Para quem está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, há muitas formas de encontrar vagas de emprego na sua área e participar de processos seletivos. Além do LinkedIn, há diversas páginas de recrutamento com vagas de emprego em todo o Brasil e até mesmo em outros países.
É preciso pensar nessas páginas como uma vitrine para os recrutadores. Afinal, elas são o primeiro passo para conquistar o tão almejado novo emprego. Para isso, é necessário estar atento(a) e preencher todas as informações solicitadas com cuidado.
Para te ajudar a construir o currículo de sucesso nas páginas de recrutamento, separamos os seguintes tópicos:
Vamos lá?
As informações solicitadas nas páginas de recrutamento são basicamente sempre as mesmas. Por isso, separamos 10 dicas para preencher as suas informações nestas páginas. Confira abaixo:
Se você já tem um cadastro nas páginas de recrutamento, antes de tudo verifique se os seus dados pessoais e de contato estão atualizados. Se ainda não tem cadastro, insira essas informações com muita atenção. Você não quer que as empresas tenham dificuldade para entrar em contato com você, não é mesmo?
No campo objetivo profissional, é importante ser claro e objetivo. Qual cargo você quer ocupar? Essa resposta precisa estar alinhada com a descrição do cargo anunciado na vaga que você deseja se candidatar.
Neste campo, indique o cargo que você está buscando. Auxiliar, técnico, estágio até sênior, gerência e diretoria são algumas opções que você pode inserir, mas seja realista de acordo com as suas experiências.
Complete este campo com a sua área de atuação/formação, como contabilidade, farmácia, design etc.
Essa informação pode até ser desconfortável de responder em um primeiro momento, mas com essa dica pode tornar-se simples.
Se você estiver desempregado, seu último salário é uma boa referência, mas lembre-se de considerar o momento atual do mercado. Se estiver empregado, considere sua pretensão salarial um pouco acima do que ganha no momento.
Aqui, escreva qual local quer ou aceitaria trabalhar, indicando uma cidade de sua preferência ou um raio de distância aceitável até ela.
O texto deste campo precisa sempre estar atualizado (verifique pelo menos a cada seis meses) para que você não perca oportunidades!
É aqui que você apresenta o seu perfil profissional aos recrutadores. Em um único parágrafo, diga quem você é e o que já realizou profissionalmente. Insira palavras-chave da sua função, elas são muito importantes!
Para quem não sabe, palavras-chave são termos formados de uma ou mais palavras, em que os usuários utilizam para buscar aquilo que procuram em buscadores como Google, Yahoo e Bing – sendo o Google o mais popular.
Imagine que a empresa que você sempre sonhou em trabalhar está procurando uma pessoa com a sua formação, mas que tenha experiência em “vendas e marketing".
A empresa pode utilizar essas palavras como filtro na busca de um candidato. E você, que passou os últimos anos atuando nessas áreas e conseguiu ótimos resultados, pode não ser selecionado(a) para esta vaga porque não inseriu palavras-chave no seu resumo profissional. Entendeu a importância?
Aqui, é importante atualizar, pelo menos a cada seis meses, seu nível de escolaridade e os cursos complementares que faz regularmente para se manter atualizado(a) em sua área de atuação.
Neste campo, insira os demais idiomas que tem habilidade e seu nível de proficiência. Lembre-se que é importante, ao menos, estudar inglês para se destacar no mercado de trabalho! Atualize toda vez que avançar neste quesito.
Aqui, ao inserir cada novo cargo, é importante relatar suas atribuições e os resultados que conquistou ao longo de toda a carreira. Exemplos: Com a campanha X, aumentou Y% as vendas, conseguiu uma economia de Y% e etc.
Neste campo, é possível acrescentar informaçõessobre algum trabalho voluntário ou novos certificados que tenha obtido e são relevantes para a sua área de atuação.
Além das dicas acima, é importante reforçar: atualize sempre essas informações para não perder nenhuma oportunidade de emprego. Afinal, tudo muda muito rapidamente no mercado de trabalho e os recrutadores estão sempre de olho nas páginas de recrutamento.
Para eles é um ponto muito importante verificar que os candidatos têm a preocupação em atualizar suas informações. De forma prática:
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Fundador do Currículo 10, LinkedIn Top Voice e LinkedIn Creator. Sou Gestor, Consultor e Empresário e ajudo as pessoas a ter um Currículo desejado pelas empresas. Em Março de 2013 decidi criar o Currículo 10, empresa especializada na prestação de serviços para profissionais que buscam recolocação profissional, novo emprego ou uma posição melhor no mercado de trabalho. O Currículo 10 acumula em sua história de sucesso, mais de 15.000 Currículos elaborados para profissionais das mais diversas áreas, segmentos e níveis hierárquicos.
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