CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é o Dashboard Operacional?
Quais as vantagens do Dashboard Operacional?
Como criar um Dashboard Operacional?
Dica Extra!

Você já conhece o Dashboard Operacional? Descubra sua funcionalidade e aplicações!

Neste artigo iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o Dashboard Operacional. Entenda o conceito, as funcionalidades, aplicações e muito mais!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Você já conhece o Dashboard Operacional? Descubra sua funcionalidade e aplicações!

Se você nunca ouviu falar de Dashboard Operacional, mas está querendo introduzir essa ferramenta na sua empresa, pode ficar tranquilo que você aprenderá tudo que precisa nesse artigo! Vamos lá?

Que todo ambiente empresarial necessita de uma organização ímpar e um alinhamento perfeito entre as equipes você já sabe. Mas você já se perguntou como fazer isso de forma simples e objetiva?

Se a sua resposta foi sim, o Dashboard Operacional pode ser a solução dos seus problemas. Isso porque ele agrega uma série de informações, métricas e dados da sua empresa em uma única tela.

Ficou curioso? Então continue a leitura que eu vou te explicar tudo que você precisa saber sobre Dashboard Operacional a partir desses tópicos:

  • O que é o Dashboard Operacional?
  • Quais as vantagens do Dashboard Operacional? 
  • Como implementar?
  • Dica Extra!

O que é o Dashboard Operacional?

Afinal, o que é o Dashboard Operacional? Você deve estar se perguntando.

Bem, é possível dizer que o Dashboard Operacional é um painel visual que apresenta e organiza os diversos dados da sua empresa de maneira focada! Interessante, não é?

É um fato que no mundo empresarial existem muitas variáveis a serem mensuradas, analisadas e computadas o tempo todo. Logo, esses dados precisam estar sempre atualizados, uma vez que uma empresa tende a crescer cada vez mais.

Além disso, existe também a organização interna, entre as equipes de trabalho da empresa, que precisam estar sempre em constante comunicação. Todavia, sabemos que reuniões com muita frequência ou muito demoradas não são uma boa opção, principalmente no Home Office.

Dessa forma, o Dashboard Operacional surge como uma solução. Isso porque sua função é agregar em uma única tela, de forma simples, todos os dados e informações essenciais para a sua empresa.

O Dashboard operacional proporciona um olhar único de toda a empresa sobre as informações apresentadas, auxiliando na gestão empresarial e na tomada de decisão.

Se você quer saber mais especificamente quais as funções dessa ferramenta, continue a leitura no tópico abaixo!

Quais as vantagens do Dashboard Operacional? 

Existem diversos tipos de Dashboard no mercado. No entanto, o Dashboard Operacional é o mais indicado para processos mais específicos.

Isso porque ele reúne informações úteis para as equipes desenvolverem seu trabalho. Além disso, o Dashboard Operacional facilita a comunicação dentro das equipes, uma vez que todos têm acesso a ele e o papel do líder se torna mais simples!

Dessa forma, a aplicação dessa ferramenta pode gerar uma melhoria na gestão da sua empresa! Uma vez que, além de facilitar a comunicação, também possibilita o monitoramento de todas as etapas de um projeto, devido a facilidade e rapidez da atualização do Dashboard.

Além disso, o Dashboard Operacional, melhora a cultura organizacionalda sua empresa. Isso porque é comum que os funcionários se acostumem com a análise dos dados e, consequentemente, desenvolvam uma mentalidade mais focada.

Isso ocorre porque ao introduzir uma nova ferramenta, a atenção aos procedimentos e aos resultados se torna maior. O que melhora o engajamento de todos e, consequentemente, promove uma mudança na cultura da empresa.

Sendo assim, se o seu desejo é tornar a sua empresa  um exemplo de organização e planejamento, nós preparamos uma surpresa pra você!

Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

  • Distinguir as etapas de um PCP.
  • Classificar o sistema produtivo de uma organização.
  • Avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho.
  • Relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção.
  • Entender os fatores críticos que influenciam a administração da produção
  1. Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

Outra vantagem do Dashboard Operacional é a padronização das métricas. Sabemos que em uma empresa cada equipe possui sua própria organização, o que às vezes torna a comunicação mais difícil.

Todavia, o Dashboard Operacional proporciona a todos o controle das operações! O que evita erros e retrabalhos!

Sendo assim, outra vantagem da implementação do Dashboard Operacional é a antecipação de falhas. Isso ocorre pois ao organizar os dados e as métricas de maneira simplificada fica mais perceptível quando algo não sai como o esperado.

Por fim, é necessário evidenciar que a principal vantagem do Dashboard Operacional é o conceito de gestão à vista.

Isso porque em todos os pontos levantados até agora demonstram que a transparência e o acesso aos dados de uma empresa por todos os funcionários é essencial para o engajamento e o desenvolvimento da mesma.

Se você gostou do que aprendeu até agora sobre o Dashboard Operacional, continue a leitura que vou te explicar como implementá-lo na sua empresa!

Como criar um Dashboard Operacional?

Agora que você já entendeu do que essa ferramenta é capaz, deve estar se perguntando: como criar um Dashboard Operacional?

Bem, para criar um Dashboard é necessário colocar em prática 5 passos:


1. Defina seu objetivo:


Como já foi dito anteriormente: simplifique! Defina seus objetivos e pense em como expô-los de forma clara e objetiva.


2. Conheça suas métricas e indicadores:


Agora que você já definiu seu objetivo, defina também suas métricas e indicadores. Os KPIs devem medir o real desempenho de uma empresa, já as métricas devem ser sistemas de mensuração que indicam uma tendência.


3. Foque em dados relevantes:


O objetivo do Dashboard Operacional é ser preciso. Portanto, só inclua no seu Dashboard dados realmente relevantes para sua equipe!


4. Crie um Layout:


Crie um design simples e de fácil visualização. Lembre-se: todos os funcionários da empresa terão acesso a essa tela única e, ela deve ser o mais clara e objetiva possível.

Evite a poluição visual e a mistura de muitas cores!


5. Posicione o Dashboard estrategicamente:


É importante que o Dashboard Operacional seja acompanhado em tempo real!

Portanto, se a sua empresa trabalha de forma presencial, coloque o Dashboard de modo que todos tenham fácil visualização. E, é claro, não se esqueça que é necessário uma tela grande!

Se a sua empresa está funcionando através do Home Office, agende um horário com toda a equipe para a atualização do Dashboard. Desse modo, ninguém ficará perdido sobre quais alterações foram feitas!

Dica Extra! 

Se você gostou do nosso artigo sobre Dashboard Operacional, leia também o artigo sobre Dashboard Estratégico e escolha a ferramenta que melhor combina com a sua empresa!

Além disso, te convido a conhecer o nosso curso: Especialista em Dashboard de Gestão e se capacitar ainda mais!

Você sabe como transformar uma massa de números e informações em dados de fácil interpretação? Tudo em um único local de fácil acesso, manuseio e visualização?

Isto é o que a maioria dos usuários do Excel quer fazer com suas planilhas: compilar tudo aquilo que realmente interessa em um painel de controle, também conhecido como Dashboard.

O Dashboard nada mais é do que uma apresentação visual de informações importantes e necessárias para tomada de decisões inteligentes e consolidadas em uma tela de fácil acompanhamento.

Interessado em dominar esta ferramenta com a resolução de exemplos práticos no Excel junto com o instrutor que irá compartilhar com você toda a sua experiência? É simples: se increve agora no nosso Curso de Especialista em Dashboard de Gestão!

Especialista em Dashboard de Gestão

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Clique aqui e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Especialistas Em Dashboard De Gestao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.