O que é Day Trade?
Para quem é indicado o Day Trade?
Como funciona Day Trade?
Quer aprender mais?

Saiba o que é day trade e como funcionam as suas operações de curto prazo

Day Trade é uma das estratégias de investimentos mais utilizadas no Brasil e no mundo por meio das operações de compra e venda de ativos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é day trade e como funcionam as suas operações de curto prazo

É comum que as pessoas acreditem no mito de que a bolsa de valores pode ser considerada como um cassino. Mas muito mais do que sorte, para prosperar é necessário conhecimento técnico e estratégia. Uma delas pode ser o day trade.

Apesar de contar com a especulação e com as variações de preços, atrás dessa modalidade de investimento existem estudos para embasar as decisões. Por isso, para ter sucesso com ela é necessário primeiro ter amplo entendimento sobre o mercado.

Se você quer aprender como funciona o day trade, para quais investidores essa estratégia é recomendada, além de suas vantagens e desvantagens, confira abaixo os tópicos deste artigo.

  • O que é Day Trade?
  • Para quem é indicado o Day Trade?
  • Vantagens e desvantagens do Day Trade
  • Como funciona o Day Trade?

O que é Day Trade?

Day trade é uma estratégia de investimentos voltada para o curto prazo. Quem pratica essa modalidade costuma vender e comprar diversos ativos de renda variável no mesmo dia, com o objetivo de lucrar com a diferença das cotações.

Em termos práticos, uma operação de day trade é quando de manhã um investidor compra uma ação da Petrobrás, por exemplo, por R$10,00 e vende no fim da tarde por R$10,50. Mas nem sempre esse valor é superior ao preço da compra.

No entanto, essa especulação exige que o investidor esteja ciente do risco que essas operações possuem. Afinal, nem sempre elas terão um retorno positivo.

Por isso, para trabalhar com transações financeiras é preciso adquirir conhecimento na área. Algo muito importante antes de começar com o day trade é montar sua reserva financeira.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Para quem é indicado o Day Trade?

Por ser uma estratégia de investimentos muito arriscada, o day trade é recomendado para pessoas que possuem alto conhecimento sobre o mercado financeiro, sabem dos seus riscos e estão dispostas a assumi-los em busca de um bom retorno.

Além disso, é para operar como day trade é necessário tempo e dedicação. A cotação das ações devem ser acompanhadas continuamente, afinal a compra e a venda podem ocorrer em períodos muito curtos de tempo.

Depois de saber o que é o day trade e para quem essa estratégia é indicado, também é importante entender quais são as suas vantagens e suas desvantagens. Assim, você conseguirá escolher qual modalidade mais se adequa ao seu perfil de investidor.

Como qualquer estratégia de aplicação financeira, o day trade também conta com vantagens e desvantagens. Afinal, os perfis de investidores são diferentes entre si e saber ao certo quais os ônus e os bônus da modalidade escolhida aumenta as chances de sucesso com ela.

Por isso, separamos para você as principais vantagens e desvantagens do day trade. Confira abaixo!

Altos custos de operação

Ao operar como day trade, é necessário que o investidor leve em considerações o valor das taxas e de corretagens. Afinal, é comum que elas sejam cobradas a partir de cada ordem de compra e de venda.

Outro ponto importante de se ressaltar é a incidência de imposto de renda. A alíquota para essas transações financeiras no mesmo dia é de 20% da soma dos rendimentos líquidos do mês. Por isso, o planejamento financeiro pessoal é tão importante para sucesso dessa estratégia.

Vale também destacar no day trade o quesito risco. Afinal, nem sempre o que o investidor tenta prever se realiza. Com isso, alguns prejuízos podem acontecer e cabe a ele não se desesperar.

Por isso, é fundamental que uma boa gestão financeira seja alinhada ao day trade. Assim, é mais provável que o investidor tenha capital para enfrentar os momentos em que os lucros não sejam recorrentes.

Possibilidade de alavancagem

Uma das vantagens do day trade é a possibilidade de alavancagem. Afinal, não é preciso pagar efetivamente pelas ações compradas, apenas a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.

A alavancagem pode ser considerada como uma forma de crédito. Com ela, o investidor pode operar um volume de ativos maior do que o seu poder de compra. No entanto, esse também é um fator que aumenta o risco do day trade.

Chances de ganho em curto prazo

Um dos pontos que mais chamam a atenção no day trade é justamente as chances de ganhos financeiros em curto prazo. Afinal, o resultado da operação de um dia pode ser o suficiente para que a pessoa pague todas as suas contas mensais.

No entanto, vale lembrar que essa não é uma regra. Ao contrário disso, é possível verificar historicamente que essa situação não acontece com frequência para todos os investidores.

Tempo e dedicação

Muitos especialistas costumam classificar o day trade como uma profissão, visto que essa prática demanda muitas horas diárias e é dificilmente conciliada com outras atividades.

A necessidade de estudo, se alinha com a alta necessidade de acompanhar as cotações dos ativos em tempo real. Afinal, se o investidor perder o tempo certo de uma compra ou uma venda, pode acabar tendo prejuízo ao final do dia.

Stop loss

Outra vantagem das operações de day trade, é uma ferramenta chamada stop loss. Com ela é possível que o investidor diga qual o valor mínimo que ele deseja manter a ação em carteira.

Ao chegar nessa cotação, o sistema de home broker faz imediatamente a ordem de venda. Essa é uma das maneiras de evitar prejuízos muito grandes com um ativo.

Como funciona Day Trade?

Ao contrário do buy and hold, o day trade não é embasado em uma análise fundamentalista. Por isso, o desempenho histórico de um ativo nem sempre é levado em consideração nesse tipo de operação.

Dessa forma, a análise técnica é mais relevante nesse contexto. Ela é feita por meio da lei da oferta e da demanda. Quanto mais a ação está sendo vendida, maiores as chances de seu preço cair. Enquanto mais negociações de compra, seu valor tende a subir.

Outro instrumento muito utilizado são os gráficos. Diante disso os investidores conseguem ter uma visão geral do comportamento de uma ação ao longo do tempo. Com isso, consegue tentar prever os momentos de queda e de maior valorização.

Home Broker

Para fazer a compra e venda de ações é necessário o acesso a uma plataforma chamada home broker. Esta é disponibilizada por todas as corretoras que possibilitam operações de renda variável.

É por meio dessa plataforma que todas as ordens de venda e de compra dos ativos são negociadas a mercado. Tornando assim, muito mais fácil efetivar uma transação financeira.

Quer aprender mais?

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.