É comum que as pessoas acreditem no mito de que a bolsa de valores pode ser considerada como um cassino. Mas muito mais do que sorte, para prosperar é necessário conhecimento técnico e estratégia. Uma delas pode ser o day trade.
Apesar de contar com a especulação e com as variações de preços, atrás dessa modalidade de investimento existem estudos para embasar as decisões. Por isso, para ter sucesso com ela é necessário primeiro ter amplo entendimento sobre o mercado.
Se você quer aprender como funciona o day trade, para quais investidores essa estratégia é recomendada, além de suas vantagens e desvantagens, confira abaixo os tópicos deste artigo.
Day trade é uma estratégia de investimentos voltada para o curto prazo. Quem pratica essa modalidade costuma vender e comprar diversos ativos de renda variável no mesmo dia, com o objetivo de lucrar com a diferença das cotações.
Em termos práticos, uma operação de day trade é quando de manhã um investidor compra uma ação da Petrobrás, por exemplo, por R$10,00 e vende no fim da tarde por R$10,50. Mas nem sempre esse valor é superior ao preço da compra.
No entanto, essa especulação exige que o investidor esteja ciente do risco que essas operações possuem. Afinal, nem sempre elas terão um retorno positivo.
Por isso, para trabalhar com transações financeiras é preciso adquirir conhecimento na área. Algo muito importante antes de começar com o day trade é montar sua reserva financeira.
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Por ser uma estratégia de investimentos muito arriscada, o day trade é recomendado para pessoas que possuem alto conhecimento sobre o mercado financeiro, sabem dos seus riscos e estão dispostas a assumi-los em busca de um bom retorno.
Além disso, é para operar como day trade é necessário tempo e dedicação. A cotação das ações devem ser acompanhadas continuamente, afinal a compra e a venda podem ocorrer em períodos muito curtos de tempo.
Depois de saber o que é o day trade e para quem essa estratégia é indicado, também é importante entender quais são as suas vantagens e suas desvantagens. Assim, você conseguirá escolher qual modalidade mais se adequa ao seu perfil de investidor.
Como qualquer estratégia de aplicação financeira, o day trade também conta com vantagens e desvantagens. Afinal, os perfis de investidores são diferentes entre si e saber ao certo quais os ônus e os bônus da modalidade escolhida aumenta as chances de sucesso com ela.
Por isso, separamos para você as principais vantagens e desvantagens do day trade. Confira abaixo!
Ao operar como day trade, é necessário que o investidor leve em considerações o valor das taxas e de corretagens. Afinal, é comum que elas sejam cobradas a partir de cada ordem de compra e de venda.
Outro ponto importante de se ressaltar é a incidência de imposto de renda. A alíquota para essas transações financeiras no mesmo dia é de 20% da soma dos rendimentos líquidos do mês. Por isso, o planejamento financeiro pessoal é tão importante para sucesso dessa estratégia.
Vale também destacar no day trade o quesito risco. Afinal, nem sempre o que o investidor tenta prever se realiza. Com isso, alguns prejuízos podem acontecer e cabe a ele não se desesperar.
Por isso, é fundamental que uma boa gestão financeira seja alinhada ao day trade. Assim, é mais provável que o investidor tenha capital para enfrentar os momentos em que os lucros não sejam recorrentes.
Uma das vantagens do day trade é a possibilidade de alavancagem. Afinal, não é preciso pagar efetivamente pelas ações compradas, apenas a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.
A alavancagem pode ser considerada como uma forma de crédito. Com ela, o investidor pode operar um volume de ativos maior do que o seu poder de compra. No entanto, esse também é um fator que aumenta o risco do day trade.
Um dos pontos que mais chamam a atenção no day trade é justamente as chances de ganhos financeiros em curto prazo. Afinal, o resultado da operação de um dia pode ser o suficiente para que a pessoa pague todas as suas contas mensais.
No entanto, vale lembrar que essa não é uma regra. Ao contrário disso, é possível verificar historicamente que essa situação não acontece com frequência para todos os investidores.
Muitos especialistas costumam classificar o day trade como uma profissão, visto que essa prática demanda muitas horas diárias e é dificilmente conciliada com outras atividades.
A necessidade de estudo, se alinha com a alta necessidade de acompanhar as cotações dos ativos em tempo real. Afinal, se o investidor perder o tempo certo de uma compra ou uma venda, pode acabar tendo prejuízo ao final do dia.
Outra vantagem das operações de day trade, é uma ferramenta chamada stop loss. Com ela é possível que o investidor diga qual o valor mínimo que ele deseja manter a ação em carteira.
Ao chegar nessa cotação, o sistema de home broker faz imediatamente a ordem de venda. Essa é uma das maneiras de evitar prejuízos muito grandes com um ativo.
Ao contrário do buy and hold, o day trade não é embasado em uma análise fundamentalista. Por isso, o desempenho histórico de um ativo nem sempre é levado em consideração nesse tipo de operação.
Dessa forma, a análise técnica é mais relevante nesse contexto. Ela é feita por meio da lei da oferta e da demanda. Quanto mais a ação está sendo vendida, maiores as chances de seu preço cair. Enquanto mais negociações de compra, seu valor tende a subir.
Outro instrumento muito utilizado são os gráficos. Diante disso os investidores conseguem ter uma visão geral do comportamento de uma ação ao longo do tempo. Com isso, consegue tentar prever os momentos de queda e de maior valorização.
Para fazer a compra e venda de ações é necessário o acesso a uma plataforma chamada home broker. Esta é disponibilizada por todas as corretoras que possibilitam operações de renda variável.
É por meio dessa plataforma que todas as ordens de venda e de compra dos ativos são negociadas a mercado. Tornando assim, muito mais fácil efetivar uma transação financeira.
Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?
Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!
Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.
Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.
Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!