Por que fazer Cursos depois da graduação?
10 Cursos para Engenheiros
Seja o melhor no que faz!

Quer se destacar na engenharia? Conheça os 10 melhores Cursos para Engenheiros!

O mercado de trabalho na engenharia está muito disputado. Por isso, não perca tempo e já comece a investir em habilidades bem-vistas por empresas e recrutadores.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer se destacar na engenharia? Conheça os 10 melhores Cursos para Engenheiros!

No passado, ter uma graduação era ser considerado um diferencial, mas hoje em dia esse diploma é visto pelo mercado de trabalho apenas como o começo. Com isso, os profissionais para se destacarem devem buscar formações complementares. Nesse sentido, existem diversos cursos para engenheiros que desejam se especializar.

Além de tornar o currículo mais competitivo, investir tempo e recursos em conhecimento é uma maneira de ampliar as possibilidades de atuação em diversas áreas. Afinal, o conhecimento adquirido não é apenas uma forma de chamar a atenção de recrutadores, mas também de ter mais visibilidade nas rotinas e atividades do dia a dia.

Você é engenheiro e quer conhecer os melhores cursos para se destacar em processos seletivos e no mercado de trabalho como um todo? Não deixe de conferir este conteúdo até o final. Aqui você encontrará:

  • Por que fazer Cursos depois da graduação?
  • 10 Cursos para Engenheiros.

Por que fazer Cursos depois da graduação?

Como você já sabe, o mercado de trabalho na engenharia está cada vez mais competitivo e com isso muitas vagas exigem conhecimentos e experiências prévias. Diante desse contexto, vem a dúvida: como se destacar mesmo com pouco tempo de formado?

Para responder a essa pergunta, existem diversas vertentes. Entre elas a participação de projetos de pesquisa e extensão durante a graduação, os estágios e também os cursos extracurriculares. Aqui iremos focar na última dessas alternativas.

O curso de engenharia é conhecido por formar profissionais com habilidades de logística e análise ímpares. Por isso, é possível aproveitar essas características para trabalhar o desenvolvimento de outras, complementares e até mesmo mais avançadas.

Dessa forma podemos elencar os cursos complementares em dois grandes grupos:

Apesar de terem focos diferentes, é interessante mesclar as duas abordagens. Com isso, será possível se tornar um profissional mais completo e continuar evoluindo durante todo o processo de aprendizado em diversas frentes.

Então, se você quer saber o que fazer depois da graduação e conhecer mais a fundo as possibilidades de cursos de engenharia, não deixe de conferir o tópico a seguir até o final.

10 Cursos para Engenheiros

Não importa se você fez engenharia civil, engenharia mecânica ou qualquer outro curso nessa área, hoje em dia é fundamental ampliar as suas habilidades e extrapolar as primeiras barreiras de atuação.

Afinal, um profissional multidisciplinar ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho e uma boa base de conhecimentos pode fazer diferença não só para o primeiro emprego ou a carreira no final da graduação, mas também para ser promovido e avançar nas funções desenvolvidas.

Pensando nisso, separamos uma lista com os 10 principais cursos para engenheiros! Confira em detalhes a respeito de cada um deles a seguir.

1. Gestão de Projetos

Se você quer um curso para realmente aprender e ter orgulho de anexar o certificado no LinkedIn, uma das opções é o de gestão de projetos. Eles podem tanto ter um viés de especialização em uma pós-graduação como um MBA, quanto cursos livres e mais curtos, como de 30 horas.

A gestão de projetos é uma skill fundamental para pessoas que almejam cargos de liderança, como supervisão ou coordenação de departamentos.

Sendo assim, essa vertente é capaz de dar insumos técnicos, mas também embasa o desenvolvimento de diversas habilidades comportamentais, como: gestão de pessoas, potencialização de talentos, organização, estabelecimento de orçamentos e cronogramas, design de tarefas e muito mais.

Em geral, na grade dos cursos de gestão de projetos é possível encontrar abordagens nos seguintes assuntos:

  • Conceitos básicos sobre Gestão de Projetos;
  • Noções sobre gestão do escopo do projeto
  • Cronograma e orçamento;
  • Métodos de estimação de recursos;
  • Sequenciamento de tarefas e gestão de tempo;
  • Gestão de riscos e controles;
  • Aplicação da gestão de projetos em interface com outras áreas.

Existem versos presenciais e cursos online sobre gestão de projetos. Um dos mais renomados no tema é o oferecido pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).

