Conheça os 10 Softwares para Engenheiros
Vá além!

Descubra os 10 Softwares para Engenheiros que engatam sua carreira

Confira as plataformas usadas pelos engenheiros para executar os trabalhos com excelência, não fique de fora e aprenda sobre os Softwares para Engenheiros.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra os 10 Softwares para Engenheiros que engatam sua carreira

O atual ambiente exige muita flexibilidade de gestão e agilidade para tomadas de decisões precisas e confiáveis! Softwares são ferramentas estratégicas que permitem técnicos e engenheiros desenvolverem métodos de controle, gestão e projetos.

Por isso estes são tão importantes na engenharia, principalmente, pois ela está em evolução constante, afinal, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças na sociedade refletem diretamente em nosso dia a dia.

Para estruturar uma lógica de trabalho, os softwares tornaram-se cruciais: você já parou para pensar na agilidade promovida por estas plataformas?

Os softwares são utilizados para quase todas as tarefas cotidianas e é quase inimaginável trabalhar sem eles em nossa vida profissional, não é mesmo?

Por isso, quando pensamos na alta concorrência no mercado, o domínio técnico destes programas pode ser uma grande virada de chave - tanto para quem está em busca de uma oportunidade de crescimento profissional, quanto para aqueles que procuram uma recolocação no mercado de trabalho!

A verdade é que não importa se você é formado e atuante há vários anos ou se ainda está na faculdade, a necessidade de evoluir e melhorar é permanente.

Dessa maneira, separei algumas plataformas indispensáveis que podem impulsionar sua carreira!

Então, continue lendo este artigo e confira os diferenciais e funcionalidades de:

  • Microsoft Excel;
  • MS Project;
  • Python;
  • VBA Aplicado a Negócios;
  • PCP;
  • Dashboard de Gestão;
  • AutoCad 2D;
  • Revit;
  • SketchUp;
  • MATLAB.

Conheça os 10 Softwares para Engenheiros

Se você já é formado com certeza conhece muitas se não todos os softwares que vamos mencionar aqui, contudo para aqueles no início de sua formação, aqui vão nossas recomendações para qualquer engenheiro nos dias atuais:

1. Microsoft Excel

Excel Logo

Desenvolvido pela Microsoft, o Excel é indicado para engenheiros de todas as áreas. Com esta plataforma, é possível realizar planejamentos, análises estatísticas, análises financeiras, simulações numéricas e previsões em geral.

Quando se adquire o domínio em Excel, os caminhos para resolver a mais variada gama de problemas dentro das empresas ficam mais claros, pois torna-se possível registrar informações, analisar dados e realizar os mais diversos controles.

Pensando nessa oportunidade resolvemos te ajudar do começo ao final de sua jornada, faça um teste e aproveite por tempo limitado nosso curso de Introdução ao Excel. Ele está totalmente grátis!

Não fique de fora e comece já sua capacitação de destaque para não ficar atrás nessa corrida!

Introdução ao Excel

2. Ms Project 2016

MS Project logo

Também desenvolvido pela Microsoft, o MS Project é indicado para gerenciar três fatores de seu projeto: o tempo, os recursos e o escopo. Estas condições atuam de forma independente e estão sujeitas a alterações no decorrer do processo.

Se houver modificação em um dos fatores, os outros também serão afetados. Ao tornar-se capaz de utilizar os recursos avançados do MS Project, você conseguirá aplicar as boas práticas internacionais do PMBOK® e, consequentemente, irá potencializar o resultado dos seus projetos.

3. Python

Phyton Logo

O Python é uma linguagem de programação de alto nível, concebida no fim de 1989, esta linguagem tem uma escrita derivada de outra técnica de programação, o C, e foi estruturada para que se fosse possível produzir um código simples mas que ganhasse em qualidade e velocidade, ou seja, fácil de se manter de maneira rápida.

Este software de programação possui uma vasta biblioteca padrão, isso significa que durante sua utilização, fica fácil ao programador compreender programas escritos há algum tempo, fazendo dele uma ferramenta muito importante para entender o que foi feito antes.

Atualmente, dentro do mercado de trabalho, o Python vem sendo implementado durante muitas rotinas de trabalho, se tornando uma ferramenta necessária não apenas para profissionais da área da tecnologia, dado a sua simplicidade e facilidade na implementação, se tornando assim, uma ferramenta importante para as engenharias como um todo.

4. VBA Aplicado a Negócios

VBA logo

O Visual Basic for Application é uma linguagem de programação utilizada em todos os programas do Office, seus recursos são exclusivos para agilizar e automatizar, ainda mais, todos os elementos de trabalho do Excel.

Os especialistas na linguagem de programação em VBA (Visual Basic for Applications) são preparados para trabalhar na automatização de tarefas repetitivas em Excel, atingindo assim, uma grande eficiência operacional.

5. PCP

O software de PCP é um sistema modular para o planejamento e controle da produção, através deste sistema, é possível realizar um gerenciamento completo do seu processo de produção, validar a produtividade dos membros e a obtenção de uma padronização dos processos, o que resulta em um aumento da eficiência do trabalho realizado.

O PCP é um aliado importantíssimo para o controle da produção, pois através dele é possível acompanhar os trabalhos realizados pela empresa a um nível estratégico.

6. Dashboard de Gestão

O Dashboardnada mais é do que um painel de controle, ou seja, uma apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos, consolidadas e ajustadas em uma tela para fácil acompanhamento de um negócio ou projeto.

Estudantes e profissionais que dominam o Excel, podem aprimorar seus conhecimentos a nível avançado na parte de gráficos gerenciais através do Dashboard.

7. AutoCAD 2D

Autocad logo

Criado pela Autodesk, em 1982, o software ainda é uma das unanimidades entre os engenheiros e arquitetos para a elaboração de desenhos técnicos em duas dimensões (2D) e tridimensões (3D).

Nas versões mais atuais, o AutoCADoferece a opção de múltiplas visualizações dos projetos, em muitos formatos, sendo assim, mais utilizado por engenheiros civis.

O profissional capacitado em AutoCAD é capaz de elaborar projetos 2D e modificá-los de acordo com as demandas de mercado e requisitos dos clientes.

8. Revit

Revit logo

Da mesma criadora do AutoCAD, temos aqui um programa desenvolvido especificamente para engenheiros e arquitetos, pois nele é possível criar projetos desde sua base estrutural até a mais superficial.

Sendo assim, a estruturação da parte eletrônica e hidráulica, por exemplo, é bem mais fácil e dinâmica. Sendo possível vários colaboradores trabalharem num mesmo arquivo, facilitando a integração e visualização final do projeto.

Por estes motivos ela acaba sendo uma ferramenta bem mais completa (nesta área) do que o software citado anteriormente na lista e essencial para qualquer um da profissão.

9. SketchUp

SketchUp logo

SketchUp é um programa especializado em criar projetos em 3D, além de ser útil na transformação de 2D para 3D. Ele é extremamente usado nas apresentações finais de um plano, por ter uma visualização mais comercial e parecida com o produto final de um condomínio ou prédio, por exemplo.

10. MATLAB

MATLAB logo

Matlab é um meio de programação também voltado para engenheiros e pesquisadores que analisam e criam sistemas e produtos. Ao usar um língua específica baseada em matrizes que permitem, dentro do software, criar e realizar atividades como:

  • Análise de data;
  • Desenvolver algoritmos;
  • Criar modelos e aplicações interativas.

Vá além!

Banner da Formação All In.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Seja o engenheiro que a faculdade não forma. Clique já e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Escola De Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.