O consumer insight é uma metodologia que utiliza dados e informações para identificar o comportamento do consumidor. Com isso, torna o processo de compreensão do que o cliente deseja mais fácil.
Dessa forma, toda a estratégia de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços é voltada para o ponto mais importante: solucionar as dores e atender as necessidades do seu público-alvo.
Você com certeza já está imaginando como o consumer insight pode ajudar a sua empresa a atrair e fidelizar seus clientes? Então, confira esse conteúdo até o final para aprender o que é e como aplicar essa estratégia. Aqui você vai descobrir:
De forma simplificada, consumer insights é a utilização de dados e informações de maneira estratégica para criar fatores objetivos na tomada de decisão, bem como no planejamento e execução de estratégias das áreas de marketing digital, vendas e muito mais.
Mas como é feito isso? Através do mapeamento do ambiente digital, ou seja, das buscas em plataformas como Google e também nas redes sociais. Com isso, são levantados dados que permitem a identificação de padrões de comportamento do consumidor.
Essa coleta de dados pode ser feita de diversas maneiras, as mais usadas são:
Com essas informações sobre o comportamento dos potenciais clientes, equipes de profissionais e programas especializados conseguem tomar decisões mais assertivas.
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Se impressionou com todas as informações sobre os consumidores e embasamentos para estratégias tão importantes que o consumer insights traz para uma empresa? Veja agora mais a fundo a relevância de colocar em prática essa estratégia.
O consumer insights é o entendimento profundo do comportamento humano. Isso significa que sua análise e interpretação permite com que padrões sejam detectados em diversos âmbitos, como:
Sendo assim, as inovações e melhorias nos serviços e produtos deixaram de ser com base nas percepções e passam a identificar o que as pessoas querem, precisam e o porquê disso, podendo ir mais a fundo na resolução de uma dor.
Isso tem impacto positivo até nas estratégias de marketing e criação de conteúdo. Afinal, sabendo o problema que será resolvido pelo que o seu negócio oferece, a divulgação será mais assertiva, assim como a conversão de vendas.
Antes de entender como aplicar o consumer insights é uma boa prática saber o que está por trás da metodologia. Por isso, separamos um tópico com os pilares dessa estratégia. Veja a seguir!
O primeiro passo para obter sucesso aplicando qualquer metodologia é entender como ela é elaborada. Por isso, conhecer os pilares da análise de dados no consumer insights é fundamental.
Vamos entender quais são eles?
As crenças são definidas como o início da análise. Elas consistem nas conclusões tiradas pelo consumidor, que são pautadas nas suas próprias experiências e tomadas como verdade absoluta.
Exemplo: é muito difícil fazer investimentos financeiros.
O segundo pilar do consumer insights é a motivação. Essa se caracteriza pelo porquê por trás das crenças.
Seguindo o mesmo exemplo: porque os conteúdos sobre o tema são complexos e não há suporte de bancos e corretoras para o planejamento financeiro pessoal.
Os desejos são o terceiro e último pilar do consumer insights e pode ser classificado como o mais importante. Afinal, aqui está o problema que o seu produto ou serviço deve solucionar.
É nesse passo que são detectados os pensamentos e sentimentos do consumidor. Ou seja, aquilo que ele não encontra no mercado, mas é de seu total interesse.
Continuando no exemplo: gostaria de um suporte para ter conhecimento sobre o tema e confiança para fazer aplicações.
Agora que você já sabe os três pilares do consumer insights, vamos desenvolver ações para colocá-los em prática na sua empresa? Confirma como aplicar a metodologia no próximo tópico.
Entender o que se passa na cabeça dos consumidores é cada vez mais importante. Afinal, são esses padrões que geram meios mais eficientes para satisfazer as suas necessidades. Por isso, alguns passos devem ser seguidos para chegar às conclusões de maneira assertiva. São eles:
Antes de mais nada, para aplicar o consumer insights é de extrema importância definir os objetivos da organização com essa estratégia.
Por exemplo: uma loja de presentes quer criar promoções com kits para diferentes datas comemorativas. Como dia das mães, dos pais, dos namorados, aniversários e natal.
Com isso em mente, chega o momento de definir as perguntas que serão capazes de conceder objetivamente as respostas que você precisa.
Por exemplo:
Pergunta: O que te leva a escolher um presente para uma data comemorativa?
Possíveis respostas: preço, qualidade, inovação.
Agora que você já sabe quais são as suas perguntas, é hora de descobrir qual estratégia irá usar para alcançar as respostas. É possível utilizar:
Depois de coletar os dados, é hora de trabalhá-los a fim de buscar padrões e identificar oportunidades. Por isso, cruze o maior número de informações possível para que o embasamento da tomada de decisão seja robusto. Seguindo com o exemplo: para o dia das mães nota-se que a maior parte das pessoas busca presentes que causarão o sentimento de gratidão. Além disso, elencaram flores, jóias e cestas de café da manhã como boas opções de presentes.
Agora que você descobriu as respostas para as suas perguntas, é hora de validá-las em ações estratégicas. Para isso, o acompanhamento dos resultados é essencial.
No caso da loja de presentes que buscava estratégias de montagem de kits, pode-se ter identificado que a melhor opção era um kit que englobasse comidas caseiras e artesanais, um buquê de flores e uma lembrança sentimental, como um porta retrato ou uma jóia.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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