2. Planejamento e Controle da Produção

Um dos cursos para engenheiros que tem sido muito procurado é o de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Apesar do nome dar a entender, esse é um conhecimento que agrega para diversas áreas da engenharia, não apenas para engenheiros de produção. Afinal, possui um viés estratégico e busca capacitar os profissionais em atividades como:

  • Programação, controle e monitoramento da produção;
  • Elaboração de relatórios e planilhas detalhadas;
  • Acompanhamento de índices de produtividade;
  • Suporte no planejamento dos processos de fábricas, indústrias e empresas.

Sendo assim, ao atingir os objetivos de programar e monitorar a produção, otimizar a capacidade produtiva das máquinas e postos de trabalho, além de priorizar processos, o profissional trará muitos benefícios processuais e econômicos para a organização que trabalha. Como por exemplo:

  • Criação de um processo eficaz de planejamento e controle da produção;
  • Organização da disponibilidade de matérias-primas quando necessárias durante a produção;
  • Otimização do fluxo de materiais na linha de produção e redução de desperdícios;
  • Redução no investimento em inventário com estoques mais próximos dos níveis ideais;
  • Controle e coleta de dados para que os gestores sejam capazes de tomar decisões ainda mais assertivas;
  • Melhoria da produtividade dos colaboradores, máquinas e equipamentos, bem como diminuição do tempo ocioso.

3. Gerenciamento do Escopo de Projetos

Se o seu objetivo é aumentar a sua capacidade técnica, um dos melhores cursos para engenheiros é o de gerenciamento do escopo de projetos. Isso porque ele elucida quais as habilidades mais importantes para que seja possível organizar um projeto através de um fluxo de trabalho produtivo.

Mas, além de focar no campo do planejamento, essa abordagem também busca aumentar a capacidade dos profissionais de garantirem o sucesso da execução de um processo.

Por isso, dentro do escopo serão tratados temas como a definição dos objetivos, processos, responsabilidades, prazos e muito mais!

Dessa maneira, escolha um curso que seja capaz de passar conhecimentos acerca das seis fases principais do gerenciamento do escopo de projetos. São elas:

  • Planejar o gerenciamento de escopo;
  • Coletar os requisitos funcionais e não funcionais;
  • Definir o escopo, inclusive entregas, critérios para aceitação, premissas e restrições;
  • Criar a Estrutura Analítica do Projeto, ou seja, dividir o escopo em atividades menores;
  • Validar o escopo tendo como base os critérios para aceitação, as premissas e as restrições;
  • Controlar o escopo para que caso algo não esteja conforme o planejado seja possível implementar mudanças tempestivas.

4. Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços

A Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços é um dos cursos para engenheiros mais completos e valorizados. Afinal, ele tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver processos que garantam o sucesso de produtos e serviços no mercado.

Sendo assim, os engenheiros que dedicam tempo para adquirir conhecimentos nessa área se destacam por competências como a otimização de alocação de esforços, a capacidade crítica para monitorar e avaliar riscos e a construção de processos eficazes.

Dessa forma, o profissional se torna mais valorizado nas atividades da empresa. Se você quiser fazer um desses cursos para engenheiros, deve se atentar! Além de existirem opções presenciais e à distância, é preciso avaliar a grade de curso.

Para te auxiliar nisso, podemos elencar alguns pontos de destaque que devem estar dentro do cronograma de assuntos a serem abordados:

  • Conceito de desenvolvimento de produtos e de cada uma das suas etapas;
  • Embasamento a respeito de processos e gestão de processos;
  • Organização de ideias e insights;
  • Tecnologia da informação;
  • Oportunidades de transformação digital;
  • Construção do projeto conceitual, detalhado e final;
  • Fases pós projeto.

5. Gestão da Inovação

Além de estar sempre buscando conhecimentos e aprimorando as habilidades, os cursos para engenharia voltados para gestão da inovação também são boas opções para quem quer se posicionar à frente dos demais.

Independente das abordagens escolhidas nessa área, o foco principal está em aprender a desenvolver processos que possam tornar uma empresa cada vez mais moderna e alinhada com as novidades do mercado.

Vale também ressaltar que a gestão da inovação pode ser aplicada a tarefas operacionais e até mesmo gerenciais.

Dentre os assuntos mais usuais tratados nesse tema estão:

  • Gestão de tempo;
  • Idealização e materialização;
  • Ferramentas de tomada de decisão;
  • Empreendedorismo e cenários econômicos;
  • Negociação estratégica;
  • Pilares da transformação digital;
  • Internet das coisas, big data e controle de dados.

6. Engenharia Econômica

A engenharia econômica é uma das áreas que está ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. Afinal, possui interface com qualquer empresa e qualquer ramo do setor.

Esse é um dos cursos para engenheiros focados em expandir o horizonte de atuação, criando um profissional mais completo.

