O que é Lean Seis Sigma?
O que é Certificação Lean Seis Sigma?
Certificação de Treinamentos Lean Seis Sigma
Certificação Seis Sigma - Yellow Belt
Certificação Seis Sigma - Green Belt
Certificação Seis Sigma - Black Belt
Certificação Seis Sigma - Master Black Belt
Como escolher o curso Lean Seis Sigma ideal para você!
Quero fazer um curso Lean Seis Sigma!

Aprenda como selecionar o Curso Lean Seis Sigma ideal para você!

Aprenda sobre os 5 principais fatores que devem ser considerados ao escolher a instituição de ensino para realizar seu Curso de Lean Seis Sigma!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como selecionar o Curso Lean Seis Sigma ideal para você!

Se você está pesquisando sobre o curso Lean Seis Sigma, já deve saber que não existe nenhum órgão regulamentador de certificação da metodologia no Brasil.

Como consequência, a escolha de uma boa instituição para fazer seu treinamento acaba se tornando uma escolha muito difícil.

É importante sentir segurança ao fazer um investimento, por isso, é essencial ter atenção na hora de escolher a escola em que fará seu processo de certificação no curso Lean Seis Sigma. A credibilidade da empresa faz diferença na aceitação pelo mercado.

Mas, fique tranquilo, existem diversas opções de treinamentos de alta qualidade no Brasil. Vou te ajudar nesse processo de análise e escolha, ok?

Nesse artigo você irá conferir Confira informações sobre certificação e, ainda, saber 5 dicas básicas que podem te proporcionar muita segurança na hora de escolher a sua. Empolgado? Você verá:

  • O que é Lean Seis Sigma?
  • O que é Certificação Lean Seis Sigma?
  • Certificação de Treinamentos Lean Seis Sigma;
  • Certificação Seis Sigma - Yellow Belt;
  • Certificação Seis Sigma - Green Belt;
  •  Certificação Seis Sigma - Black Belt;
  • Certificação Seis Sigma - Master Black Belt;
  • Como escolher o curso Lean Seis Sigma ideal para você?

O que é Lean Seis Sigma?

Lean Seis Sigma é uma metodologia de melhoria contínua que combina os princípios do Lean Manufacturing (produção enxuta) com as técnicas estatísticas do Seis Sigma.

Essa metodologia tem como objetivo identificar e eliminar desperdícios, reduzir variações e melhorar a qualidade dos processos, visando aumentar a eficiência, a produtividade e a satisfação do cliente.

O Lean Seis Sigma utiliza uma abordagem sistemática e baseada em dados para analisar e resolver problemas, buscando alcançar resultados consistentes e sustentáveis.

O que é Certificação Lean Seis Sigma?

A Certificação Seis Sigma é concedida àqueles profissionais que realizaram treinamento de Green Belt ou Black Belt e que lideraram a execução de um projeto de melhoria utilizando os princípios dessa metodologia.

E, para conquistar a certificação, será preciso executar e apresentar um projeto Lean Seis Sigma e ser aprovado por avaliadores.

Certificação de Treinamentos Lean Seis Sigma

Há uma hierarquia de níveis ao se falar da certificação Seis Sigma.

  • White Belt;
  • Yellow Belt;
  • Green Belt;
  • Black Belt;
  • Master Black Belt.

Quer saber mais sobre como funcionam os cursos Seis Sigma da Voitto e como ele é aplicável no dia a dia profissional?

Cada tópico a seguir trará uma breve descrição da atuação do profissional em cada nível Seis Sigma e, no link, você terá acesso a mais informações como grade e valores.

Lembre-se de colocar no seu perfil do Linkedin sua certificação Seis Sigma da Voitto, ok? Isso já vai te dar credibilidade profissional :)

Certificação Seis Sigma - Yellow Belt

E o que é ser um Yellow Belt? A certificação Yellow Belt é referente aos profissionais do nível tático da empresa.

Estes ficarão aptos a auxiliar os profissionais nível Green e Black na utilização de ferramentas Seis Sigma no dia a dia da organização e, ainda, serão capazes de desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação.

Certificação Seis Sigma - Green Belt

E para que serve o curso de Green Belt? A certificação Green Belt é voltada para o profissional ao nível de supervisão que dedica, em geral, 20 a 30% do seu tempo a atividades de melhoria contínua e execução de projetosSeis Sigma.

Certificação Seis Sigma - Black Belt 

A certificação Lean Seis Sigma Black Belt está relacionada a profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa, os quais devem responder ao Master Black Belt (MBB).

Este profissional é aquele ligado à área de gestão da organização e que disponibiliza, preferivelmente, 100% de seu tempo ao programa Seis Sigma. Trabalha na execução e no monitoramento de projetos.

Certificação Seis Sigma - Master Black Belt 

A certificação Lean Seis Sigma Master Black Belt é o nível de certificação mais alto.

Esse profissional está qualificado para direcionar as estratégias junto ao programa Seis Sigma em uma organização, dar suporte aos Green Belts e Black Belts, bem como desenvolver competências e habilidades relacionadas à liderança, comunicação, condução de projetos e resultados da organização.

Ainda está com dúvida sobre qual curso Lean Seis Sigma escolher? Leia nosso artigo 'Qual a certificação Seis Sigma mais indicada para você?' para conhecer as principais diferenças entre as certificações White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt!

