Faça junto com a gente!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Entenda a Ferramenta
Viu como é fácil?

Orientações para gerenciar um controle de ações no Excel!

Descubra como utilizar o Excel para gerenciar suas compras e vendas de títulos, sem a necessidade de uma planilha complexa de controle de ações!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Orientações para gerenciar um controle de ações no Excel!

"A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar"

(John L. Beckley)

Você não quer fazer parte dessa maioria, não é mesmo? E não precisa! Fazer o controle de ações no excel é um dos meios mais eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório. E ainda ajuda a manter uso contínuo dos sistemas de controles internos. Eles proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecidas sejam atingidos.

Especificamente para o contole de ações a necessidade é intrinsecamente maior, visto que as transações das mesmas, em sua maioria, envolvem significativas quantias de dinheiro.

Então não perca dinheiro, continue lendo para aprender como fazer um gerenciamento claro e objetivo das ações de uma empresa. Esse gerenciamento se dará por meio da gestão das compras e vendas das mesmas, bem como através de indicadores estratégicos fornecidos.

Faça junto com a gente!

Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Estamos disponibilizando uma planilha de Controle de Ações para facilitar o controle de ações para você começar a colocar os ensinamentos adquiridos em prática agora mesmo!

Com o mercado de Trade e investimentos em constante ascensão, para quem está envolvido na área, é de grande importância conseguir manter um controle de acompanhamento neste ramo.

Visto isso, desenvolvemos um material que tornará essa organização muito mais fácil!

Com a Planilha de controle de ações é possível registrar as ações de giro diário e operação comum. Ainda, ter uma visualização dos dados mensalmente por meio de um gráfico automático.

Deseja aproveitar essa oportunidade? Então basta clicar no botão abaixo e fazer o download!

planilha de controle de ações

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Entenda a Ferramenta

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Para começar seu controle de ações no excel, utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Cadastro

A aba de cadastro na sua planilha de controle de ações no excel servirá para fornecer algumas informações básicas quanto às principais taxas a serem utilizadas nos cálculos futuros, de modo a deixar a planilha o mais otimizada possível. As informações são referentes a:

  • Corretora: deve ser informado o valor de corretagem fixa para cada corretora listada, bem como a taxa de corretagem fixas, demais corretagens em porcentagem e em valor financeiro
  • Impostos de Renda: devem ser informados os valores de impostos para transações de Day Trade e operações comuns
  • Demais Taxas: devem ser informados os valores das demais taxas, como liquidação de Day Trade, liquidação de operação comum, e emolumentos.

Operações

As abas relacionadas às operações visam promover um panorama sobre cada ação, já oferecendo algumas análises básicas quanto às suas compras e vendas.

Nota-se, primeiramente, que há dois tipos diferentes de operações: Operação com Day Trade e Operação Comum. Como o preenchimento é feito de forma similar, ou seja, utiliza a mesma metodologia, iremos demonstrá-la por meio da operação comum.

Esta aba é dividida em dois cenários: Cenário de Compra e de Vendas. No primeiro tem-se:

  • Ação: nome da ação, para facilitar a identificação
  • Quantidade: quantidade de ações adquiridas
  • Valor unitário: valor unitário da ação
  • Data: data da compra
  • Corretora: selecione a corretora referente
  • Corretagem fixa: será informado o valor da corretagem fixa, conforme aba anterior
  • Corretagem variável: será informado o valor da corretagem variável, conforme aba anterior
  • Custos Totais de Compra: será informado o custo total da compra, já incluindo as taxas referentes.

Para as vendas, tem-se:

  • Data: data da venda
  • Quantidade: quantidade a ser vendida
  • Valor da Venda: valor a ser cobrado por unidade da ação
  • Valor do Pacote: será informado o valor do pacote de ações
  • Receita: será informada a receita oriunda da venda do pacote de ações, já subtraída os demais impostos, como liquidação e emolumentos
  • Lucro/Prejuizo: diminui da receita o valor pago pelas ações, informando se houve lucro ou prejuízo com a venda
  • IR, Dividendo, Juros sobre o Capital: caso haja, deverão ser informados os valores desses impostos
  • Lucro/Prejuízo Liquido: informa o lucro ou prejuízo, debitadas as demais taxas
  • Margem de Lucro: informa a margem de lucro, em porcentagem, obtida na transação.

Panorama

A aba Panorama, como o próprio nome já diz, visa apresentar um panorama das informações contidas nas abas anteriores do seu controle de ações no excel. Nessa planilha, mais do que unir as informações, está aba servirá para análise sobre ações nas duas formas de operações, indicando graficamente os lucros e/ou prejuízos obtidos.

Viu como é fácil?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Planilha Controle de Ações

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planilha Controle De Ações

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.