O que é senso de propósito?
As vantagens de definir o senso de propósito
3 dicas para desenvolver senso de propósito
Empresas com senso de propósito definido
Desenvolva o seu senso de propósito
Senso de propósito definido... Hora de partir para ação!

Defina o senso de propósito pessoal ou empresarial e alcance seu legado

Confira o que é senso de propósito, como definir um para sua vida pessoal ou para uma empresa e como atingir o legado que você deseja!

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Defina o senso de propósito pessoal ou empresarial e alcance seu legado

Por que você está aqui? Por que você faz o que faz? Por que e para que a sua empresa desenvolve o seu produto? Essas perguntas são reflexivas e importantes para que você defina o senso de propósito seja da sua empresa ou da sua vida pessoal.

No entanto, nesse artigo, vamos ajudar você a entender dois pontos bastante importantes sobre o senso de propósito.

Você entenderá o porquê e como estabelecer o propósito de uma empresa e descobrirá como pode definir seus propósitos de vida para nortear seu desenvolvimento pessoal e profissional. Confira o que encontrará aqui:

  • O que é senso de propósito?
  • As vantagens de definir o senso de propósito de uma empresa;
  • Como criar esse senso em uma organização?
  • Empresas como senso de propósitos bem definidos;
  • A importância do senso de propósito na sua carreira.

Vamos começar com...

O que é senso de propósito?

Senso de propósito é a clareza sobre o legado que uma empresa ou uma pessoa pretende deixar na sociedade.

No meio corporativo, por exemplo, deixar um legado pode ser criar um produtorevolucionário como o tratamento de água, desenvolver processos de fabricação com taxa de emissão de carbono quase zero ou ajudar muitas pessoas no mundo com um serviço específico.

Por que definir um senso de propósito para uma empresa?

É por meio desse senso que uma organização além de criar responsabilidade social, engajamento e valores positivos, ela consegue impor o poder da marca.

Depois de definir o propósito claramente, é mais fácil a empresa desenvolver ações e metas para atingi-lo. Isso vale para sua vida pessoal também! Aprenda a criar planejamentos no nosso e-book sobre definição de metas totalmente gratuito.

Ebook Como definir metas


O senso de propósito é a bússola que guia o desenvolvimento de uma empresa ou de um indivíduo, certo? Quais são as outras vantagens que ele traz? Veja a seguir!

As vantagens de definir o senso de propósito

Nesse tópico, você verá como a definição do senso de propósito traz benefícios para uma organização.

Senso de pertencimento

O senso de propósito desenvolve o senso de pertencimento nos colaboradores. Faz com que os funcionários entendam o porquê de trabalharem na empresa.

Quando a empresa tem uma responsabilidade sustentável, por exemplo, eles sentem que a função que desempenham na organização contribui para a sociedade de alguma forma. O trabalho é algo recompensador por si mesmo.

Retenção de talentos

Uma consequência direta do senso de propósito e de pertencimento é a retenção de talentos.

O índice de turnover em empresas com propósitos sublimes é bastante baixo. Em um mercado em constante expansão, diversas oportunidades aparecendo, é importante tomar cuidado para não deixar escapar colaboradores talentosos.

Aumento da produtividade

Se os funcionários estão engajados e felizes com as tarefas que fazem, eles tendem a serem mais produtivos. Entregam cada vez mais resultados de qualidade. De acordo com Rebecca M. Henderson, pesquisadora economista de Harvard, uma equipe que compartilha crenças e opiniões semelhantes atinge a alta performance.

Desenvolvimento de líderes

Estar engajado com a visão da empresa faz com que alguns funcionários desenvolvam o espírito de líder para contribuir com a organização na realização do propósito definido.

Inovação e disrupção

As corporações que investem no desenvolvimento de objetivos em torno de um legado costumam criar soluções inovadoras e disruptivas. Como é o caso da Apple, do Facebook e da NASA.

Percebeu o poder do senso de propósito para uma empresa? Legal! Então, no próximo tópico, você descobrirá como definir o sentimento de propósito nas organizações. Vamos lá!

