O que é a função Congelar Painéis no Excel?
Para que serve Congelar Painéis no Excel?
Como Congelar Painéis no Excel?
Domine o Excel com o nosso ebook gratuito!

Aprenda o passo a passo de como Congelar Painéis no MS Excel!

Entenda o que é, para que serve e como Congelar Painéis no Excel e consiga visualizar o cabeçalho da planilha mesmo ela estando cheia de informações.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Aprenda o passo a passo de como Congelar Painéis no MS Excel!

A função Congelar Painéis no Excel é uma ferramenta muito útil que permite fixar determinadas linhas ou colunas em uma planilha, tornando-as sempre visíveis mesmo ao rolar o restante do conteúdo.

No MS Excel, é comum trabalharmos com planilhas muito grandes e tabelas com um grande número de informações tanto na vertical quanto na horizontal.

Constantemente precisamos rolar a janela para baixo com intuito de averiguar alguma informação da base de dados, a ponto de não ser mais possível visualizar o cabeçalho da tabela.

Com isso, ao chegar na linha da tabela em que se quer observar uma informação, é comum que tenhamos esquecido de que se trata a informação de cada coluna, não é mesmo?

Para solucionar esse problema, existe um recurso bem simples para congelar painéis no Excel, que veremos a seguir.

Neste artigo você irá aprender:

  • O que é a função Congelar painéis no Excel?
  • Para que serve congelar painéis no Excel?
  • Como congelar painéis no Excel?

O que é a função Congelar Painéis no Excel?

Congelar painéis no Excel é uma função capaz de fixar determinada linha ou coluna do Excel, a fim de que ela não deixe de aparecer na tela do seu dispositivo, mesmo que você role a planilha para baixo ou para o lado.

Basicamente, a linha e/ou coluna selecionada e aplicada com essa função se torna estática, assim como os indicadores de linhas e colunas (barras de números e letras).

Aprenda mais sobre o Excel de maneira simples!

Você já parou para pensar em todas as possibilidades que o MS Excel oferece? Desde o controle de finanças pessoais até análises complexas de dados, o Excel é uma ferramenta indispensável em diversas áreas profissionais.

Com o ebook Primeiros Passos no Excel, você terá acesso a um conteúdo completo e didático, especialmente desenvolvido para quem está começando a explorar o universo do Excel!

Faça o download gratuito do ebook agora mesmo e comece sua jornada de aprendizado!

Banner do ebook Primeiros Passos no Excel.

Para que serve Congelar Painéis no Excel?

Como já mencionei no começo deste post, congelar painéis no Excel serve basicamente para conseguirmos visualizar o cabeçalho de determinada tabela mesmo quando rolamos para baixo na planilha.

Quando trabalhamos com base de dados de cadastro de clientes, registro de vendas e controle de estoque, por exemplo, é quase que obrigatório a utilização desse recurso, pois ele auxilia na identificação das informações do cabeçalho e evita erros de referência.

Como Congelar Painéis no Excel?

Nesse tópico você aprenderá como congelar painéis selecionados no Excel por meio de exemplo prático. Preparado?

Imagine uma pequena loja, cujo negócio é vender artigos para uma empresa de peças, que pretende analisar suas vendas. Para isso, os dados foram compilados em um registro de vendas com as informações que o gerente julgou importante, como apresentado a seguir.

Registro de Vendas.


Mas como congelar linha superior no Excel? Como congelar coluna?

Para utilizar este recurso: selecione a primeira célula na qual deseja congelar, vá até a guia de exibição e clique em “Congelar Painéis”. Agora, basta selecionar a opção que mais se adequa à sua necessidade.

Ou seja, você pode congelar a primeira coluna ou congelar/fixar a primeira linha do Excel acima da célula selecionada. Se a sua base de dados possui muitas colunas, selecione a coluna para ser congelada, por exemplo.


Se estiver se perguntando como congelar coluna e linha ao mesmo tempo no Excel, observe a imagem a seguir.

Congelar coluna e linha ao mesmo tempo.


Com esse procedimento, podemos agora navegar pelos dados da planilha e notar que o cabeçalho continua fixo, facilitando a identificação dos dados contidos na tabela.

Coluna e linha congeladas.


E então, aprendeu a congelar painéis no Excel na horizontal e vertical?

Caso queira voltar ao normal, vá para a guia exibir e marque a opção “Congelar Painéis” e, depois, em “Descongelar Painéis”.

O Excel também fornece uma outra opção muito interessante se a sua base de dados estiver formatada como tabela.

Nesse caso, automaticamente as letras indicadoras de colunas são alteradas para o título da coluna quando se rola na planilha.

Mas como formato a base de dados como tabela?

Simples, basta ir em Página Inicial > Formatar Como Tabela e selecionar o tipo de tabela e o intervalo de dados a ser formatado.

Formatar tabela.


Pronto! Basta agora conferir como fica o resultado ao rolar a tabela.

Tabela.


Nesse artigo, eu te mostrei duas formas de congelar painéis no Excel para que você escolha utilizar a que melhor se adequa ao seu estilo de trabalho.

Agora você sabe como congelar linhas e colunas no Excel? Conseguiu aplicar na sua planilha?

Domine o Excel com o nosso ebook gratuito!

Quer dominar o Excel de uma vez por todas?

Então não perca a oportunidade de baixar o nosso ebook gratuito Guia de Excel para Iniciantes. Com este material completo, você vai aprender passo a passo de como utilizar as principais funcionalidades dessa poderosa ferramenta.

Baixe agora mesmo o nosso ebook gratuito e dê os primeiros passos rumo à maestria no Excel!

Banner do ebook Guia de Excel para Iniciantes.

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.