Desafios da consultoria para iniciantes
Desafios do dia a dia de um consultor
"O homem é do tamanho do seu sonho"
Estudos, estudos e mais estudos...

Os principais desafios da consultoria

Veja os desafios mais comuns que um novo consultor enfrenta ao entrar no mercado de consultoria, bem como os desafios daqueles que já estão consolidados.

Matheus Cancian
Por: Matheus Cancian
Os principais desafios da consultoria

A área de consultoria está chamando cada vez mais atenção e ganhando muitos adeptos em todo o mundo. Essa adesão se deve a alguns benefícios, como: flexibilidade, autonomia e maiores ganhos financeiros.

Mas, calma aí! Nem tudo são mil maravilhas! A carreira de um consultor, seja na consultoria de finanças, empresarial ou outros os tipos de consultoria, existem muitos desafios, muitas barreiras a serem superadas e para isso é necessário muito estudo.

Se quiser saber não apenas os principais desafios da consultoria, mas outras lições importantes que quem deseja entrar no mercado de consultoria deve saber, não perca a oportunidade de baixar o ebook gratuito “Guia de Consultores de A a Z”. Clique na imagem abaixo e adquira já o material!

Ebook Guia para consultores de A a Z


Agora que você já tem este incrível ebook em mãos para dar o pontapé inicial no seu serviço de consultoria, vamos aos desafios que você irá enfrentar neste mercado.

Neste artigo, primeiramente vamos falar de alguns desafios que os consultores internos de uma empresa ou consultores externos passam ao iniciar a sua carreira e posteriormente passaremos para os desafios gerais da consultoria. Preparado? Então, vamos lá!

Desafios da consultoria para iniciantes

Todo novato em uma área passa por desafios, e na consultoria não é diferente. Por isso, separamos para você alguns desafios da consultoria que todo iniciante muito provavelmente terá que enfrentar.

1. Falta de experiência prática em consultoria

Um profissional de consultoria tem que ser capaz de dar conselhos a respeito de estratégia, gestão e organização empresarial, por isso é necessário experiência e uma maturidade profissional muito grande. Com isso você pode me perguntar: "como é que eu vou conseguir isso no início da minha carreira?" E a resposta é simples nesse caso: estudando!

Atualmente vivemos em uma era da transformação, temos informações disponibilizadas em diversos meios, seja na internet, livros ou relatórios gerenciais, ou seja, tem diversas maneiras de adquirir experiência e superar os desafios presentes na consultoria, mesmo sem estar ali executando a tarefa.

A dica que vou dar para você que quer entrar na consultoria é: estude bastante! Faça um plano de ação e escolha os assuntos nos quais você quer se tornar referência, consulte sites do assunto, se mantenha sempre atualizado, faça cursos complementares. Tudo vai depender da sua força de vontade para você ser um consultor bem sucedido.

2. Grande quantidade de conhecimento para se aprofundar

A área da consultoria é um mundo de informação, você pode ficar perdido em o que estudar e por onde começar, então calma, isso faz parte.

Mas uma boa dica é começar por aquilo que for mais fácil no seu entendimento e claro, dentro do que o mercado necessita.

É preciso conciliar as suas aptidões pessoais e as necessidades no mercado. A partir desse foco você vai reduzir a quantidade de coisas, vai afunilar o seu foco e vai conseguir colher melhores resultados dos seus estudos.

3. Poucos benchmarkings para se basear nos projetos

Antes de tudo, tem uma pergunta a ser respondida: "O que é benchmarking?" Basicamente, é um processo que visa comparar serviços e produtos e práticas de gestão, com o intuito de conquistar a melhoria contínua. Desta forma, é possível tomar decisões mais assertivas dentro da consultoria.

No início da carreira, você vai encontrar muitas dificuldades em ter contato com as empresas, para isso é preciso buscar na internet referências, buscar vídeos no youtube, entre outras formas.

4. Falta de cases de sucesso para se posicionar

Esse é um ponto de destaque para quem está iniciando a carreira na consultoria e que precisa de casos de sucesso, afinal de contas o melhor cartão de visita que você pode ter como consultor, são só casos de sucesso que você conseguiu na sua história, não é mesmo?