Como escolher o curso Lean Seis Sigma ideal para você!

Após conseguir identificar qual certificação é a mais indicada para o seu momento profissional, é hora de saber que critérios são essenciais na hora de escolher a instituição de ensino que oferece o curso escolhido. Atente-se à dicas!

1. Pesquise sobre a empresa

Na era da conectividade, você tem muito poder em mãos. Fica muito fácil pesquisar sobre atuação, tempo de mercado, quantidade de alunos, metodologia e time de consultores das instituições. As redes sociais são um ótimo caminho para isto.

Você pode checar algumas coisas, como:

  • A reputação da instituição;
  • O suporte oferecido aos clientes;
  • A eficiência no processo de atendimento.

Se o atendimento for ruim, suspeite! Uma empresa que se propõe ensinar um curso Lean Seis Sigma deve ser muito eficiente no atendimento aos clientes em seus processos, afinal, isso faz parte do método.

2. Converse com quem já fez o curso

A segunda dica pode ser aplicada para qualquer tipo de formação que você deseja fazer, desde de um curso de idiomas até propriamente um curso de Lean Seis Sigma.

Busque depoimentos de alunos e ex-alunos. Ninguém é melhor e mais sincero que um aluno para te passar a percepção em relação a qualidade de ensino de uma instituição.

3. Analise a metodologia e o material didático

É importante que a metodologia seja prática e orientada a resultados. Não existe um padrão que regulamenta a carga horária mínima e máxima. São diversos tipos de treinamentos, com formatos e cargas horárias diferenciadas.

Na prática, cada empresa adota a carga horária e conteúdo mais adequado para a geração de resultados. A Ford, por exemplo, adota o modelo Seis Sigma Kaizen, com formação de Green Belts em 32 horas, já outras empresas utilizam capacitação em 40, 60 ou até 80 horas.

Além do foco em resultados, é importante que o curso contemple todo conteúdo recomendado pelo BOOK ASQ (American Society for Quality).

Outra boa referência é a nova ISO 13053 - Quantitative Methods in Process Improvement - Seis Sigma, que regulamenta as boas práticas para a aplicação da metodologia Lean Seis Sigmaem empresas.

A qualidade do material didático diz muito sobre o curso, procure demonstrações! Muitas instituições oferecem conteúdo gratuito em formas de artigos, vídeos, e planilhas. Isso vai te proporcionar familiaridade com conceitos básicos e contato com materiais da organização.

4. Conheça o consultor do seu treinamento

Muitas empresas se apoiam em nomes de profissionais que não entram na sala de aula. SUSPEITE! Apesar de a metodologia e do material didático terem muita relevância no processo de aprendizado, sem um bom professor não é possível oferecer um curso de qualidade.

Antes de se inscrever, solicite o resumo curricular do instrutor que fará o treinamento e avalie:

Experiência prática

A aplicação prática é um aspecto chave da metodologia. É fundamental que os instrutores tenham passado por todo o processo de certificação de especialistas.

Entenda qual é sua atuação no mercado, sua experiência no assunto e se ele aplica no dia a dia as ferramentas que se propõe a ensinar.

Vivência acadêmica

A experiência acadêmica também é importante para o sucesso de um treinamento. Ter boa didática é fundamental. Caso o consultor tenha tido a experiência de ministrar disciplinas em cursos de graduação e pós graduação: ponto positivo para ele!

Trajetória de carreira

Observe sempre a trajetória de carreirado professor. Profissionais de sucesso compartilham experiências de sucesso! Teve crescimento? Assume posição de liderança em grandes empresas?

Esse sinais demonstram comprometimento, responsabilidade e foco no resultado. Para ensinar é necessário vivenciar.

5. Avalie o custo-benefício do curso

Na hora de escolher qual curso de Lean Seis Sigma fazer, jamais tome qualquer decisão por impulso. É isso que muitas instituições de baixa qualidade tentam induzir você a fazer.

Pense bem antes de fazer sua escolha. Faça uma análise de todos os aspectos que mencionamos anteriormente até aqui e os compare com o preço do curso em questão.


Através dessas simples medidas tenho certeza que você encontrará um excelente curso de Lean Seis Sigma que caiba no seu orçamento.

6. Resumindo

Entre em contato com a instituição, busque informações, faça um test drive nos conteúdos gratuitos, conheça seu instrutor e avalie o custo benefício.

Tomando os devidos cuidados, você terá a oportunidade de se especializar na metodologia Lean Seis Sigma e desfrutar o que há de melhor na melhoria contínua de processos, aumento da eficiência operacional e conquista de resultados extraordinários.

Quero fazer um curso Lean Seis Sigma!

Agora que você já tem uma base das possibilidades de curso Lean SeisSix Sigma, que tal alcançar o topo da carreira? Você está pronto para se tornar um Especialista em Seis Sigma?

Descubra o caminho para o sucesso com o nosso ebook gratuito Kit Guia para Certificação Especialista Seis Sigma. Este material completo irá orientá-lo passo a passo, desde os conceitos básicos até a preparação para a certificação.

Não perca mais tempo, aproveite essa oportunidade e trilhe o caminho para se tornar um especialista hoje mesmo!

Banner do kit "Guia para Certificação Especialista Seis Sigma".

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.