
Os nascidos após o ano 2010 talvez nunca saibam o que era folhear uma revista impressa, não é mesmo?
Alguns podem até ter tido essa experiência, mas o fato é que, quando o assunto é notícia, deixamos o papel para trás.
Essa informação não é nada nova e já nos adaptamos a ler os conteúdos na internet, mas o que vamos te contar aqui irá abrir sua cabeça para o futuro das mídias, veja só:
E aí? Você é uma pessoa interessada em maneiras novas de transmitir informações? Então corra para a leitura desse artigo.
O declínio das mídias tradicionais vem do fato de estarem ultrapassadas. Imaginem como seria o mundo atual se os seres humanos mantivessem a cultura de permanecer desenhando em cavernas.
A mensagem fora das mídias já não funciona há tempos, não é mesmo? As formas de comunicação mudaram e ocasionaram uma certa modificação nas mídias.
Ainda no mundo VUCA, houve uma queda significativa de assinantes em revistas impressas como a Época e a Exame, 52,6% e 38,9% respectivamente.
Já no mundo BANI, aquele surgido no contexto da pandemia, a aproximação dos leitores com relação aos conteúdos noticiosos é significativamente maior que com evergreens.
Nós sabemos bem como usamos cada conteúdo. Enquanto os noticiosos são utilizados para nos manter informados, os evergreens são para assimilar o conhecimento adquirido.
Porém, nesse momento, já não conseguimos fazer essa assimilação com a mesma facilidade de antes, por conta da instabilidade emocional que estamos vivendo. Por isso o aumento da procura por notícias e o declínio das mídias tradicionais.
Qualquer pessoa interessada em transmitir sua mensagem deve se preocupar também com as novas táticas para cativar seus ouvintes ou leitores.
Nesse sentido, podemos analisar o fim da mídia tradicional como o presságio necessário para que as atuais inovem, não criem mais do mesmo.
Por isso, se manter nas redes sociais, sem se utilizar de maneiras novas e revolucionárias, é como criar, com os mesmos moldes tradicionais, uma revista impressa em um meio digital, ou seja, não funciona.
Pensando nisso é que grandes empresas focam muito em estratégias como investir em brilhantes profissionais de marketing para melhorar sua comunicação e para cativar os consumidores de várias formas.
Desse modo, as diferentes plataformas de comunicação são exploradas para atingir diversos públicos.
Assim, o que antes seria passado da mesma maneira para todos os públicos, em formatos de revistas impressas, hoje é adaptado para aquela persona específica que esperamos atingir em cada plataforma.
Portanto, delimitar sua comunicação para aqueles que precisam ouví-la ou lê-la é essencial para não chegar ao mesmo declínio das mídias tradicionais.
Pode traçar estratégias de conversão e divulgação do produto. Além disso, os profissionais de marketing vêm usando novas táticas para entregar, cada vez mais, um serviço de maior qualidade.
Desse modo, a capacidade de saber usar formas revolucionárias de transmitir uma notícia, é o que realmente pode evitar uma derrocada similar ao declínio das mídias tradicionais.
Assim, se você quer buscar mais por algo novo, o guru do marketing Joseph Jaffe avalia a dependência da mídia paga como uma forma ultrapassada de fazer isso.
Nesse sentido, seu livro O Declínio da Mídia de Massa, revela-se como um verdadeiro guia para qualquer pessoa que queira escapar desse fracasso.
Se você se interessa por mais assuntos como esse, que tal dar uma consultada no Pocket Book4You? Ele é o guia perfeito para esse aprendizado. Então, não perca tempo e consulte o site.
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!