3 dicas para desenvolver senso de propósito

O senso de propósito pode ser desenvolvido por meio das seguintes ações. Fique ligado, porque você pode aplicar isso para definir seus propósitos pessoais.

1. Defina a missão, visão e valores

Tanto para você como indivíduo, profissional, gestor ou dono de um negócio é preciso definir o que você acredita, o que você vai fazer e o lugar que você quer chegar, isto é seus valores, missão e visão.

2. Torne visível e compartilhe

Em uma empresa, é importante que esse propósito seja comunicado e visível para que os colaboradores lembrem frequentemente o porquê das coisas.

Do ponto de vista mais pessoal, compartilhe seu propósito com amigos, família e pessoas que podem ajudar encorajando-o a alcançá-lo.

3. Recrute pessoas com valores alinhados

Ao realizar processos seletivos para novos integrantes da empresa, certifique-se que as pessoas que estão sendo contratadas possuem valores alinhados à cultura e aos valores definidos como pilares da empresa. Ou se essas pessoas estão minimamente inclinadas a aprender esses valores.

Saindo da perspectiva organizacional e indo para a perspectiva individual, essa dica pode ser traduzida como: faça networking com pessoas que possuem o mesmo objetivo que o seu ou que já chegaram lá e podem lhe dar dicas excelentes!

O que achou dessas dicas? Agora, para dar uma pitada de inspiração, você conhecerá as empresas que são conhecidas por seus sensos de propósitos e legados que estão deixando.

Empresas com senso de propósito definido

Pare e pense um pouco em exemplos de empresas as quais você olha e consegue ver um impacto positivo na vida das pessoas. Pensou? Algumas dessas empresas são as gigantes Apple, Facebook e NASA.

Steve Jobs, em seu discurso na Universidade de Stanford disse:


"[...] sempre me olho no espelho pela manhã e pergunto: se hoje fosse o último dia de minha vida, eu desejaria mesmo estar fazendo o que faço? E se a resposta for 'não' por muitos dias consecutivos, é preciso mudar alguma coisa."


De fato, o Senhor Jobs mudou muita coisa criando a marca de maior impacto no mundo: a Apple.

Já o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em um discurso em Harvard:


"O desafio da nossa geração é criar um mundo em que todos tenham um senso de propósito."


Para Zuckerberg, a geração atual é uma geração que urge por um propósito, uma motivação intrínseca. Se as empresas não investirem nisso, elas estão fadadas a perderem colaboradores e até mesmo a falirem.

Conta-se que uma vez o presidente americano John F. Kennedy encontrou um zelador nos corredores da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). Ao aproximar-se do zelador, o presidente perguntou o que ele estava fazendo. O zelador respondeu:


"Senhor Presidente, estou ajudando a colocar um homem na lua."


Essa é a ilustração mais conhecida e poderosa de uma empresa que engaja todos os funcionários em torno de uma visão. Muito legal, não é mesmo?

Conseguiu inspirar-se com essas organizações? Então, agora pegue essa inspiração e defina o seu senso de propósito!

Desenvolva o seu senso de propósito

Até aqui, você conferiu algumas dicas tanto para você quanto para uma empresa estabelecerem um propósito voltado para algo maior e entendeu os benefícios disso.

Agora as dicas são mais específicas para você: como criar um propósito para guiar a sua carreira?

  • Entenda sua história: o seu passado pode ser um combustível para definir o futuro que você quer;
  • Mapeie o que lhe traz felicidade;
  • Analise como você gera valor na vida das outras pessoas;
  • Desenhe o que você considera como sucesso;
  • Defina o que torna você diferente das outras pessoas.

Cruze a resposta para essas perguntas, você pode utilizar um Ikigai para ajudar a ter clareza nesse processo. Comece a pensar em como integrar felicidade, atingir a sua definição de sucesso e o impactar o meio ao seu redor. Assim, você começará a estabelecer uma visão para perseguir e ela será seu legado.

Senso de propósito definido... Hora de partir para ação!

Depois de determinar um senso de propósito, você precisa aprender a agir em direção a ele: como criar metas, rotinas, planos de ação e desenvolver as soft skills necessárias para chegar no lugar que pretende alcançar.


Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.