Como ocorre o processo da transformação digital nas empresas?
Cuidados ao implementar a transformação digital
Os impactos da transformação digital na forma de gestão empresarial
Não perca essa oportunidade!

Veja quais os cuidados necessários para a implementação da transformação digital

Conheça os cuidados na hora de aderir a transformação digital e se previna de maiores problemas! Esteja atento a todas as possibilidades.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Veja quais os cuidados necessários para a implementação da transformação digital

A transformação digital nas empresas é um dos maiores recursos da atualidade para se inovar frente ao mercado de trabalho.

Empresas que possuem os seus processos digitalizados e seguindo as novas tecnologias mundiais, são mais propensas a ter sucesso do que empresas que possuem processos manuais.

Isso porque, com o avanço da tecnologia, podemos otimizar o nosso tempo e tarefas que antes nos tomavam muitas horas hoje em dia são completamente ágeis e rápidas com a ajuda de alguns softwares e programas.

A transformação digital é o processo principal para a inovação tecnológica das empresas, visto isso, vamos saber mais sobre os cuidados que devemos ter ao implantar essa tática nos seguintes tópicos:

  • Como ocorre o processo da transformação digital nas empresas
  • Cuidados ao implementar a transformação digital
  • Os impactos da transformação digital na forma de gestão empresarial

Vamos lá?

Como ocorre o processo da transformação digital nas empresas?

A dinâmica para a transformação digital nas empresas é dada por uma automatização de processos utilizando produtos e serviços advindos da inteligência artificial. Dessa forma, o objetivo é fazer com que a experiência do cliente seja melhor e a forma de gestão empresarial, mais organizada.

Primeiramente, é fundamental que sejam pautados os processos de gestão que são feitos manualmente e poderiam ser substituídos no dia a dia com o uso dos dispositivos móveis para o manejo das atividades empresariais.

Um exemplo prático de transformação digital são os profissionais que trabalham em escritório e possuem atendimento ao cliente.

Geralmente, ao atender alguém, é preciso a criação de fichas para colocar o histórico de consultas e serviços realizados ao indivíduo. Contudo, muitos desses processos são feitos manualmente, ocupando armários e gavetas, e também exigindo um bom tempo de procura para cada ficha.

O processo de transformação digital age diretamente nisso. Ele faz parte das formas de gestão que possibilitam um maior tempo de qualidade e facilidade para quem está prestando os serviços, transformando o manual em digital.

Com a digitalização e automação dos processos manuais, os modelos de negócios se tornam mais ágeis e organizados e, atualmente, essa forma de gestão tem sido um sucesso entre as maiores startups e empresas do país.

Quer ter uma gestão de qualidade e ser referência no mundo dos negócios?

Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".

Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!

Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocios

Vem com a gente agora saber quais os cuidados que você deve ter na hora de implantar a transformação digital no seu negócio.

Cuidados ao implementar a transformação digital

Como vimos no tópico anterior, a implementação da transformação digital nos negócios é muito importante para a gestão de uma empresa. Mesmo assim, devemos nos atentar a alguns elementos nesse processo.

Por isso, esteja em alerta para:

Não esquecer de cadastrar todos os documentos necessários

No processo de mudança do manual para o digital é comum que devido a alta demanda de documentos físicos esqueçamos de um ou outro. Isso, portanto, pode dar uma boa dor de cabeça para você posteriormente.

Por isso, se atente e organize os documentos em pequenos grupos para facilitar a sua demanda, e assim, não esquecer de nenhum deles no processo de digitalização dos papéis!

Salvar as alterações feitas no programa utilizado

Um erro muito comum que os responsáveis por essa mudança cometem na hora da transformação digital, é acabar não salvando as alterações feitas no programa utilizado e acabar perdendo todas elas, precisando fazer todo o trabalho novamente.

Criar planilhas de forma organizada

As planilhas do Excel são ótimas em deixar a gestão da sua empresa mais organizada, então para isso, crie diversas planilhas para cada segmento que deseja e salve-as em um único documento para facilitar a localização e a compreensão das mesmas.

Delegar as funções detalhadamente

No processo para a mudança digital, delegue uma equipe para essa transformação, assim, em pouco tempo você terá as atividades normalizadas em uma nova forma de gestão e poderá usufruir dos novos benefícios que ela trás.

Utilizar o Big Data caso necessário

O Big Data é um termo utilizado para definir um grande conjunto de dados que precisam de um armazenamento específico por sua quantidade de volume. O big data portanto, é um tipo de software que te permite armazenar no banco de dados todos os seus arquivos de grande volume.

Legal não é mesmo? Agora vem com a gente saber os impactos da transformação digital na forma de gestão empresarial!

Os impactos da transformação digital na forma de gestão empresarial

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não implementar a transformação digital dentro do seu negócio, separamos alguns impactos positivos que ela pode trazer para o seu empreendimento a fim de te mostrar o quanto é importante esse processo!

1. Promove tempo de qualidade

A transformação digital otimiza o tempo dos seus funcionários e consequentemente torna o ambiente de trabalho mais produtivo, isso porque, já que os processos se tornam mais voláteis e ágeis, sobra mais tempo para fazer mais tarefas.

2. Agiliza os processos, facilitando a localização de arquivos

Com a automação dos dados, a localização de arquivos acontecem de forma rápida, e antes o que era feito manualmente, pode ser feito em questão de minutos com a ajuda da tecnologia.

3. Traz segurança aos seus dados

Além de trazer rapidez e agilidade para o seu negócio, a transformação digital promove também a segurança para os seus dados

Quando temos muitos documentos físicos, a chance de algo acontecer com eles é muito maior. Podemos perdê-los, deixar cair água em cima e muitas outras coisas imprevisíveis.

Com a transformação digital, os seus dados que antes eram físicos se tornam digitais, trazendo segurança às informações, que ficam salvas no computador por tempo indeterminado!

4. Proporciona credibilidade ao seu negócio

Empresas automatizadas digitalmente são vistas com bons olhos não só para o mercado de trabalhomas também para os possíveis clientes que poderão vir a ser seus! Um exemplo clássico de empresas que utilizam a transformação digital ao seu favor são as Startups.

As startups são empresas modernas e que crescem muito na indústria!

Visto isso, além de ser um ambiente em que todos gostariam de trabalhar, seus processos são inteligentíssimos, usando não só a transformação digital como estratégia de gestão, mas também o marketing digital de forma a proporcionar um maior reconhecimento a sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo e quer aderir a transformação digital? Conheça o nosso curso de Transformação Digital para Engenheiros! Com ele você poderá aprender mais sobre esse processo e se preparar com sabedoria para alcançar os melhores resultados para o seu negócio.

Não perca essa oportunidade!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.