A cultura organizacional em clínicas médicas é fundamental e uma das principais responsáveis por tornar uma gestão eficiente dentro de uma clínica ou consultório médico.
Essa estratégia é essencial para qualquer negócio na área da saúde por esclarecer aos pacientes que o seu negócio realmente se importa com o bem mais precioso das pessoas, a saúde.
Afinal, toda essa mensagem é passada por meio dos colaboradores e dos médicos envolvidos nas etapas operacionais do seu negócio, são absorvidas de maneira diferente por essas pessoas.
Pensando em facilitar o processo de criação e aplicação da cultura organizacional em clínicas médicas, preparamos este artigo com todas as informações que você, médico empreendedor, vai precisar saber para desenvolver um bom trabalho em um contexto de expansão da telemedicina.
Vamos lá!
A cultura organizacional em clínicas médicas é um conjunto de aspectos que envolvem o comportamento de colaboradores e da própria empresa à frente de determinadas situações, sem contar a rotina e identidade que a empresa possui e transmite aos pacientes.
Portanto, conseguimos afirmar que uma cultura organizacional é extremamente importante se o objetivo do seu negócio for o de impactar diretamente na percepção que parceiros e o próprio paciente podem ter da sua empresa.
No caso da área da saúde, todo o processo é diferente e ganha mais importância.
Seja por conta das consultas com caráter mais intimista ou pelo se nicho de atendimento. Tudo isso acaba fazendo com que o serviço e a experiência, de modo geral, crie uma expectativa e impacto diferente em cada ser humano.
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Por se tratar da área da saúde, a cultura organizacional em clínicas médicas é extremamente importante.
Uma boa forma de se destacar aos olhos do paciente está na aplicação de boas práticas empresariais e de atendimento humanizado, como você vai conferir a partir de agora.
Quando a sua clínica ou consultório médico tem uma cultura organizacional estruturada a partir de uma missão, visão e valores corretos, é possível construir um engajamento maior por parte dos colaboradores e até mesmo dos pacientes.
Por exemplo, se o médico se identifica com a missão de tornar as melhores práticas médicas acessível, é quase certo que ele será um colaborador engajado com a empresa.
Do mesmo modo, um paciente, que se reconhece nos valores da sua clínica ou consultório, tem uma possibilidade muito maior de se tornar um cliente recorrente.
A sensação de pertencimento é uma das vantagens e ter uma cultura organizacional em clínicas médicas.
Geralmente, o médico é o profissional que passa mais tempo na linha de frente por conta dos plantões. Sendo assim, essa rotina de atendimentos já faz parte do dia a dia dele.
Entretanto, isso não faz com que ele ache que faça parte de algo maior.
Com a estratégia colocada em prática de forma assertiva, como veremos mais abaixo deste artigo, o médico e outros colaboradores vão ter uma maior sensação de pertencimento, fazendo com que enxerguem que suas tarefas promovem mais conforto e saúde às pessoas.
Assim, você pode fazer uso de ferramentas e métricas que auxiliem o seu planejamento e a sua gestão.
Embora a área da saúde tenha um caráter mais humanitário, a clínica médica não deixa de ser um negócio.
Por isso, é fundamental que ela tenha uma boa produtividade e uma cultura organizacional específica, gerando resultados cada vez mais positivos ao redor de todo o mundo.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são, em média, 31% mais produtivos e o ambiente de trabalho fica mais agradável a partir dessa estratégia.
Sendo assim, levar em consideração esse fator pode ser determinante para conseguir fazer com que o ambiente se torne muito mais amigável e prazeroso.
A aplicação da cultura organizacional em clínicas médicas depende de 3 passos fundamentais, que são determinantes para uma boa ou má aplicação dessa estratégia.
Devido a toda essa importância, separamos esses 3 passos e vamos tratá-los de forma simplificada e objetiva para você maximizar os seus resultados.
Para você criar uma cultura organizacional em clínicas médicas, antes de mais nada é preciso definir a missão, a visão e os valores do seu negócio.
Afinal, somente com esse pilar bem definido, você consegue apresentar uma clareza maior sobre os seus objetivos e os seus princípios diante do negócio, de maneira geral.
Todas as empresas costumam ter uma missão, uma visão e valores, mesmo que sejam de maneira implícita e não trabalhem esses conceitos da melhor forma.
Inclusive, se você estiver no processo de descoberta desses fatores para a sua clínica médica, é importante se fazer algumas perguntas, como:
A partir dessas respostas, é possível entender quais são os propósitos da empresa, e assim, inserir em um documento para conseguir organizar as ideias da sua cultura organizacional de maneira mais clara e objetiva.
A cultura organizacional em clínicas médicas pode ser considera como uma estratégia. E por isso, um planejamento completo é fundamental.
O mais indicado para este passo é você inserir a cultura organizacional e sua manutenção na gestão de clínicas.
Além disso, técnicas de endomarketing e de marketing médico podem ser aplicadas para que os colaboradores se identifiquem ainda mais com os pontos da clínica, com artigos em blogs e postagens nas redes sociais.
Já o planejamento estratégico pode ser feito de inúmeras formas e a mais indicada para este caso é definir um conjunto de ações mensais para a manutenção do clima organizacional.
Desta forma, é possível desenvolver happy hours, cursos ou palestras que promovam a fraternidade entre os colaboradores e não infrinjam os princípios pré-definidos anteriormente.
Para um entendimento mais completo, nós recomendamos a leitura do nosso artigo sobre planejamento estratégico, explorando de forma completa e definitiva de como criar uma estratégia eficiente ao seu negócio.
É claro que a comunicação tem um importante papel para uma cultura organizacional em clínicas médicas realmente eficiente e positiva.
Uma vez que você faça o primeiro passo e identifique a missão, a visão e os valores da sua clínica ou consultório médico, os seus colaboradores devem estar alinhados com as diretrizes.
Para isso, basta uma reunião para explicar aos antigos e novos colaboradores o que move a empresa e a razão de todos os procedimentos, sempre dando espaço para ouvi-los à respeito de dúvidas e de perguntas, melhorando assim a comunicação com pacientes.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a importância de uma cultura organizacional estabelecida na sua clínica a fim de que você possa se consolidar na sua área, tratando melhor seus pacientes.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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