A contra-argumentação é um recurso utilizado nos textos dissertativos argumentativos com a função de criar um debate em torno do tema tratado.
Como você pode imaginar, esse elemento é fundamental ao escrever redações para concursos, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertações ou teses, redações do Enem e provas de outros vestibulares.
Todos esses gêneros necessitam de uma estrutura para que o debate seja fomentado e as argumentações criadas.
Se você deseja saberr mais sobre esse assunto, veja sobre o que vamos conversar ao longo deste artigo:
Para começarmos, vamos à definição de contra argumentação.
Contra-argumentação é a contestação ou uma resposta contrária a um argumento. Assim, ao invés de apenas expor ideias sobre um determinado assunto, há a liberdade de se formar outras opiniões (argumentos) sobre ele.
Para que isso seja possível, o tema não pode ser factual, ou seja, deve ser um assunto que pode ser discutido.
Na hora de contra-argumentar em um texto, é importante buscar as causas que sustentam o seu ponto de vista, pois não se deve desenvolver novos argumentos sem evidenciá-los. Levante hipóteses para afirmar a sua tese e faça concessões para que os leitores possam diferenciar as suas correções e observações da tese.
Algumas expressões são comuns em parágrafos de contra-argumentação, sendo algumas delas: “mesmo que”, “apesar de” e “ao contrário do que se pode pensar”.
Atenção: os argumentos levantados em seu texto não podem ser fundamentados em estereótipos, crendices, clichês, generalizações ou opiniões subjetivas. É necessário ter um bom referencial teórico.
Pensando em como facilitar a estruturação de um trabalho acadêmico?
Sabemos que esse processo pode ser difícil e até mesmo muito trabalhoso. Pensando nisso, criamos o Kit Trabalhos Acadêmicos.
Esse material contém 5 arquivos, dentre eles um manual e dois documentos modelo para que você possa redigir todo o seu trabalho, seja ele artigo científico ou TCC.
Clique no botão abaixo e garanta o seu kit gratuitamente!
Vamos aprender agora como deve ser feita a estruturação de um texto.
Um texto é estruturado em três etapas, sendo elas:
Tendo em vista esta estrutura, podemos afirmar que a contra-argumentação é feita no desenvolvimento.
Quando os argumentos, sendo eles a favor ou contrários à tese, são apresentados, o escritor fornece uma discussão e isso demonstra domínio sobre o assunto tratado, o que leva os leitores à reflexão.
Muitas pessoas se confundem quanto às principais diferenças de argumentar e contra-argumentar.
A argumentação é um recurso persuasivo utilizado para fornecer razões a um texto ou objeto evidenciado.
Já a contra-argumentação consiste em dar posições contrárias no assunto a ser discutido, a fim de levantar diferentes pontos de vista.
O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.
Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
Aproveite e baixe agora mesmo o nosso eBook Storytelling!
Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!