De maneira geral, o curso de engenharia econômica buscar ensinar conceitos básicos e avançados sobre a gestão de recursos financeiros.

Além disso, comumente utiliza diversas ferramentas inovadoras para isso, que auxiliam desde a gestão de fluxo de caixa e investimentos, até projetos inovadores para redução de custos como o uso de energia solar e eólica.

Entre os assuntos mais relevantes abordados nesse curso estão:

  • Matemática financeira;
  • Métodos de análises de alternativas e tomadas de decisão;
  • Noções econômicas e contábeis;
  • Projeções;
  • Análises de projetos.

7. Excel avançado

Apesar de existirem inúmeras ferramentas de armazenagem, tratamento e análise de dados, o famoso Excel ainda continua sendo uma das mais utilizadas no dia a dia por diversas empresas.

Isso porque o seu uso é simples e a grande maioria dos profissionais já sabem o básico desse sistema. No entanto, saber mais do que a média pode ser uma grande oportunidade!

Nesse sentido, um dos cursos para engenheiros mais recomendados é o de Excel avançado. Além de ser capaz de facilitar o dia a dia para a organização de projetos, dados, cálculos, também pode ser uma maneira de otimizar ainda mais o uso de outras ferramentas.

Um dos exemplos de interfaces mais utilizados é com o Microsoft Power BI. As noções avançadas sobre os dois sistemas são capazes de gerar relatórios de grande valia para a tomada de decisão de alto escalão.

Além disso, vale lembrar que existem funções específicas para quem é da área de engenharia, com fórmulas como BESSELI, BESSELK, BESSELY e BINAOCT.

Dessa forma, o conhecimento avançado na ferramenta pode dar mais visibilidade de um profissional para gestores e diretores da organização. Sendo um diferencial para promoções, por exemplo.

8. Lean Seis Sigma

A maior parte dos engenheiros compartilha uma atividade em comum: a busca por processos mais otimizados e com custos reduzidos. Por isso, a abordagem Seis Sigma pode ser aplicada nas mais diversas vertentes da engenharia.

Com o objetivo de promover a melhoria contínua alinhada à qualidade, o profissional pode escolher entre os diversos tipos de formação. São elas:

  • Lean Seis Sigma White Belt: voltado para formar um profissional no nível mais básico da metodologia, introduzindo conceitos básicos e principais jargões;
  • Lean Seis Sigma Yellow Belt: um pouco mais aprofundado, busca oferecer os conceitos básicos da ferramenta e tornar o profissional apto a participar de projetos que se fundamentam nessa abordagem;
  • Lean Seis Sigma Green Belt: torna o profissional capaz de liderar projetos que tenham como base as análises estatísticas voltadas para gerar dados e planos de ação que resultem em ganhos financeiros;
  • Lean Seis Sigma Black Belt: considerado como um nível tático, nesse grau o profissional já será capaz de liderar e treinar equipes, além de ser uma figura-chave na execução e no acompanhamento de projetos.

9. Lean Manufacturing

Outra indicação de cursos para engenheiros são os que abordam o tema de Lean Manufacturing, ou seja, voltado para assuntos de produção e manufatura enxuta.

Nesse sentido, existem abordagens mais básicas para iniciantes, mostrando métodos de cálculos de diversas métricas que podem ser utilizadas para otimizar processos dentro da organização.

Mas para pessoas que já têm esse entendimento básico, também há cursos para engenheiros que querem se especializar no tema. Eles se aprofundam mais nos cálculos, métricas e ferramentas da metodologia Lean Manufacturing.

10. Gestão da Qualidade

Por fim, existem cursos para engenheiros que abordam a gestão da qualidade. Eles são fundamentais para incrementar skills analíticas, de organização, de produtos, de processos produtivos e demais áreas de atuação de um profissional.

Entre os assuntos mais relevantes abordados nesse curso estão:

  • Definição de padrões de produto
  • Realização de análise de produtos
  • Criação de estratégias para melhorias
  • Coordenação e certificação de qualidade;
  • Modelagem de processos;
  • Auditoria interna e externa;
  • Consultoria.

Seja o melhor no que faz!

Já imaginou quanto conhecimento você pode adquirir com mais de 100 cursos? É isso mesmo que você leu!

Com a Formação All In da Voitto você tem acesso às 13 Formações Voitto para aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas requisitadas pelo mercado! São mais de 4.620 horas de conteúdo e mais de 100 certificados com validade em todo território nacional!

A Formação possui a autêntica metodologia da Voitto e, caso voce não se sinta satisfeito no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor.

Não perca tempo! Se especialize!

Saiba mais no link abaixo:

Banner da Formação All In.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.