Faça uma lista das áreas que você gosta
Pesquise sobre as áreas de interesse
Faça testes vocacionais
Converse com profissionais
Conheça as profissões em alta
Busque informações sobre o curso
Busque apoio com familiares
Uma dica bônus valiosa

Conheça agora 7 orientações para selecionar a carreira ideal!

Aprenda agira como identificar suas áreas de interesse profissional e descubra qual carreira pode trazer realização e prosperidade para você!

Orientu
Por: Orientu
Conheça agora 7 orientações para selecionar a carreira ideal!

Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil, ainda mais quando os jovens acabam de sair do ensino médio e já se deparam com essa difícil decisão e com inúmeros vestibulares para prestar.

É muito comum que nesta fase surjam muitas incertezas e angústias que podem ser causadas por inúmeros fatores como a falta de uma orientação profissional adequada, a falta de autoconhecimento, conflitos, entre outros.

Se você se encontra nessa situação de incertezas, prepare-se! Neste post separamos dicas valiosas para ajudar você a escolher a sua profissão de uma maneira mais tranquila e assertiva.

Boa leitura!

Faça uma lista das áreas que você gosta

A primeira dica para você iniciar a sua escolha profissional é listar as atividades que te traz satisfação, anotar as matérias preferidas, livros que chamaram sua atenção e, principalmente, listar um talento ou passatempo que você gosta muito de fazer e possa ser transformado em alguma especialização.

Não deixe de anotar também os seus pontos fortes e os fracos, isso ajudará a ficar mais explícito quais áreas podem ou não serem promissoras para a vida profissional.

Com essas anotações, você terá, de uma forma mais clara, tudo o que te faz feliz e enxergará as suas potencialidades, tornando mais fácil decidir a sua área de atuação.

Pesquise sobre as áreas de interesse

Depois de anotar as áreas de interesse é hora de pesquisar sobre elas! Aproveite a enorme quantidade de conteúdos expostos na internet e faça uma pesquisa aprofundada sobre as áreas listadas.

Durante a pesquisa é importante levar em consideração alguns tópicos como grade curricular, como está o mercado de trabalho para as áreas escolhidas, procurar por eventos sobre o assunto, entre outros.

Não esqueça de anotar tudo o que achar relevante para a sua decisão, ok?

Faça testes vocacionais

O uso da ferramenta de teste vocacional pode ser decisivo para a escolha da profissão certa para você. Se mesmo pesquisando sobre as áreas de atuação do seu interesse você ainda estiver rodeado de dúvidas, saiba que com a ajuda de um teste vocacional isso pode mudar.

Com base nas suas aptidões, gostos, propósitos, habilidades e personalidade o teste vocacional trará as opções de curso que mais se encaixam com o seu perfil profissional. Sendo assim, considerar essa opção pode ser muito decisivo!

Converse com profissionais

Uma importante dica para estar ainda mais próximo do dia a dia da profissão é conversar com profissionais formados ou alunos em formação para que você possa tirar dúvidas mais específicas e decidir se realmente é a profissão certa.

Digamos que você está muito interessado em cursar Medicina Veterinária, sendo assim, uma boa dica é visitar hospitais veterinários e conversar com os médicos, observar o seu trabalho e, assim, poderá descobrir se aquela rotina é que você realmente deseja para sua vida profissional.

Conheça as profissões em alta

Muitas profissões novas surgiram de alguns anos para cá. Esse pode ser o momento para você pesquisar mais sobre elas e até mesmo descobrir se você se identifica com alguma área.

É fundamental entender como o mercado de trabalho funciona e o que está sendo buscado e esperado dos profissionais do momento, portanto, não perca tempo e conheça as profissões em alta.

Busque informações sobre o curso

Se você seguiu as dicas anteriores, possivelmente já terá em mente alguns cursos que mais combinam com o seu perfil profissional, certo? Dessa forma, chegou a hora de buscar informações sobre o curso e também de instituições de ensino superior (IES).

O ideal é fazer uma pesquisa aprofundada sobre como funciona o curso, qual é a grade curricular, quais as oportunidade de trabalho e quais são as faculdades que oferecem a graduação escolhida.

Se julgar necessário, é possível realizar visitas em Universidades para conhecer o dia a dia da instituição, das aulas e do curso. Dessa maneira, você ficará melhor informado e terá mais chances de fazer uma escolha certa.

Busque apoio com familiares

A escolha de qual profissão seguir é algo bastante pessoal e que leva em consideração única e exclusivamente as suas aptidões, habilidades e gostos. No entanto, muitos fatores no meio do caminho podem surgir e atrapalhar essa decisão por falta de conhecimento sobre o mercado de trabalho, faculdades, profissões em alta, entre outros.

Para que isso não seja um problema ainda maior, é fundamental contar com o apoio e conselhos dos seus familiares que já passaram por inúmeras experiências e que, sem dúvidas, poderão te ajudar nesse momento.

Os seus pais ou outros familiares são pessoas que conhecem suas características e habilidades como ninguém, por isso podem dar bons conselhos e apoio que você tanto precisa nessa fase da vida.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que a sua escolha seja assertiva! Se quiser saber ainda mais sobre o assunto veja como obter sucesso profissional. Aproveite o conteúdo!

Uma dica bônus valiosa

Independente da área que você escolher seguir, você deverá estudar e se capacitar para ser dotado das habilidades técnicas e não técnicas necessárias para a carreira e sempre atualizado sobre as mudanças e novidades no seu mercado.

E entre as habilidades não técnicas, existe uma que é ponto comum em todas as carreiras e imprescindível para o seu crescimento: a oratória!

Por isso, não deixe de conferir o curso de Oratória e Técnicas de Apresentação!

Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação

Orientu

Orientu

A Orientu é uma plataforma responsável por oferecer teste vocacional, ferramentas e conteúdos de qualidade, com o objetivo principal de apoiar estudantes na decisão sobre qual carreira seguir. O teste vocacional é gratuito e online.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.