É aqui que tem um grande desafio a ser superado, porque no momento que você iniciar a sua carreira ainda não terá casos de sucessos, mas a partir do primeiro atendimento que você fizer, você já vai poder mensurar os resultados, coletar depoimentos, coletar informações, aprender com isso e começar a ter os seus casos de sucesso.

Você pode me perguntar: "está muito difícil começar consultoria, não consigo ter casos de sucesso, que que eu faço? Como vou fazer para convencer as pessoas de uma coisa que eu nunca fiz?"

Simples, faça de graça! Às vezes você atende um cliente que vai abrir portas para você, para outras possibilidades, que podem valer muito mais do que a remuneração daquele projeto. Isso é ótimo para começar a carreira!

Desafios do dia a dia de um consultor

Além desses desafios que são mais específicos para aqueles que estão iniciando a carreira na consultoria, têm aqueles que são mais gerais, que atingem uma maior parcela dos consultores, sejam aqueles que estão começando ou aqueles que já são "velhos de guerra". Vou citar agora 4 deles, vamos lá?

1. Muitas viagens

Ser consultor te oferece uma grande flexibilidade e essa flexibilidade gira em torno de muitas viagens. Um projeto de consultoria pode aparecer em qualquer canto do mundo e você tem que estar disposto e preparado para atendê-lo.

Você vai passar muito tempo longe da sua família, dos seus amigos, vai ter que abdicar de um relacionamento mais próximo com as pessoas mais próximas. Você tem que ter consciência e saber equilibrar trabalho com família e muitas vezes, na vida de consultor, o trabalho vai ter que se sobressair.

2. Gestão e execução de projetos simultâneos

Em um projeto de consultoria, tem que desenvolver vários projetos simultaneamente, então você vai ter que criar uma maneira de fracionar os projetos e desenvolver mecanismos de gestão que vão permitir a você enquanto consultor, gerenciar vários simultaneamente.

Enfim, cabe a você decidir o nível de importância e de urgência de cada projeto, é melhor fazer um projeto de cada vez e fazer bem feito, do que fazer muitos e entregar de forma incorreta.

3. Necessidade constante de estudos

Não é só estudar para começar a carreira, é estudar antes, durante e depois do projeto de consultoria, o consultor tem que estar sempre se atualizando, porque o mercado muda de uma maneira rápida e constante, o consultor não pode ficar parado no tempo.

4. Prazos curtos e pressões de clientes

Esse é um desafio constante, lidar com pressão para resultados. O cliente quer resultados rápidos. O cliente pensa que é muito fácil e coloca você a uma cobrança constante. Mas qual a melhor forma de lidar com isso?

Responder isso é fácil, é preciso alinhar claramente quais são os seus passos, qual a expectativa e qual o cronograma a ser seguido. Por isso é importante no início fazer cronograma e segui-lo, pois, o cliente vai querer que você cumpra.

"O homem é do tamanho do seu sonho"

Nada melhor do que uma frase de Fernando Pessoa para te inspirar e acreditar em seus sonhos. O mundo da consultoria não é um mundo tranquilo, só de benefícios. Existem diversas barreiras e para ter sucesso é preciso superá-las.

Os desafios vão aparecer ao longo de toda sua carreira, mas é no início da mesma que você vai encontrar os maiores empecilhos. Muitos, devido a esses desafios, já desistem do sonho de ser consultor, não se veem capazes de seguir esse trilho. Isso não pode acontecer, os desafios vão surgir e cabe a você saber contorná-los e insistir nesse sonho.

Estudos, estudos e mais estudos...

Durante todo esse artigo, falamos sobre os desafios da consultoria e também sobre a importância do estudo constante na vida de um consultor. Sabendo disso, resolvemos te dar uma dica e ajudar você nos estudos.

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!

Fundamentos Essenciais para Consultores


Por último, não esqueça de deixar seus comentários. É muito importante para nós saber o seu feedback.

Matheus Cancian

Matheus Cancian

Grad. em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como gerente de Marketing na empresa júnior SmartMec Jr. Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma e é certificado em Scrum Foundation pela CertiProf. Realizou o intercâmbio Work Experiencie nos Estados Unidos e Mobilidade Estudantil no Instituto Politécnico de Viseu em Portugal, com foco em Empreendedorismo, Engenharia do Ambiente e Energias Renováveis. Especialista em produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

kit gestão estrategica

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Estratégica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.