na escrita, como também facilitará a compreensão do recrutador. São eles:

1. Grau de conhecimento atual

Ao iniciar a escrita do perfil profissional, é o momento de dizer um pouco sobre sua formação acadêmica até agora, seja curso técnico, graduação, pós graduação etc.

2. Experiências

É interessante também ressaltar quantos anos de experiência tem em sua determinada profissão, como também quais experiências anteriores foi capaz de acumular ao longo desses anos.

Por exemplo: um profissional com 3 anos de carreira e grande experiência na área de gestão de projetos. 

3. Competências e Habilidades (e prová-las) 

Chegou a hora de falar um pouco mais sobre suas competências e habilidades. Você é uma pessoa comunicativa e tem bom senso de liderança?

Ou ainda, demonstra flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças? Quem sabe também trabalha bem em equipe.

Essas e outras características em um profissional, vem sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas, e mostrá-las para o recrutador demonstrará que você está a altura do mercado.

Contudo, lembre-se de sempre prová-las. Atrele a essas habilidades as atividades executadas que o permitem afirmar possuir essas características.

4. Disponibilidade

Se possível, deixe claro em sua apresentação sua disponibilidade de horários, para que desde o princípio o recrutador tenha noção se o que você tem a oferecer e o que a empresa necessita estão alinhados.

5. Objetivos

Quais são seus objetivos dentro da empresa  a qual deseja fazer parte e quais são seus objetivos como profissional? Deixe isso explícito no final de sua apresentação.

Quais erros não cometer?

Já falamos sobre o que colocar no perfil profissional, te orientando a abordar informações assertivas.

Porém, é indispensável conhecer também o que não colocar, com o intuito de criar um bom perfil profissional sem erros.

Seguem quais as possíveis falhas você não pode deixar acontecer:

1. Informações Falsas

De nada adianta um perfil profissional que não seja verdadeiro. Se afirma algo, é essencial que essa afirmação possa de algum modo ser comprovada.

Caso decida expor informações não verídicas, é muito provável que será descoberto em algum momento futuro. Assim, fique sempre atento a isso.

2. Falta de foco

Como já mencionamos, o perfil profissional é adaptável, portanto não aborde experiências e qualificações que não combinam com a vaga.

Nem mesmo se dispõe a trabalhar em qualquer setor da empresa.

Ao fazer isso, você levará o recrutador a acreditar que não entende o que almeja como profissional, ocasionando em uma certa perda de interesse do mesmo.

3. Clichês 

Por fim, evite os famosos clichês. Seu currículo estará no meio de diversos outros. Diante disso, não generalize nem seja superficial em seu perfil profissional.

Quanto mais original e criativo ele for, mais interessante será e terá maiores possibilidades de se destacar aos olhos do recrutador.

Desse modo, esteja sempre atento às nossas dicas para deixar seu perfil profissional preparado para conquistar qualquer recrutador!

Ao aprender mais sobre o que foi abordado nesse artigo você sente que ainda te faltam algumas habilidades e competências que necessitam de desenvolvimento?

Temos então uma dica de ouro para você!

Dica de Ouro! 

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.